UNIRON: TCC de Acadêmicos de Engenharia Ambiental e Sanitária surpreendem pela qualidade

Desenvolvimento dos assuntos abordados surpreendeu
Terça-Feira, 07 de Dezembro de 2021 - 13:19

No último mês de novembro foram realizadas apresentações do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, de diversos acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UNIRON. Os encontros ocorreram de forma virtual, através da Plataforma Collaborate e contaram com banca examinadora formada por docentes especialistas nos assuntos.

Por conta da qualidade dos trabalhos apresentados, foram escolhidos 3. Os acadêmicos agraciados foram Andiara Barbosa Vale, Bruna Micaela de Jesus Alves e Willians Prestes de Almeida.

Willians versou sobre “Impactos das Queimadas em Época de Estiagem sobre a Qualidade do Ar de Porto Velho/RO e seus Efeitos na Saúde”, sendo orientado pelo Professor César Luiz da Silva Guimaraes.

Já Bruna, tratou sobre o “Diagnóstico Ambiental do Igarapé dos Tanques nos Bairros Nova Porto Velho e Nacional no Município de Porto Velho”, sob a orientação do docente César Luiz da Silva Guimarães.

Andiara versou sobre “Abastecimento Público: captação, tratamento e distribuição no Município de Porto Velho- RO”.

A obra focou a importância do tratamento de água para o abastecimento público e suas fases de tratamento: captação, coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção, na companhia de água e esgoto estadual.

Andiara conta que “escolhi este tema, pois analisando profundamente a ligação entre Saúde Humana e o Saneamento Ambiental, principalmente no tratamento de água para o Abastecimento Público, vi uma necessidade imensa de agregar isso aos meus conhecimentos. Me aprofundei e trouxe uma matéria totalmente técnica, não só para academia, mas também para o meu aprendizado e para todas as pessoas que pudessem entender o quanto é importante para a existência humana”.

Segundo ela, estes desafios são encontrados tanto nos grandes centros, como também nas pequenas comunidades. Diante disso, ingressou na Companhia de Água e Esgoto do Estado de Rondônia - CAERD que é a empresa responsável pelo tratamento da água e esgoto no município de Porto Velho. Desta forma, pôde buscar informações para agregar nesta obra.

Para Kênia Vitor da Paixão, que coordena o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UNIRON, “a primeira turma de Engenharia Ambiental e Sanitária está se formando neste semestre, e mostraram que tem muito futuro. Os artigos apresentados são de qualidade e prontos para publicação em revistas e congressos”.

Para a Coordenadora, foi uma honra estar à frente da formação dos futuros Engenheiros Ambientais e Sanitaristas. Segundo afirma, “a alegria e emoção de ver trabalhos de excelência mostra o quanto os acadêmicos se dedicaram em busca de um alto padrão de qualidade”.

Fonte - News Rondônia

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.