Sustentabilidade e futuro: o que são cidades circulares?

Saiba mais sobre o modelo sustentável que vem ganhando espaço no mercado.
Sexta-Feira, 14 de Janeiro de 2022 - 13:49

O aumento na taxa de urbanização das cidades nas últimas décadas contribuiu para que, cada vez mais, a sustentabilidade se tornasse objeto de discussão entre urbanistas, gestores e, mais recentemente, entre a população das grandes e médias cidades.

O trânsito e a poluição gerada pelos veículos particulares, como carros e motos, são os principais motivos que têm levado algumas pessoas a optar pelo uso da bicicleta no seu dia a dia. Além da melhor mobilidade, os ciclistas colaboram para uma cidade mais verde e sustentável.

O que são as cidades circulares?

As cidades circulares são conhecidas também como cidades verdes. Esse modelo de organização preza pela inserção da natureza e da sustentabilidade como protagonistas das cidades.

Áreas verdes, parques, ciclovias e opções de lazer a céu aberto são comuns nas cidades circulares e promovem uma vida mais equilibrada e sustentável para os seus moradores.

Qual é a importância de uma cidade circular?

Séculos atrás, seria impossível prever o processo de expansão das cidades em todo o mundo. A industrialização e o aumento populacional promoveram avanços, ao mesmo passo em que foram responsáveis por desequilíbrios naturais.

Poluição do ar, enchentes, aumento na temperatura média global… Esses foram apenas alguns dos efeitos causados nas últimas décadas pela ação do homem.  Tendo em mente esse cenário, foi necessário desenvolver projetos e ações que colaborassem para um futuro mais sustentável e de mais respeito à natureza.

É a partir desse pensamento que surgem as cidades circulares. Com menores índices de poluição, as cidades verdes são de suma importância para a desaceleração dos efeitos nocivos observados nas últimas décadas.

Os pilares das cidades circulares

As cidades circulares seguem o preceito de tornar a natureza a grande protagonista do perímetro urbano. Para que essa ideia funcione, é preciso colocar alguns pilares em prática, prezando pelo bem-estar da natureza e da população que mora nas cidades verdes.

Abaixo, falaremos mais a fundo de três pilares essenciais em uma cidade circular: a sustentabilidade, a mobilidade e a segurança.

Mobilidade

A mobilidade é essencial para que mais pessoas colaborem para a construção de uma cidade circular. O deslocamento diário entre trabalho, faculdade e ambiente residencial é uma necessidade e deve ser levado em consideração.

Para que os carros e motos sejam substituídos pelo transporte público ou pelas bicicletas, é preciso ter uma estrutura pensada na mobilidade desses meios de transporte.

A melhoria nas linhas de ônibus e a criação de mais ciclovias na cidade se apresentam como duas soluções para melhorar a mobilidade nos grandes centros, evitando o trânsito e, consequentemente, os altos níveis de poluição do ar.

Segurança

A segurança é o segundo pilar para o bom funcionamento de uma cidade circular, afinal, para que a população seja incentivada a utilizar outros meios de transporte e lazer, sua segurança deve ser uma prioridade.

No que diz respeito ao transporte, é necessário que haja ciclovias sinalizadas em toda a extensão da cidade. Dessa forma, a população é incentivada a utilizar um meio de transporte mais sustentável. A divulgação de boas práticas no trânsito também é essencial para que os ciclistas se sintam mais seguros.

Já no lazer, a aplicação de políticas públicas que visam a segurança são essenciais para que a população consiga se divertir de maneira sustentável, sem maiores incidentes.

Sustentabilidade

O terceiro pilar das cidades circulares depende da eficiência dos dois pilares anteriores. Com mobilidade e segurança, a população é incentivada a participar de novas ações para uma cidade mais verde, colaborando efetivamente para a sustentabilidade.

As cidades circulares são uma nova tendência no mercado de urbanismo, portanto, é essencial se manter aberto para soluções que tragam o bem-estar para a natureza e para os moradores dos grandes centros.

Fonte - assessoria

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.