Acadêmicos abordaram temas interessantes que impactam na sociedade

Acadêmicos abordaram temas interessantes que impactam na sociedade
Segunda-Feira, 06 de Dezembro de 2021 - 12:42

No mês passado, diversos acadêmicos do curso de Engenharia Elétrica da UNIRON apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, de forma virtual, através da Plataforma Collaborate. Na ocasião, teve banca examinadora, formada por docentes com expertise nos assuntos apresentados.

Por conta do nível apresentado, foram escolhidos 3 TCC, de acordo a avaliação da banca examinadora. Os trabalhos foram desenvolvidos em dupla. Os agraciados foram: Marcos André Sanchez e Matheus Messias de Castro, Paulo Roberto da Silva Batista e Diego Fernandes Andrade e Victória Maria Odisio dos Santos Davy e Hennan Jorge Pacífico.

A última dupla citada acima desenvolveu o tema “A Geração de Energia no Norte do Brasil em Relação ao Consumo” e a orientação ficou a cargo do Professor Messias Pimentel Cantanhede.

A região Norte, conhecida pela sua agricultura, pecuária e indústria, também é destaque em geração de energia, com relevância mundial em duas hidrelétricas inclusas na área. O consumidor que tem esse entendimento pergunta-se sempre por que paga mais caro, já que produz.

Diante disso, essas dúvidas geram impacto no estilo de vida e, nesse sentido, percebe-se que o consumidor carece de informações, principalmente sobre as funções do sistema elétrico brasileiro e seu sistema tarifário em suas faturas de energia.

Com o desconhecimento sobre a atuação do funcionamento do sistema elétrico, do sistema tarifários e das permissões da concessionária de energia, as reivindicações se tornam constantes e, ao serem ignoradas, geram frustrações.

Com essa análise preliminar, há necessidade de explicar para um consumidor comum o que ocorre nos bastidores da sua conta de energia, dentre eles os métodos operacionais e técnicos, composição de tarifas, já que é um modelo complexo e de não tão fácil entendimento, para que, por fim, o consumidor tenha compreensão da energia que chega até sua casa e obtenha respostas quando vê sua conta de energia.

“Quando comecei o TCC, tinha a intenção de desenvolver um trabalho sobre manutenção produtiva. No entanto, ao conversar com a Victória, resolvemos dissertar sobre um assunto tão comum à sociedade. A partir disso, nossa intenção foi mostrar como funcionam os sistemas elétrico e tarifário nacional, algo que impacta tanto nas famílias. Quando o Professor Ildefonso nos disse que este trabalho é para um mestrado, foi então que percebi a importância e complexidade e me dediquei ainda mais”, relata o futuro Engenheiro Eletricista Hennan.

Já Victória escolheu o tema em decorrência de um estágio realizado em uma empresa que presta serviços para a concessionária do estado de Rondônia.

Conforme cita “eu vi de perto o que uma concessionária de energia elétrica sofre, reclamações por vezes abusivas dos clientes, principalmente pelo desconhecimento dos mesmos. Por outro lado, muitas vezes a culpa não é da concessionária. Por conta disso, propus o tema ao meu parceiro Hennan e juntos aceitamos desenvolver o mesmo. Logo, percebemos a complexidade, mas graças a nossa sinergia, conseguimos produzir algo com qualidade e que servirá para auxiliar muitas pessoas”. 

Marcos e Matheus fizeram seu TCC com o conteúdo “Produção de Energia Elétrica Através do Biogás com Ênfase no Agronegócio em Rondônia”, e a orientação ficou a cargo do Professor Ildefonso Donizete e Silva Madruga.

Em todo o Brasil, assim como em Rondônia, o setor agropecuário tem desempenhado papel de destaque na emissão de gases do efeito estufa, em especial, devido a criação de bovinos. Nesse sentido, buscou-se avaliar o potencial energético de biogás e biometano a partir do aproveitamento de dejetos, baseado nos plantéis de bovinos de corte confinado e de leite em Rondônia.

Marcos afirma que “a ideia surgiu através de conversa com um amigo que mora na cidade de Jaru. Ele me questionou a respeito do que poderia ser feito na unidade de tratamento de esgoto que possui na sua propriedade rural. Por conta disso, resolvi desenvolver o TCC em parceria com o Matheus, escolhendo como assunto a geração de energia elétrica através do biogás. A partir de então, e considerando que Rondônia tem o sexto maior rebanho bovino nacional e gera com isso muito dejeto animal, procuramos pesquisar a respeito deste tema”.

André aproveita para agradecer à esposa Jaqueline, que sempre o incentivou e ao seu filho Derek que é a sua grande razão de viver. Da mesma forma enaltece a parceria com Matheus e o apoio do Professor Ildefonso.

Por sua vez, Matheus afirma que “estávamos em dúvida sobre qual assunto fazermos o TCC. A partir da conversa do Marcos com o amigo dele, fomos buscar tecnologias que fossem capazes de atender a demanda e que pudesse respeitar o meio ambiente. Foi então que descobrimos a tecnologia do biogás. Nossa intenção foi permitir que as propriedades rurais possam ser autossuficientes na geração de energia. Nas pesquisas de campo e bibliográficas, percebemos que é possível usufruir desta tecnologia, gerando em alguns casos receita pela venda da parte excedente”.

Messias ainda ressalta que a sobra gerada no biodigestor pode ser usada como adubo. O jovem de 25 anos, sente-se realizado, pois por conta dos estudos feitos, pode perceber que a tecnologia pesquisada gera tanto desenvolvimento econômico, quanto social e humano.

“Que alegria ver nossos acadêmicos evoluindo e prontos para atender o mercado cada vez mais exigente. Parabéns a todos”, declara a coordenadora do curso de Engenharia Elétrica, Kênia Vitor da Paixão.

Fonte - Assessoria

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.