Servidores do DER são capacitados durante a 5ª Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho

Confira!
Terça-Feira, 30 de Novembro de 2021 - 15:30

A 5ª Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat), “Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos”, que aconteceu de 22 a 26 de novembro, foi destacada com ações voltadas para os servidores do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) que participaram de palestras e cursos de capacitação.

O evento teve início em Porto Velho, Capital do Estado, no Palácio Rio Madeira (PRM), e se estendeu pelas Residências Regionais do DER do interior: 2ª Residência de Ariquemes, 3ª de Ouro Preto do Oeste, 8ª de Ji-Paraná, 4ª de Cacoal, 5ª de Rolim de Moura e 1ª de Colorado do Oeste.

Promovido por intermédio do Núcleo de Segurança do Trabalho (NST) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em atendimento a Legislação do Ministério do Trabalho e Emprego (NR 05) com uma abordagem focada na Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos (NR 12) em cooperação técnica com o Instituto Estadual de Desenvolvimento Profissional (Idep) e uma empresa do ramo de máquinas e equipamentos.

Entre as atividades foram oferecidas palestras com os temas:

  • práticas de Engenharia com o engenheiro civil, Carlos André da Silva Morais;

  • desmistificando o papel do psicólogo. Mas afinal, o que ele faz? com a psicóloga, Elucineia Mendes dos Reis e

  • paradigmas e Relação Interpessoal “Depósitos Emocionais” com o bacharel em direito, Jarbas Lopes da Silva.

De acordo com o diretor-geral do DER, Elias Rezende, a 5ª Sipat tem como objetivo a valorização dos servidores e a preocupação com a saúde e segurança do profissional. “São eles que estão na ponta da lança, trabalhando dia, noite, feriados e até nos finais de semana para que as nossas rodovias estejam trafegáveis. O governador Marcos Rocha tem uma preocupação especial com a segurança e a saúde dos nossos guerreiros servidores que realizam um trabalho brilhante em prol de toda a comunidade”, finalizou Rezende.

A chefe do Núcleo de Segurança do Trabalho do DER, Jacqueline Sales Eudóxio, pontua que a falta de capacitação muitas vezes ocasiona prejuízos ao erário público e acidentes com os servidores.

“A Sipat tem a finalidade de qualificar nossos profissionais, para que não aconteçam acidentes nas frentes de serviços, além disso a mão de mão-de-obra qualificada desempenha um serviço de excelência”, explicou Jacqueline.

Ela reforça que a Sipat acontece anualmente e este ano foi escolhido como tema: “Segurança No Trabalho Em Máquinas E Equipamentos”.

“Em parceria conseguimos trazer o curso de operação de veículos e máquinas pesadas, atendendo a Legislação do Ministério do Trabalho e Emprego, aumento da qualidade da prestação dos serviços à população de Rondônia, preservação do patrimônio do DER (veículos, máquinas e equipamentos) e a capacitação da equipe operacional (motoristas, operadores de máquinas, mecânicos e gestores de campo) prevenindo acidentes e preservando a saúde e segurança de nossos servidores”, enfatizou chefe do Núcleo de Engenheira e Segurança do Trabalho do DER.

Para o assessor e engenheiro de segurança do trabalho do DER, Marcelo Adriano da Silva, a Sipat atingiu o objetivo em capacitar os servidores na NR 12. “Todos os motoristas, operadores, mecânicos e os chefes de campo, oficina e equipe receberam treinamento na segurança de operação de máquinas e equipamentos pesados. A Sipat também pensou na equipe da parte administrativa do DER e disponibilizou em parceria com o Idep, seis cursos focados na gestão. São cursos de Empreendedorismo; Recursos Humanos; Atendimento ao Público; Relacionamento Interpessoal; Técnicas em Redação ou Correspondência Oficial; Pacote Office (word, excel, power point); Oratória e Gestão Estratégica de Resultados. São ações planejadas que seguem a orientação do Governo de Rondônia”, finalizou Adriano.

Texto: Ricardo Barros
Fotos: Luiz Augusto Rocha e Ricardo Barros

Fonte - 010 - SECOM - GOV/RO

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.