Analisar a concorrência, a forma como distribui os seus produtos / serviços, a sua qualidade, o seu preço, os meios de comunicação que utiliza, a forma como presta serviços aos clientes, etc. Estes são fatores básicos para uma determinada empresa melhorar o seu negócio e desenvolver mais confiança para ajustar sua comunicação para aumentar suas vendas.
A realização dessa análise é fundamental porque permite que a organização se destaque da concorrência. Porém, um grande número de empresas não consegue fazer esse diagnóstico corretamente, fazendo com que as empresas estendam-se e, mais cedo ou mais tarde, deixem de acompanhar o mercado.
A realização de uma análise competitiva é fundamental para que a empresa se mantenha ativa e obtenha resultados positivos para si e para as pessoas envolvidas. Mas, é muito importante que antes de identificar os concorrentes você saiba distinguir sempre os tipos de concorrência que você vai encontrar dentro do mercado.
Se você é empresário ou gestor e tem o foco de aprofundar cada vez mais os seus conhecimentos no desenvolvimento de estratégias seguras em seu negócio, continue neste artigo e veja todas as dicas que vamos lhe passar.
Vamos lá?
Tipos de concorrência
Para que você receba subsídios para uma análise mais aprofundada de seus concorrentes, o primeiro passo é entender os tipos de concorrência que existem no mercado, pois assim você terá a oportunidade de desenvolver uma estratégia verdadeiramente eficaz que lhe trará resultados positivos e duradouros. Os negócios aumentaram significativamente.
Leia e entenda o que é concorrência direta e indireta:
Concorrência direta
Envolve empresas que fornecem os mesmos produtos / serviços, a mesma faixa de preço, utilizam pontos de venda semelhantes e têm negociações semelhantes, de forma a atingir o mesmo nicho de mercado e público-alvo, como, por exemplo, os cursos que oferecem Certificado de Conclusão de Curso.
Para vencer esse tipo de competição, as empresas devem focar nas atividades de marketing de produtos / serviços para que os clientes possam compará-los com os concorrentes e escolher aquele que apresenta a maior vantagem.
Concorrência indireta
Nesse tipo de competição, a empresa não oferece o mesmo tipo de produtos / serviços, mas utiliza estratégias alternativas para atingir as mesmas características do público-alvo, o que acaba afetando a tomada de decisão dos clientes.
A empresa é um concorrente a nível institucional, pelo que necessita formular uma estratégia de marketing institucional para que o cliente acredite que o seu produto / serviço lhe irá agregar maior valor.
Ao identificar e distinguir os tipos existentes de concorrência, as empresas podem realizar pesquisas de mercado corretas, coletar informações relevantes e desenvolver estratégias adequadas para seus tipos de negócios e públicos-alvo. Com isso, a organização pode otimizar tempo, utilizar corretamente seus recursos financeiros e se destacar no mercado, garantindo visibilidade e aumentando as vendas.
5 Habilidades
1. Crie uma boa estratégia de vendas
A primeira das 5 habilidades em um curso de vendas online é desenvolver uma estratégia de vendas. Isso pode parecer óbvio, mas muitas pessoas esquecem que o processo de propaganda e marketing de qualquer produto precisa ser orientado por um plano de ação.
Do contrário, fica difícil mensurar os resultados, posicionar o produto no mercado ou mesmo determinar se o investimento é efetivo.
2. Estude seu público-alvo
Pesquisar o público-alvo é uma das habilidades mais importantes em cursos de vendas online. Independentemente de sua estratégia de vendas, você deve saber o máximo possível sobre quem são seus consumidores em potencial.
A melhor maneira de obter essa definição é criar uma função.
As funções não são apenas posicionamento, mas também fornecem informações mais precisas e detalhadas sobre o perfil do comprador de seu Curso Online.
Podemos dizer que o personagem é um representante fictício do cliente "sonho" da empresa. É um pouco parecido como descrever um amigo: você sabe o nome dele, sua idade, o que ele faz, seus hobbies, sua formação familiar, seus valores, o que ele não gosta, principalmente o que ele está procurando.
O objetivo da função é ajudar a orientar as estratégias de marketing digital, indicando qual conteúdo deve ser fornecido a ela com base em suas características.
3. Pense fora da caixa
Outro ponto importante a lembrar é o seguinte: estamos lidando com um mercado altamente competitivo. Portanto, não pense que "fazer panfletos" será uma das habilidades de vendas online, porque, na verdade, queremos que você faça mais do que isso!
Produtos ou serviços que são diferentes dos concorrentes pensaram fora da caixa e atacaram de maneiras diferentes dos campos tradicionais.
4. Crie modelos de venda atrativos
Fornecer produtos bem projetados é uma das técnicas mais eficazes para cursos de vendas online. Portanto, crie modelos de vendas atraentes, como clubes de membros, pacotes com muitos cursos gratuitos e até mesmo períodos de teste gratuitos.
Essa é uma ótima maneira de mostrar aos clientes em potencial as principais tarefas do curso, a plataforma de EAD utilizada e a disponibilidade do sistema.
Outra técnica de venda atraente é apostar em recomendações e sinalizações. As técnicas de contar histórias populares todos os dias incluem o fornecimento de produtos ou serviços por meio de histórias que despertam empatia e intimidade entre a empresa e o público-alvo.
O depoimento, preferencialmente em formato de vídeo (mas também pode ser texto), deve ser divulgado em redes sociais, sites e outros canais de comunicação de empresas de cursos online.
5. Automação de marketing
Nossa última dica visa otimizar todos os processos de vendas que você realiza através do marketing digital: automação de marketing.
Com a ajuda de um software que integra diferentes estágios do processo de compra do cliente, a automação de marketing pode lidar com os estágios do processo que exigem muito trabalho manual e burocrático de maneira totalmente digital, como inserir clientes potenciais capturados em planilhas e fornecer dados em troca para material rico e conteúdo profissional, etc.
O resultado são vendas mais confiantes, alunos mais felizes e negócios cada vez mais prósperos.