SEXTA-FEIRA, 19/04/2024

Pesquisas sobre uso medicinal da pele de tilápia ganham 3 prêmios

O estudo apresenta como produto a versão liofilizada do curativo de pele da tilápia, ou seja, o curativo é desidratado por um processo a frio e sob baixa pressão.

Publicado em 

Pesquisas sobre uso medicinal da pele de tilápia ganham 3 prêmios - News Rondônia

O revolucionário tratamento brasileiro com pele de tilápia, desenvolvido por cientistas Universidade Federal do Ceará, ganhou três prêmios nacionais em apenas um mês, um reconhecimento merecidíssimo.

Pesquisas sobre uso medicinal da pele de tilápia ganham 3 prêmios - News Rondônia

As pesquisas premiadas envolvem o uso medicinal da pele do peixe em diversas áreas: para tratar queimaduras, feridas, para cirurgias plásticas e reparadoras e também no uso veterinário, em cães.

Com essas comendas recebidas em novembro, as pesquisas com a pele de tilápia já somam 19 premiações, todas em primeiro lugar. Que orgulho dos nossos cientistas!

Os prêmios

No último dia 24 de novembro, um grupo de pesquisadores do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC recebeu o Prêmio Mentes da Inovação, promovido pela empresa Bayer.

Com a pesquisa “O curativo biológico de pele de tilápia liofilizada: um novo dispositivo regenerativo para tratamento de feridas, queimaduras e cirurgias plásticas reparadoras”, os pesquisadores foram premiados na categoria Saúde.

O estudo apresenta como produto a versão liofilizada do curativo de pele da tilápia, ou seja, o curativo é desidratado por um processo a frio e sob baixa pressão.

“É muito diferente de você fazer desidratação por calor. Quando você a faz por aquecimento, você acelera a degradação do tecido, você desnatura as proteínas. Já a liofilização conserva a estrutura do tecido”, explica o pesquisador Carlos Roberto Koscky Paier, que é um dos orientadores da pesquisa, juntamente com os professores Felipe Rocha, Odorico de Morais e Elisabeth de Morais e o médico Edmar Maciel, coordenador-geral das pesquisas com pele de tilápia.

A vantagem

A vantagem desse novo curativo é que ele reduz os custos existentes no curativo de pele de tilápia conservada em glicerol, que é o material que vem sendo utilizado atualmente nas pesquisas e tratamentos.

Como esse curativo tem a necessidade de estar armazenado sob refrigeração, ele gera gastos maiores com a energia e com o transporte. Já o liofilizado não necessita dessa preocupação no armazenamento, uma vez que pode ser mantido em temperatura ambiente.

“Para se ter uma ideia, quando a gente precisa esterilizar a pele em São Paulo, a gente envia a pele liofilizada por SEDEX, pagando quarenta, cinquenta reais. Antigamente, quando a pele estava no glicerol, a gente pagava mil reais, porque ela tinha que ser refrigerada. Então, é um ganho logístico absurdo”, avalia Paier, que também é técnico de laboratório da UFC e coordenou a submissão do trabalho, detalhado em forma de monografia, para concorrer ao prêmio da Bayer.

A defesa do trabalho foi feita em apresentação oral pela doutoranda em Farmacologia Nathaly Mendonza, sob orientação de Paier.

Aplicação ginecológica

Pela segunda vez, as pesquisas com pele de tilápia vencem o Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica com Veja Saúde. Desta vez, na edição de 2021, um grupo de pesquisadores da área de ginecologia, coordenado pelos professores Leonardo Bezerra e Zenilda Bruno, da Faculdade de Medicina da UFC, venceu a comenda na categoria Tratamento. A cerimônia de premiação acontecerá em formato virtual em 15 de dezembro.

O prêmio foi destinado ao estudo “A pele de tilápia na saúde sexual feminina e cirurgias reparadoras complexas: recuperação da função sexual de mulheres com estenose e malformação vaginal, autoaceitação de mulheres transgênero e reparo de sindactilia grave”.

Desde 2016, o Prof. Leonardo Bezerra vem trabalhando, de forma pioneira, na técnica de utilização do curativo de pele de tilápia para uso ginecológico.

O uso da pele de tilápia na área da Ginecologia, iniciado a partir de pesquisas desenvolvidas em Fortaleza, ganhou destaque internacional. A primeira cirurgia de redesignação de sexo (masculino para feminino), realizada no mundo, utilizando a pele do peixe, ocorreu em Cali, na Colômbia, com matéria prima originária do Banco de Peles de Tilápia, instalado no NPDM/UFC.

O procedimento cirúrgico, que teve duração de uma hora, foi realizado em um paciente de 36 anos de idade, por uma equipe que contou com as participações dos pesquisadores cearenses Edmar Maciel Lima Júnior e Leonardo Bezerra, bem como do cirurgião plástico Álvaro Rodriguez, referência na Colômbia em cirurgia de redesignação sexual.

Mais de trinta cirurgias desta em pacientes da América Latina já foram realizadas naquele país.

Autor da técnica de neovaginoplastia usando a pele de tilápia, Leonardo Bezerra informa que o procedimento é mais rápido, favorece a recuperação e apresenta resultados anatômicos bastante satisfatórios, já amplamente publicados na literatura médica.

As cirurgias vêm sendo realizadas desde 2017 sob protocolo de pesquisa clínica e já beneficiaram mais de 20 pacientes na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC/UFC) com rara síndrome de agenesia vaginal congênita ou câncer vaginal, sob coordenação da Profa. Dra. Zenilda Vieira Bruno.

Uso na veterinária

A terceira premiação foi dada à primeira pesquisa que utiliza a pele da tilápia para o uso oftálmico. A veterinária Mirza Melo apresentou, no XVII Congresso Brasileiro de Oftalmologia Veterinária, o estudo “Enxerto de pele de tilápia em úlcera de córnea de cães”, o qual recebeu o prêmio de melhor trabalho do congresso. Fruto de sua pesquisa de mestrado na UFC em Medicina Translacional, sob orientação do Prof. Odorico de Morais, o trabalho descreve o primeiro caso de uso da pele da tilápia in natura em lesões de olhos de cães.

“Apesar de haver 48 aplicações para a pele de tilápia na medicina humana, o uso oftálmico nunca havia sido realizado, e o que vemos em nossos resultados é que, além de fácil conservação e manipulação no transcirúrgico, temos um ótimo reparo corneano e um pós- cirúrgico sem dor, sem infecções ou complicações após a aplicação da pele”, explica a pesquisadora Mirza Melo.

Mirza esclarece que hoje a técnica vem sendo usada utilizando não mais a pele in natura, mas a sua matriz dérmica, também denominada scaffold, que é um arcabouço feito de colágeno puro, obtido através de um longo processo laboratorial de remoção das células do peixe. Ela aponta que esse novo material tem proporcionado ótima cicatrização e transparência corneana.

A veterinária informa que 119 cães já foram operados com a técnica e que, agora, estão sendo estudadas novas possibilidades de aplicação em cirurgia nos olhos. “Estamos evoluindo com nossos resultados para que a técnica também seja usada em olhos humanos”, adianta.

Expansão da pesquisa

O coordenador-geral das pesquisas com pele de tilápia, Edmar Maciel, que foi quem iniciou esses estudos em 2015, comemora as premiações como a valorização da importância desses achados científicos.

“Esses prêmios foram ganhos em três áreas distintas, por três pessoas diferentes que não a minha pessoa, o que mostra um engajamento de todos na pesquisa, nas mais diversas especialidades e nas mais diversas áreas. Isso mostra que a nossa pesquisa é gerenciada de forma horizontal, na qual todos participam, todos alcançam o sucesso e todos têm o reconhecimento”, celebra.

Edmar destaca que, neste semestre, o grupo de pesquisadores envolvidos nos estudos com pele de tilápia chegou a 297 pessoas, distribuídos em nove estados brasileiros e oito países.

“Esses prêmios, em primeiro lugar, reconhecem o mérito, o esforço, a dedicação dos pesquisadores que estão à frente desse projeto ao longo desses anos”, destaca o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodrigo Porto. Segundo ele, todo o reconhecimento nacional e internacional dessas pesquisas se dá por elas representarem “um exemplo cristalino” dos resultados práticos dos investimentos em pesquisa na melhoria da vida das pessoas.

Ele reforça ainda que a UFC tem procurado atuar de maneira mais próxima dos pesquisadores no processo de reconhecimento da propriedade intelectual de seus inventos, através das patentes. No caso da pele de tilápia, já existem quatro patentes para produtos desenvolvidos a partir desse material. Em três delas, a UFC detém 50% dos direitos autorais e, na quarta, 25%.

 

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de Rondônia apoia o 2º congresso estadual de Engenharia e Agronomia de Rondônia – 2º CEARO

De acordo com Luisa Cabral Santos, engenheira de pesca, proprietária da empresa Capacitar Consultoria e Soluções Ltda e secretária geral do 2º CEARO, os profissionais que estiverem devidamente inscritos no evento receberão o certificado de participação, além do conhecimento que levarão para vida profissional e pessoal.
L

Aborto oriundo de estupro: a vida começa na concepção – análise da recente resolução do Conselho Federal de Medicina

A ser válida a tese, matar um nascituro, um minuto antes de nascer não seria crime, mas 1 minuto depois de nascido seria um homicídio. Nada mais ilógico que tal interpretação.
L

Coluna do Simpi – Produção industrial cai 0,3% diz IBGE

Essa situação, combinada com a oscilação da taxa de câmbio, pode impactar ainda mais os preços finais dos produtos.
L

Zona de convergência provoca chuva na maior parte dos estados do norte

Sob alerta de perigo, chuvas ainda são previstas para hoje em Rondônia.
L
UNIR oferece pós-graduação a professores municipais

UNIR oferece pós-graduação a professores municipais

Parceria com a Prefeitura de Porto Velho tem o objetivo de ampliar a qualidade da Educação Básica.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

ELDORADO: PF realiza operação para coibir garimpo ilegal em Rondônia

ELDORADO: PF realiza operação para coibir garimpo ilegal em Rondônia

A ação que contou com a participação de 79 agentes públicos, resultou na inutilização de oito dragas usadas para extração de ouro.
10

Agenda News entrevista: Thais Cahulla e Queila Costa

Assista nesta quinta-feira, às 17h, no programa Agenda News da newstv.tv.br para uma entrevista especial com Thais Cahulla e Queila Costa, conduzida por Renata Camurça.
L

Agenda News: Descubra o poder do Fotorejuvenescimento com Luciana Belegante

Revitalize sua pele, elimine manchas e rugas com a técnica inovadora de Luz Intensa Pulsada (LIP).
L

Programa Comunidade News entrevista: Reginaldo Souza de Oliveira

Sintonize no programa Comunidade News nesta quinta-feira, dia 18, às 15h30, para uma entrevista com Reginaldo Souza de Oliveira
L

Rondônia participa do 4° Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, no Pará

O evento, de iniciativa do Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação, tem como objetivo discutir e aprimorar a comunicação pública, bem como fortalecer as instituições democráticas do país.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

A Empresa Minalinda está Contratando: Vaga Disponível para Auxiliar de Serviços Gerais / Produção

Estamos buscando um profissional dedicado e trabalhador para se juntar à nossa equipe.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Vagas de Emprego

Empresa abre vaga para Vendedor(a) em Porto Velho

A vaga, disponível em tempo integral, oferece um salário mensal de R$ 1.600,00, além de benefícios como Ajuda de Custo.
L
Vagas de Emprego

ULTRA POPULAR abre vaga para Auxiliar Administrativo em Porto Velho

O cargo oferece uma oportunidade em tempo integral, com um salário mensal de R$ 1.800,00.
L
Vaga de Empregos

SEGURESAT abre vaga para Auxiliar Técnico em Porto Velho

A vaga oferece uma excelente oportunidade para aqueles que desejam ingressar no campo da segurança eletrônica e desenvolver suas habilidades técnicas.
L
Publicidade

POLÍTICA

Na Comissão de Aviação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Este é mais um passo significativo na incansável batalha da deputada federal para resolver o caos dos voos na região, especialmente em Rondônia
L
Cláudia de Jesus defende contratação de professores auxiliares e cuidadores para inclusão de alunos PCDs

Cláudia de Jesus defende contratação de professores auxiliares e cuidadores para inclusão de alunos PCDs

Indicação visa melhorar o suporte em sala de aula para estudantes com deficiência.
L
FOGAÇA: Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

FOGAÇA: Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Vereador destaca ação da prefeitura para minimizar alagamentos
L
Assembleia discute situação da Estação Ecológica Soldado da Borracha em audiência pública

Assembleia discute situação da Estação Ecológica Soldado da Borracha em audiência pública

Evento aconteceu em Cujubim, na última quarta-feira (17).
L
Cláudia de Jesus elogia FETAGRO por gerenciar moradias populares em Rondônia

Cláudia de Jesus elogia FETAGRO por gerenciar moradias populares em Rondônia

Deputada comemorou investimentos que beneficiará agricultores com 495 habitações.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Casal fica ferido em acidente entre motos na zona leste

A PM fará o registro do acidente.
12

FICCO/RO realiza prisão por tráfico de drogas na capital

O advogado detido é investigado pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico.
10

URGENTE: Dupla é presa com moto roubada após perseguição e tiroteio na zona sul

Os suspeitos foram encaminhados ao Departamento de Flagrantes.
12

PM recebe denúncia e prende apenado monitorado com tornozeleira desligada e drogas na zona leste

O suspeito era monitorado por tornozeleira eletrônica, porém o objeto estava desligado.
10

PF deflagra operação em combate a crimes contra a Previdência Social em Rondônia

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em RO e SP, com a determinação judicial de sequestro de bens que ultrapassam R$ 18 milhões.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: ELISANDRIO BERTOL

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L

Estudantes indígenas de Rondônia compartilham experiências etnoculturais na 2ª edição da Maloca

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou que, o projeto colabora no desenvolvimento humano da população do Estado.
L

Rondônia realiza primeiro transplante ósseo da região Norte

Todo o procedimento, desde a captação até a distribuição do tecido a ser transplantado, é gratuito.
L

Publicado resultado final do processo seletivo para contratação de professores Classe C, cuidador e intérprete de Libras

A Seduc informa que é importante que os candidatos estejam atentos à publicação do Edital de Convocação, nos próximos dias.
L

Investimentos de R$ 65 milhões em aeroportos somam-se às medidas para aumento de voos em municípios de Rondônia

As principais ações realizadas pelo Governo de Rondônia para melhor atender à população.
L

Potencialidades de Rondônia são apresentados em Córdoba, Argentina

A ação prevê uma série de atividades que vão desde missões comerciais até exibições, conferências, seminários e troca de informações.
L
Decisão do Tribunal de Justiça impulsiona universalização do saneamento básico em Rondônia

Decisão do Tribunal de Justiça impulsiona universalização do saneamento básico em Rondônia

A revogação da liminar, proveniente da Ação Direta de Inconstitucionalidade, fortalece o projeto de universalização do saneamento do Executivo Estadual, atualmente sob responsabilidade da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd).
L
Em nova fase, projeto MP em Debate Acadêmico chegará a escolas públicas, privadas e a mais faculdades

Em nova fase, projeto MP em Debate Acadêmico chegará a escolas públicas, privadas e a mais faculdades

A ideia é também intensificar as ações nas faculdades, público original da iniciativa.
L
COB anuncia primeiros atletas do programa Vivência Olímpica

COB anuncia primeiros atletas do programa Vivência Olímpica

Taiane Justino e Ryan Kainalo acompanharão delegação em Paris
L

MPRO recebe instituições para implementar ações conjuntas na Segurança Pública em Porto Velho

A proposta é que a união de todas as instituições possa estabelecer a pacificação associada à garantia de direitos e ao controle social.
L