Jornalista do News Rondônia vence o 10º prêmio Ministério Público de jornalismo 2021

A edição deste ano do Prêmio recebeu 23 inscrições.
Terça-Feira, 07 de Dezembro de 2021 - 11:34

Com as reportagens MP-RO Feminicídio “Até que a Morte nos Separe” e 10ºMP-RO “O ABC da Corrução”, o jornalista Emerson Barbosa, do site News Rondônia foi o grande destaque na manhã desta terça-feira (07) durante a entrega do 10º Prêmio Ministério Público de Jornalismo Ministério em Porto Velho Rondônia.

“Como jornalista, temos toda uma reponsabilidade em noticiar, principalmente quando se trata de deixar uma mensagem para a população. Ambas as reportagens mostram exatamente isso, de que as entidades não devem apenas falar, mas agir em respeito das mulheres, de cidadãos que aguardam o dever da responsabilidade do qual muitos políticos locais não seguem”.

A edição deste ano do Prêmio recebeu 23 inscrições, mas apenas 13 foram selecionados para a grande final do 11º Prêmio Ministério Público de Jornalismo edição 2021. A reportagem “MP Feminicídio Até que a Morte nos Separe” venceu o pelo eixo pela categoria de Segurança Pública, revelando o drama de milhares de rondonienses que são submetidas a violência doméstica. O jornalista Emerson Barbosa explanou a história de vítimas dessa violência que espantosamente no estado ainda está atribuída a questões culturais. 

“Venho construído essa reportagem desde 2020, mas por conta da pandemia eu tive que deixar em stand’by, mas com a pandemia outras histórias precisaram ser incluídas com o advento da doença, o resultado de mais agressões e justamente em um momento em que as vítimas mais precisavam da ajuda dos órgãos públicos”, explica o jornalista.

Pelo eixo Defesa do Patrimônio Público, o “ABC da Corrupção” também do jornalista Emerson Barbosa venceu a premiação. A reportagem revelou dois anos após os efeitos da Operação Ciranda e Carrossel que trouxe átona um rombo de mais de R$ 20 milhões dos cofres da Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho. Além disso, mostrou o papel do Ministério Público Estadual que inclusive chegou a pedir intervenção na educação do município enquanto os trabalhos das policiais eram realizados. 

“A reportagem O ABC da Corrupção” traz informações tão necessárias que revelam como o sistema brasileiro é feito para criar possibilidades de fraudes. Foi justamente isso que aconteceu em Porto Velho em que a Semed era saqueada por uma quadrilha há anos e tudo corria como se nada houvesse. Essa foi uma reportagem que eu tive a grande satisfação de contar com ajuda de informações que eu já havia contado em televisão. Recebe o prêmio por ela não deixa de ser uma satisfação imensa.”

“É uma grata surpresa ver o News Rondônia pela primeira chegar na final desse concurso tão importante para nós jornalistas e vencer. Todos do site estamos satisfeitos, pois isso mostra como o News Rondônia nesses seus 10 anos tem evoluído dentro do compromisso de escrever e mostrar Rondônia para o mundo”, declara.

O diretor-geral Mauro Brisa, as reportagens vencedoras revelam a consolidação da Marca News Rondônia. “São 10 anos de histórias contadas aqui pelo News Rondônia. Ver hoje a consolidação dessas duas reportagens ligada pela marca News Rondônia traduz sempre o nosso compromisso de ética e respeito com os internautas e os nosso patrocinadores que podem confiar trazendo o seu produto para dentro do News”, declara.

Fonte - News Rondônia

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.