QUARTA-FEIRA, 24/04/2024

Desenvolvimento nos distritos de Porto Velho tem gerado mudança de vida à população em um ano de atuação da SMD

Obras facilitaram o escoamento de produção da agricultura familiar

Publicado em 

Desenvolvimento nos distritos de Porto Velho tem gerado mudança de vida à população em um ano de atuação da SMD - News Rondônia

Desenvolvimento e economia. Essa tem sido a nova realidade dos distritos de Porto Velho após o primeiro ano de atuação da Superintendência Municipal de Integração Distrital (SMD). Através de parcerias e diálogo com as comunidades, a Prefeitura tem transformado a infraestrutura das regiões e levado mais cidadania aos moradores.

Criada em 1° de janeiro de 2021, a SMD busca a aproximação dos 14 distritos de Porto Velho, por meio do dinamismo nos serviços públicos e funcionando como apoio logístico e de articulação. A proposta da nova pasta proporciona à população distrital um novo cenário tanto na infraestrutura, quanto na perspectiva de crescimento e fortalecimento no escoamento de produção da agricultura familiar, principal atividade nas localidades.

Desenvolvimento nos distritos de Porto Velho tem gerado mudança de vida à população em um ano de atuação da SMD - News Rondônia

Segundo o chefe da assessoria técnica da SMD, Raimundo Nonato de Castro, o propósito é atuar como vetor de facilitação entre o gabinete da prefeitura, secretarias, os próprios distritos, instituições parceiras e o poder legislativo municipal.

“Todas essas instituições, de diversas esferas, são atores que atuam decisivamente no processo de melhoria e de qualidade de vida para quem mora nos distritos. O papel da SMD, no decorrer de 2021, foi trabalhar dessa forma, como facilitador entre as instituições, visando levar melhorias para a população distrital”, explica.

NOVA REALIDADE

Os distritos de Nova Califórnia e Extrema são exemplos concretos dessa transformação. Quem visita a região encontra um novo cenário com ruas no perímetro urbano totalmente pavimentadas, que atingiram a marca, em sua totalidade, de 15 quilômetros de extensão com uso de fresa asfáltica, além dos trabalhos de limpeza e roçagem. O envolvimento das lideranças locais também tem sido expressivo.

ECONOMICIDADE

Uma preocupação permanente da gestão da pasta sempre foi a economia de gastos. Além do processo de mudança no âmbito administrativo, a SMD apostou nas parcerias com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pela doação de fresa asfáltica, material resultado do corte de uma ou mais camadas do pavimento asfáltico.

O reaproveitamento do material na pavimentação tem gerado uma economia significativa aos cofres públicos do município, que chega a R$ 1,3 milhão por quilômetro. Parceria, também, com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio da doação de madeiras em toras ou beneficiadas para a construção de pontes na região.

Para se ter uma ideia, em um ano de gestão, a SMD, em parceria com o instituto e Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), já construiu e reformou cerca de dez pontes de madeira nas áreas distritais. Uma delas é a ponte construída na BR-101, que dá acesso ao distrito de União Bandeirantes, com mais de 50 metros de extensão, e outra na BR-67, com 26 metros de vão, que atravessa o rio Caracol e dá acesso ao distrito de Rio Pardo. Ambas foram construídas em meados de setembro e novembro de 2021 respectivamente.

A madeira doada em toras ou beneficiada é oriunda de ações do Ibama, que apreende em regiões que não podem ser comercializadas e nem retiradas. A parceria firmada com o instituto tem trazido uma economia de aproximadamente R$ 5 milhões ao município.

O processo de doação é conduzido a partir de iniciativas da SMD, com o suporte da Semagric, que faz o cronograma para o planejamento e execução das obras em todos os distritos, além do uso de maquinários e mão de obra dos servidores.

Desenvolvimento nos distritos de Porto Velho tem gerado mudança de vida à população em um ano de atuação da SMD - News Rondônia

INFRAESTRUTURA

A Superintendência organizou ainda, em parceria com a Semagric, o cascalhamento e patrolagem de inúmeras vias nos distritos, promovendo, entre outros benefícios, a facilitação do escoamento da produção local. Nesse sentido, organizou mutirões de recuperação de vias em diversas localidades, além de operações tapa-buraco, entre outras.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA

A SMD contou com o suporte da Emdur que otimizou a execução dos programas de iluminação pública nos distritos e na zona rural (Prodistrito e Proluz). A execução dos trabalhos resultou em mais de dois mil pontos de luz distribuídos nas localidades, conforme as demandas, proporcionando mais conforto e segurança às comunidades.

Uma nova realidade para a comunidade do distrito de Demarcação que hoje conta com 100% de iluminação pública funcionando. “Só temos a agradecer à SMD e demais parceiros. Agora, podemos jogar um futebol à noite, com mais tranquilidade e segurança. Toda a população está grata por esse novo cenário, fruto de um trabalho intenso diuturnamente”, afirmou o morador Antônio de Castro, que já atuou na administração de Calama e Demarcação.

Além disso, a SMD viabilizou a aquisição, junto à Superintendência Municipal de Gestão de Gastos Públicos (SGP), de um aparelho celular funcional e um computador para cada sede distrital. Foi a primeira vez, desde a criação dos distritos, que os administradores distritais receberam aparelhos de telefonia móvel.

CONSTRUÇÃO DE PRAÇAS PÚBLICAS

Destaque, também, na construção de praças públicas. A população de Extrema, por exemplo, conta com uma nova opção de lazer, sendo beneficiada com uma praça de dez mil metros quadrados de área, contendo estrutura feita com madeira doada pelo Ibama e a pavimentação para passeios, com o uso da fresa asfáltica doada pelo Dnit.

Maria Alice Braitembach Cavalli reside em Extrema há 45 anos e já atuou como administradora do distrito. Ela conta que aceitou o desafio por amar a localidade em que mora. Ela destaca a importância da parceria da gestão municipal na realização de diversos serviços realizados em prol do desenvolvimento da região.

 “Eu destaco a construção da praça no bairro Planalto. Foi maravilhoso. Além dos trabalhos da gestão municipal, contamos com o apoio da comunidade e empresários locais, inclusive na doação do roteador para o fornecimento de internet gratuita disponível para a população. E quem quiser fazer uso é só se deslocar à pracinha, um novo cenário para nós”, declarou

A praça também conta com árvores frutíferas da região, quadra de vôlei, pista de caminhada, pergolados, redários, chapéu de palha e internet gratuita para atender à comunidade local. Para 2022, serão feitos os trabalhos de revitalização de praças públicas de Vista Alegre, Abunã e Nova Califórnia.

“Nosso maior intuito é cultivar o sentimento de pertencimento da população local, por meio dessas construções e revitalizações de praças, além de ter um local de lazer para se divertir com tranquilidade, estimulando a todos o cuidado em preservar a área. Também são feitas programações voltadas às ações sociais em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), salientou o com o chefe da assessoria técnica da SMD.

COMBATE À PANDEMIA

Desde o início de suas atividades, a Superintendência Distrital se viu diante de uma responsabilidade primordial: garantir às populações dos distritos, sobretudo àqueles mais distantes do distrito-sede, o acesso a insumos de combate à pandemia de covid-19, bem como as vacinas disponibilizadas pela gestão municipal no enfrentamento do vírus.

Desenvolvimento nos distritos de Porto Velho tem gerado mudança de vida à população em um ano de atuação da SMD - News Rondônia

Conforme detalhado por Castro, a SMD atuou no suporte na distribuição de insumos, como máscaras faciais, mais de 200 caixas de hipoclorito, mais de mil litros de álcool em gel, luvas, entre outros. “Todos os distritos foram atendidos, inclusive as áreas adjacentes que compreendem as comunidades indígenas e as associações de agrovilas, além de outras. Tudo isso feito em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Desde o início da vacinação em Porto Velho, temos servidores da SMD dando o suporte à Semusa, nas áreas distritais”, observou. A adesão à vacinação é avaliada como positiva tendo, por exemplo, os moradores dos distritos do Baixo Madeira 100% imunizados. Nos demais distritos, a vacinação tem avançado, dando continuidade ao processo.

CIDADANIA

Em dezembro do ano passado, a SMD, junto ao Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), inaugurou um posto avançado do judiciário na Ponta do Abunã, localizado em Extrema. Já existem tratativas para também levar aos distritos, serviços da justiça eleitoral e da justiça do trabalho.

“Nossa pretensão é instalarmos a possibilidade de um atendimento diário à população no que diz respeito às necessidades que demandam justiça do trabalho e eleitoral”, enfatizou.

PARCEIRAS

Desde o início, a gestão da pasta procurou promover o diálogo permanente com atores das esferas municipal, estadual e federal, além de contar com o apoio das demais secretarias para atender aos distritos.

Nesse sentido, grandes parcerias foram estabelecidas com a Secretaria Municipal de Orçamento, Planejamento e Gestão (Sempog), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Secretaria Municipal de Resolução Estratégica de Convênios e Contratos (Semesc), Superintendência Municipal de Gestão dos Gastos Públicos (SGP), entre outras.

Jaqueline Malta

Fotos: SMD

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

STF e TST- Pejotização veio para ficar

Coluna do Simpi: Acredita! Já está à disposição empréstimos e Desenrola para o MEI’s

Com o objetivo de estimular a geração de emprego e renda e o desenvolvimento econômico, o programa também prevê ampliação de crédito para mulheres empreendedoras e incentivos a investimentos estrangeiros em projetos sustentáveis.
L

Imprensa boliviana retrata impasse na fronteira do país como o Brasil e culpa PF e marinha

Problema estaria associado aos “peque-peques”, serviço de delivery onde se compra e vende de tudo em um comércio que envolve brasileiros.
L

De garoto vendedor de cocada a empresário de sucesso: Conheça a história

Édem Davanzzo lidera o movimento O Poder da Família, que já impactou mais de 30 milhões de vidas. Apresentador do Programa Papo em Família, na STV em Moçambique, tornou-se referência nacional quando o assunto é empreendedorismo familiar
L
PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

Autorização foi concedida pelo ministro do STF Alexandre de Moraes
L
SENAC-RO estima à leitura com campanha de doação de livros e palestras

SENAC-RO estima à leitura com campanha de doação de livros e palestras

Na conclusão da palestra, os alunos participaram de um ciclo de perguntas e respostas, além de serem sorteados com brindes.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

PodCast Tudo PodE entrevista: João Miranda

Assista ao vivo !
L
Deputado Ribeiro do Sinpol destina 1,5 milhão para a saúde e segurança no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol destina 1,5 milhão para a saúde e segurança no Cone Sul

O parlamentar continua cumprindo agenda no interior do Estado onde deverá se reunir com demais classes e autoridades.
L

Programa Agenda News entrevista: DJ Leudson

Nesta terça-feira, dia 23, às 17h, o programa Agenda News traz uma entrevista exclusiva que promete agitar os fãs de música eletrônica.
L

INMET alerta para chuvas pontuais que podem ser fortes

Chuvas estão associadas com o tempo quente.
L

Intervenção Federal no CRA-RO: Denúncias Contra Presidente Geram Escândalo

As denúncias, foram formalizadas por conselheiros da diretoria e que contou com o apoio de 7 Conselheiros efetivos, Diretores (Administrativo e financeiro, de Fiscalização,  Institucional e Vice-Presidente)
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vagas de Emprego

Empresa anuncia vaga para Gerente de Loja em Porto Velho

A vaga, divulgada recentemente, destina-se a indivíduos com experiência comprovada na área e habilidades excepcionais de gerenciamento.
L
Vaga de Empregos

Bahrem Burger e Grill abre vaga para Cozinheiro(a) em Porto Velho

A vaga oferece oportunidade de trabalho em tempo integral e não informa o salário, mas promete um ambiente dinâmico e desafiador.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Nova Era abre vaga para Operador de Empilhadeira em Porto Velho

A posição oferece regime de trabalho em tempo integral e apresenta benefícios como Seguro de Vida, Vale-Transporte e Vale-Compras.
L
Vagas de Emprego

APVS BRASIL REGIONAL RONDÔNIA anuncia oportunidades para Vendedores Externos em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 23 de abril de 2024 e oferece regime de trabalho em tempo integral.
L
Vagas de Emprego

MACRIS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS anuncia vagas para Vendedores Internos em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 22 de abril de 2024 e é para um trabalho em tempo integral, com horário a combinar.
L
Publicidade

POLÍTICA

Nova Mamoré recebe mais de R$ 100 mil para compra de equipamentos agrícolas

Nova Mamoré recebe mais de R$ 100 mil para compra de equipamentos agrícolas

Recurso assegurado pela deputada estadual Cláudia de Jesus
L
Dra Taíssa recomenda ampliação da cozinha e construção de refeitório na escola Capitão Silvio de Farias

Dra Taíssa recomenda ampliação da cozinha e construção de refeitório na escola Capitão Silvio de Farias

Instituição fica localizada no Setor 2 de Jaru, e funciona com aulas em tempo integral
L
Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Resposta aborda que medida indicada não é uma alternativa considerada nesse momento.
L
Pedido de Providência Atendido: Vereador Valtinho Canuto articula limpeza na Rua Guaíra, Bairro Aeroclube

Pedido de Providência Atendido: Vereador Valtinho Canuto articula limpeza na Rua Guaíra, Bairro Aeroclube

A área estava envolta por mato alto e acúmulo de lixo, criando um ambiente propício para a proliferação de animais peçonhentos e insetos, colocando em risco a saúde e a segurança dos residentes locais.
L
Fernando Máximo denuncia exclusão de crianças autistas em instituições de ensino

Fernando Máximo denuncia exclusão de crianças autistas em instituições de ensino

A ação fez parte de uma série de atividades alusivas ao Dia Mundial de Conscientização ao Autismo que é comemorado no mês de abril e trouxe como proposta importantes reflexões e discussões acerca dos direitos das pessoas que sofrem com este transtorno.
L
Publicidade

POLÍCIA

ATENTADO A BALA: Apenado monitorado é atacado a tiros na zona leste

ATENTADO A BALA: Apenado monitorado é atacado a tiros na zona leste

O apenado disse não saber a motivação do crime.
10
NA FARQUAR: Casal em moto é atropelado após assaltar adolescente em parada de ônibus

NA FARQUAR: Casal em moto é atropelado após assaltar adolescente em parada de ônibus

O Samu foi acionado e socorreu o casal ferido ao Hospital João Paulo II.
14
URGENTE: Idoso morre durante surto na Estrada do Santo Antônio

URGENTE: Idoso morre durante surto na Estrada do Santo Antônio

Uma equipe do Samu foi acionada e constatou o óbito.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

De 71 países, apenas 2 e União Europeia não criminalizam desinformação

De 71 países, apenas 2 e União Europeia não criminalizam desinformação

Estudo foi lançado nesta terça-feira na Câmara dos Deputados
L
Dólar cai para R$ 5,13 com redução do pessimismo externo

Dólar cai para R$ 5,13 com redução do pessimismo externo

Bolsa recuou 0,34%, com perspectiva sobre juros no Brasil
L
Modelo de gestão de hospitais federais ainda está em estudo, diz Nísia

Modelo de gestão de hospitais federais ainda está em estudo, diz Nísia

Ministra descarta distribuir unidades para estado e município do Rio
L
Alunos brasileiros têm vitória inédita no maior torneio de robótica do mundo

Alunos brasileiros têm vitória inédita no maior torneio de robótica do mundo

Os jovens brasileiros criaram um tabuleiro de xadrez controlado por voz e venceram o torneio mundial de robótica.
L
Espanha cria fundo para vítimas de abuso sexual de padres católicos

Espanha cria fundo para vítimas de abuso sexual de padres católicos

Relatório aponta omissão da Igreja Católica na reparação
L
Camex estabelece cota de importação para 11 produtos de aço

Camex estabelece cota de importação para 11 produtos de aço

O que exceder volume máximo será taxado em 25%
L
STJ elege ministro Herman Benjamin para comandar o tribunal

STJ elege ministro Herman Benjamin para comandar o tribunal

Ministro Luís Felipe Salomão será o vice-presidente
L
Ucrânia suspende serviço consular para homens em idade militar

Ucrânia suspende serviço consular para homens em idade militar

País enfrenta escassez de soldados no campo de batalha contra a Rússia
L
Mercado financeiro prevê crescimento do PIB acima de 2% em 2024

Mercado financeiro prevê crescimento do PIB acima de 2% em 2024

É a décima previsão consecutiva para este ano
L
Arrecadação federal bate recorde em março

Arrecadação federal bate recorde em março

Receitas somaram R$ 190,61 bilhões, maior volume desde 2000
L