Festival dos Invisíveis com inscrições abertas

Desde os primórdios, a arte faz parte do dia a dia das comunidades, manifestando-se de diferentes maneiras, ritmos, estilos e gêneros, em festas e celebrações diversas.
Quarta-Feira, 29 de Dezembro de 2021 - 15:16

Estão abertas as inscrições para o Festival dos Invisíveis, evento virtual que reúne audiovisual, performances, breves cenas e outras produções artísticas realizadas nas periferias brasileiras. O Festival será transmitido de 26 a 31/01/22 e o período de submissão dos trabalhos encerra-se em 15/01/2022.

SOBRE O FESTIVAL DOS INVISÍVEIS

As periferias bairros/favelas foram ao longo do tempo adaptado-se a novas realidades e encontrando nesses territórios valores de toda a natureza, seja na forma de sobreviver as intemperes causadas pelas faltas/ausência da presença do Estado ou nas diversas áreas, como saúde, educação, segurança, trabalho, lazer e cultura.

Desde os primórdios, a arte faz parte do dia a dia das comunidades,  manifestando-se de diferentes maneiras, ritmos, estilos e gêneros, em festas e celebrações diversas. Com a evolução das sociedades e principalmente a transformação da arquitetura da vida urbana das cidades, voltamos a ideia da antiguidade dos “burgos” e da não cidadania onde parte da sociedade não tinha direitos políticos e de participação nas decisões da vida comunitária.

A cultura surge como uma vertente importante para a libertação de muitos jovens artistas que há alguns anos não tinham esperanças, mas com o advento da internet e plataformas digitais, os processos de criação tornam-se um movimento insurgente e cheio de novas possibilidades humanas, sociais, culturais e econômicas. Os movimentos das favelas e das periferias começam a ganhar visibilidade e notoriedade. A arte periférica fortalece o empoderamento dos saberes e os fazeres conquistam espaços na comunidade e em novos espaços.

O FESTIVAL DOS INVISÍVEIS tem como objetivo promover as artes produzidas nas periferias das cidades brasileiras, criando um movimento identitário para dar sentido a premissa: Quem somos?Para que serve nossa arte? Visa ser uma plataforma de projeção para o mundo, pela internet como um incentivo para os artistas, além de proporcionar ao público (no virtual) a diversidade cultural invisibilizada nas periferias brasileiras.

O evento é virtual está com INSCRIÇÕES ABERTAS para obras audiovisuais nos formatos de curta-metragem, vídeo performances, monólogos, breves cenas e videoclipes.

O projeto Festival dos Invisíveis foi selecionado no Edital nº 32/2021/SEJUCEL-CODEC 2ª edição Pacaás Novos, Eixo 1, Categoria D, De 26 a 31 de Janeiro de 2022, com recursos da Lei Aldir Blanc, Governo Federal. Realização Taquara Produções.

 

Festival dos Invisíveis

Inscrições 28/12/21 a 15/01/2022

Formulário de inscrição:https://forms.gle/bHxrRXTTmGYaZXim7

Site:www.festivaldosinvisiveis.com

 

Redes Sociais: Facebook e Instagram @festivaldosinvisiveis

Fonte - Agenda Porto Velho

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.