Porto Velho inicia campanha Dezembro Vermelho com seminários e palestras na capital

O evento foi produzido pela ONG Beradeiros.
Quinta-Feira, 02 de Dezembro de 2021 - 14:43

A campanha Dezembro Vermelho, que alerta sobre a importância do tratamento precoce para o HIV/Aids e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), foi iniciada, na última quarta-feira (1), pela Prefeitura de Porto Velho.

A primeira atividade foi um café matinal, que reuniu pacientes e equipe técnica e colaboradores do Serviço de Assistência Especializada (SAE). Ainda no primeiro dia, o município promoveu um seminário alusivo à campanha no auditório da Faculdade Uniron, no Porto Velho Shopping. O evento foi produzido pela ONG Beradeiros.

À noite, ocorreu uma palestra sobre o mesmo tema no Teatro Banzeiros. Já na próxima quarta-feira (8), acontece um seminário para os profissionais de saúde no auditório do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren), onde será explicado como deve ser feito o tratamento e o encaminhamento dos pacientes até o SAE.

Atualmente, o município conta com uma rede de acolhimento e tratamento a pacientes soropositivos. Eles têm à sua disposição uma equipe multidisciplinar e medicamentos distribuídos gratuitamente pelo Serviços Único de Saúde (SUS).

Francinilda de Souza, coordenadora do núcleo IST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), explica que a programação é voltada para conscientizar a população a respeito da precocidade do tratamento e prevenção ao vírus HIV.

“É essencial que todos tenham informações sobre as medidas de tratamento e prevenção. Além disso, é necessário destacar a importância da educação sexual no seio familiar, para que os jovens se previnam e evitem os riscos de contrair alguma das infecções sexualmente transmissíveis”, explica a coordenadora.

TRATAMENTO

Em 2020, a taxa de detecção do HIV em Porto Velho foi maior entre os homens (31,6%) quando comparada às mulheres (11,9%). A diferença continua elevada mesmo com o aumento da taxa de detecção no público feminino, observada durante o período de 2010 a 2020.

O acesso universal ao tratamento e prevenção da infecção pelo HIV é garantido aos cidadãos pelo SUS e está disponível no SAE, que também trata outras IST’s como sífilis e hepatites virais.

O Dia Internacional de Conscientização ao HIV/Aids é celebrado no dia 1º de dezembro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a data constitui uma oportunidade para apoiar pessoas envolvidas na luta contra o vírus e melhorar a compreensão da condição clínica como um problema de saúde pública global.

O SAE, em Porto Velho, fica localizado na rua Duque de Caxias, 1960, bairro São Cristóvão.

Texto: Semusa
Foto: Wesley Pontes e Saul Ribeiro

Fonte - 010 - SMC - Superintendência Municipal de Comunica

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.