TERÇA-FEIRA, 23/04/2024

Balsas no Rio Madeira: o que há de novo

Os áudios circulados entre grupos de garimpeiros e reproduzidos na mídia nacional confirmam essa hipótese.

Publicado em 

Balsas no Rio Madeira: o que há de novo - News Rondônia

 

Balsas no Rio Madeira: o que há de novo - News Rondônia

A Amazônia precisa combater a criminalidade organizada, mas também necessita de propostas de desenvolvimento que olhem para os potenciais da região, gerando bem-estar para as populações.

Balsas no Rio Madeira: o que há de novo - News Rondônia

Imagens de paredões de balsas no Rio Madeira escandalizaram o Brasil e o mundo nos últimos dias. Imediatamente, os poderes públicos foram cobrados, prometeram resposta, e no último sábado iniciou-se ação repressora dos órgãos ambientais, notadamente do IBAMA, com amparo de forças policiais.

A existência de centenas de balsas atuando no garimpo ilegal de ouro em pontos diversos da Amazônia não é nenhuma novidade. Rios como o Tapajós, o Jutaí, o Uraricoera e o Mucajaí, e, mais recentemente, em grande intensidade, o Rio Japurá e outros da bacia do Alto Rio Negro abrigaram e abrigam enorme quantidade de balsas ou dragas. O próprio Rio Madeira nunca deixou de ter alta movimentação de embarcações dedicadas ao garimpo ilegal de ouro, apesar de fiscalizações ocorridas em 2017, que resultaram na destruição das balsas apreendidas. Naquela ocasião, garimpeiros queimaram as sedes do IBAMA e do ICMBio no Município de Humaitá, no Amazonas, em revide à ação repressora.

A incapacidade do Estado de lidar com o problema do garimpo ilegal de ouro na Amazônia não é recente, portanto. Mas algo de especial houve nas imagens desta semana, que justificaram a atenção que lhes foi dada: não se tratava de mais uma grande concentração de balsas, apenas, mas de um recado que se estava a dar pela própria conformação espacial das embarcações. O incidente no Rio Madeira foi uma demonstração de poder, uma tomada formal de território, uma declaração no sentido de que o garimpo não se daria mais às escondidas, como até então fazia, mas às claras, porque não haveria quem o pudesse desmobilizar.

Balsas no Rio Madeira: o que há de novo - News Rondônia

Há dois aspectos a serem considerados num contexto como o apresentado. Primeiro, a extração ilegal de ouro deixou de ser um problema localizado, relacionado à atuação do garimpeiro rudimentar, com sua pá e picareta, e se tornou um lucrativo negócio erigido por verdadeiros empresários sob estruturas de criminalidade ambiental organizada. Os crimes de lavra de minérios sem licença ambiental e de usurpação de matérias-primas de propriedade da União, tipificados, respectivamente, nos artigos 55 da Lei n. 9.605/1998 e 2º da Lei n. 8.176/1991 são apenas o começo da conversa.

Balsas no Rio Madeira: o que há de novo - News Rondônia

A introdução do ouro ilegalmente extraído no mercado nacional pressupõe a prática de fraudes documentais e crimes de lavagem de capitais. Garimpos são locais propícios para a exploração de mão de obra, sendo comum a presença de trabalhadores submetidos a condição análoga à de escravo. A exploração sexual de mulheres e meninas também pode ocorrer com frequência, abrindo espaço para delitos como o tráfico de pessoas. Mais recentemente, vínculos entre a extração ilegal de ouro e o tráfico de drogas começaram a vir à tona, à medida em que facções criminosas se deram conta das facilidades de se lavar ouro no Brasil. A potencialidade de agregação de delitos em torno do garimpo é enorme e, embora nem toda extração ilegal de ouro implique a existência de todos esses crimes, minimamente o pacote “crime ambiental, crime contra o patrimônio e lavagem de capitais” se faz sempre presente.

Desse primeiro aspecto, se conclui que a extração ilegal de ouro deve ser tratada como de fato se apresenta juridicamente: como criminalidade organizada. E não se combate crime organizado sem inteligência, sem foco, sem preparo. Haja inocência, por exemplo, para acreditar que vinte mil garimpeiros sairão presos da Terra Indígena Yanomami: não há Estado Policial que seja capaz de promover uma solução como essa. Mas certamente todos os líderes que propiciam a existência do garimpo, que o fomentam, que o financiam, devem ser investigados e processados criminalmente. Identificá-los e colher provas suficientes e robustas para sua condenação deve ser prioridade das agências governamentais, sem prejuízo das necessárias ações repressoras imediatas.

Por outro lado, e aqui menciono o segundo aspecto a se considerar, tampouco se pode descurar do fato de que a propagação do garimpo ocorre historicamente em um cenário socioeconômico desolador.

Em um dos áudios divulgados, um garimpeiro menciona que o dinheiro do garimpo é o primeiro a chegar nos municípios da Amazônia. E de fato muitas vezes o é, num fenômeno que venho chamando de captação de economias pelo ilícito. Para muitos amazônidas, o garimpo é a única forma de geração de renda que se apresenta. Não falo aqui dos empresários citados acima, mas das populações locais empobrecidas, que não enxergam outras saídas – e o Estado tampouco está lá para oferecê-las. Não por acaso, o crescimento do garimpo dos últimos anos ocorreu em período de grave crise econômica, a despeito de também existirem outros fatores alimentando-o.

Por mais eficaz que fosse o Estado em sua atividade investigativa e repressiva de crimes, não haveria sucesso no combate ao garimpo ilegal de ouro – e a outros ilícitos ambientais na Amazônia – sem atenção à pobreza e à desigualdade social na região. E veja-se: 520 anos de um modelo de desenvolvimento fundado na expansão da agropecuária de grande porte e da mineração na região não resolveram esses problemas, e nem vão resolver. Essas populações não vão ser atendidas decentemente por um Estado propondo mais do mesmo. Uma mudança de paradigma de desenvolvimento é necessária.

A Amazônia precisa de mais Estado: precisa de investigações mais eficientes e de equipes mais preparadas em todos os órgãos, para o fim de combater a criminalidade organizada e as ameaças ao Estado Democrático de Direito que avultam na região. Mas precisa também de mais Estado Social, de propostas de desenvolvimento que olhem para os potenciais da região e valorizem a sociobiodiversidade e gerem bem-estar para as populações. Falhando nas duas frentes, podemos esperar: esses paredões de balsas foram apenas os primeiros.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

STF e TST- Pejotização veio para ficar

Coluna do Simpi: Acredita! Já está à disposição empréstimos e Desenrola para o MEI’s

Com o objetivo de estimular a geração de emprego e renda e o desenvolvimento econômico, o programa também prevê ampliação de crédito para mulheres empreendedoras e incentivos a investimentos estrangeiros em projetos sustentáveis.
L

Imprensa boliviana retrata impasse na fronteira do país como o Brasil e culpa PF e marinha

Problema estaria associado aos “peque-peques”, serviço de delivery onde se compra e vende de tudo em um comércio que envolve brasileiros.
L

De garoto vendedor de cocada a empresário de sucesso: Conheça a história

Édem Davanzzo lidera o movimento O Poder da Família, que já impactou mais de 30 milhões de vidas. Apresentador do Programa Papo em Família, na STV em Moçambique, tornou-se referência nacional quando o assunto é empreendedorismo familiar
L
PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

Autorização foi concedida pelo ministro do STF Alexandre de Moraes
L
SENAC-RO estima à leitura com campanha de doação de livros e palestras

SENAC-RO estima à leitura com campanha de doação de livros e palestras

Na conclusão da palestra, os alunos participaram de um ciclo de perguntas e respostas, além de serem sorteados com brindes.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

PodCast Tudo PodE entrevista: João Miranda

Assista ao vivo !
L
Deputado Ribeiro do Sinpol destina 1,5 milhão para a saúde e segurança no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol destina 1,5 milhão para a saúde e segurança no Cone Sul

O parlamentar continua cumprindo agenda no interior do Estado onde deverá se reunir com demais classes e autoridades.
L

Programa Agenda News entrevista: DJ Leudson

Nesta terça-feira, dia 23, às 17h, o programa Agenda News traz uma entrevista exclusiva que promete agitar os fãs de música eletrônica.
L

INMET alerta para chuvas pontuais que podem ser fortes

Chuvas estão associadas com o tempo quente.
L

Intervenção Federal no CRA-RO: Denúncias Contra Presidente Geram Escândalo

As denúncias, foram formalizadas por conselheiros da diretoria e que contou com o apoio de 7 Conselheiros efetivos, Diretores (Administrativo e financeiro, de Fiscalização,  Institucional e Vice-Presidente)
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vagas de Emprego

Empresa anuncia vaga para Gerente de Loja em Porto Velho

A vaga, divulgada recentemente, destina-se a indivíduos com experiência comprovada na área e habilidades excepcionais de gerenciamento.
L
Vaga de Empregos

Bahrem Burger e Grill abre vaga para Cozinheiro(a) em Porto Velho

A vaga oferece oportunidade de trabalho em tempo integral e não informa o salário, mas promete um ambiente dinâmico e desafiador.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Nova Era abre vaga para Operador de Empilhadeira em Porto Velho

A posição oferece regime de trabalho em tempo integral e apresenta benefícios como Seguro de Vida, Vale-Transporte e Vale-Compras.
L
Vagas de Emprego

APVS BRASIL REGIONAL RONDÔNIA anuncia oportunidades para Vendedores Externos em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 23 de abril de 2024 e oferece regime de trabalho em tempo integral.
L
Vagas de Emprego

MACRIS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS anuncia vagas para Vendedores Internos em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 22 de abril de 2024 e é para um trabalho em tempo integral, com horário a combinar.
L
Publicidade

POLÍTICA

Nova Mamoré recebe mais de R$ 100 mil para compra de equipamentos agrícolas

Nova Mamoré recebe mais de R$ 100 mil para compra de equipamentos agrícolas

Recurso assegurado pela deputada estadual Cláudia de Jesus
L
Dra Taíssa recomenda ampliação da cozinha e construção de refeitório na escola Capitão Silvio de Farias

Dra Taíssa recomenda ampliação da cozinha e construção de refeitório na escola Capitão Silvio de Farias

Instituição fica localizada no Setor 2 de Jaru, e funciona com aulas em tempo integral
L
Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Resposta aborda que medida indicada não é uma alternativa considerada nesse momento.
L
Pedido de Providência Atendido: Vereador Valtinho Canuto articula limpeza na Rua Guaíra, Bairro Aeroclube

Pedido de Providência Atendido: Vereador Valtinho Canuto articula limpeza na Rua Guaíra, Bairro Aeroclube

A área estava envolta por mato alto e acúmulo de lixo, criando um ambiente propício para a proliferação de animais peçonhentos e insetos, colocando em risco a saúde e a segurança dos residentes locais.
L
Fernando Máximo denuncia exclusão de crianças autistas em instituições de ensino

Fernando Máximo denuncia exclusão de crianças autistas em instituições de ensino

A ação fez parte de uma série de atividades alusivas ao Dia Mundial de Conscientização ao Autismo que é comemorado no mês de abril e trouxe como proposta importantes reflexões e discussões acerca dos direitos das pessoas que sofrem com este transtorno.
L
Publicidade

POLÍCIA

ATENTADO A BALA: Apenado monitorado é atacado a tiros na zona leste

ATENTADO A BALA: Apenado monitorado é atacado a tiros na zona leste

O apenado disse não saber a motivação do crime.
10
NA FARQUAR: Casal em moto é atropelado após assaltar adolescente em parada de ônibus

NA FARQUAR: Casal em moto é atropelado após assaltar adolescente em parada de ônibus

O Samu foi acionado e socorreu o casal ferido ao Hospital João Paulo II.
14
URGENTE: Idoso morre durante surto na Estrada do Santo Antônio

URGENTE: Idoso morre durante surto na Estrada do Santo Antônio

Uma equipe do Samu foi acionada e constatou o óbito.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

De 71 países, apenas 2 e União Europeia não criminalizam desinformação

De 71 países, apenas 2 e União Europeia não criminalizam desinformação

Estudo foi lançado nesta terça-feira na Câmara dos Deputados
L
Dólar cai para R$ 5,13 com redução do pessimismo externo

Dólar cai para R$ 5,13 com redução do pessimismo externo

Bolsa recuou 0,34%, com perspectiva sobre juros no Brasil
L
Modelo de gestão de hospitais federais ainda está em estudo, diz Nísia

Modelo de gestão de hospitais federais ainda está em estudo, diz Nísia

Ministra descarta distribuir unidades para estado e município do Rio
L
Alunos brasileiros têm vitória inédita no maior torneio de robótica do mundo

Alunos brasileiros têm vitória inédita no maior torneio de robótica do mundo

Os jovens brasileiros criaram um tabuleiro de xadrez controlado por voz e venceram o torneio mundial de robótica.
L
Espanha cria fundo para vítimas de abuso sexual de padres católicos

Espanha cria fundo para vítimas de abuso sexual de padres católicos

Relatório aponta omissão da Igreja Católica na reparação
L
Camex estabelece cota de importação para 11 produtos de aço

Camex estabelece cota de importação para 11 produtos de aço

O que exceder volume máximo será taxado em 25%
L
STJ elege ministro Herman Benjamin para comandar o tribunal

STJ elege ministro Herman Benjamin para comandar o tribunal

Ministro Luís Felipe Salomão será o vice-presidente
L
Ucrânia suspende serviço consular para homens em idade militar

Ucrânia suspende serviço consular para homens em idade militar

País enfrenta escassez de soldados no campo de batalha contra a Rússia
L
Mercado financeiro prevê crescimento do PIB acima de 2% em 2024

Mercado financeiro prevê crescimento do PIB acima de 2% em 2024

É a décima previsão consecutiva para este ano
L
Arrecadação federal bate recorde em março

Arrecadação federal bate recorde em março

Receitas somaram R$ 190,61 bilhões, maior volume desde 2000
L