VACA NÃO DÁ LEITE - Por Moisés Selva Santiago

E preciso construir uma pátria amada, não somente no dia das eleições.
Sábado, 04 de Dezembro de 2021 - 10:11

Dia desses, um grande amigo meu disse que vaca não dá leite. Na hora, fiquei encucado. E como ela faz, ruminei a informação. É que ao longo da vida aprendi que a vaquinha dá leite, além de outras coisas que me foram ditas como verdades absolutas e inquestionáveis: o céu é azul, chinelo virado mata a mãe, assobiar chama cobra, amigo não trai, político cumpre o que promete...

Sobre amizade, as décadas me fizeram entender que inimigos não nos traem, pois traição implica em perda de lealdade e lealdade é coisa que inimigo não tem! As cobras não nos ouvem, por isso posso assobiar à vontade! A indesejada hora da morte da mãe não depende de um chinelo velho! E tampouco o céu é azul: a cor que vemos é apenas mais uma ilusão de nossos olhos. Ah, e por falar em ilusões, é melhor acreditar no Saci Pererê e nas "Aventuras de Afrânio" que nas promessas de políticos.

Passamos a vida toda ouvindo o que os outros dizem ser a verdade. Tem sido assim desde o Éden. E em todos os povos e culturas há sempre alguém falando no que devemos acreditar. O bombardeio de informações é imenso – exponenciado ultimamente nas redes sociais – e turva nossa compreensão do que realmente é necessário para se viver tão brevemente neste planetinha belo e frágil. Some-se a tudo isso as declarações de certos líderes religiosos que insistem em normatizar o pensamento das pessoas, tornando-as intolerantes e capazes de exterminar a quem pensa e vive diferentemente.

Meu amigo disse que o pai dele explicou porque a vaca não dá leite: se a gente não for tirar o leite dela, ela não dá não! Sabedoria popular. Ruminei mais: se a gente não cuidar da gente, da família, do próximo, do trabalho, saúde, educação, fé, solidariedade, paz, honestidade, meio-ambiente, segurança, minorias, cumprimento da lei e fortalecimento do estado democrático de direito – ficaremos o tempo todo esperando o leite da vaca. Ou, quem sabe, virando o chinelo, deixando de assobiar, abandonando os amigos e nada fazendo para curar o câncer que mata a boa política em nosso sofrido país.

Preciso praticar os bons conselhos, antes que seja tarde demais. Preciso exercitar a fé para o bem do próximo, não somente quando o próximo tiver morrido. Preciso não ser "terrivelmente" cristão, pois isto é o oposto de quem segue a Jesus. E preciso construir uma pátria amada, não somente no dia das eleições. Afinal, a todo instante estamos elegendo e decidindo o presente e o futuro nosso e de nossos filhos e netos, pois cada escolha que fazemos e cada crença que temos podem nos levar ou não à certeza de que vaca não dá leite.

Fonte - News Rondônia

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.