Um levantamento da Abrati (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestres de Passageiros) apontou um aumento de 30%, em comparação com o mesmo período do ano anterior, na procura por ônibus de viagem para o feriado do dia 12 de outubro.
A Abrati estima que o transporte rodoviário já conduziu cerca de 2,7 milhões de passageiros em 2021, número maior em comparação com o ano de 2019. A expectativa é que o setor feche o ano tendo transportado mais de 3,1 milhões de passageiros.
Além disso, a ClickBus estima uma alta entre 45% e 55% na procura por passagens rodoviárias em 2021, em comparação ao ano anterior.
Turismo amplia possibilidades para driblar perda de receita
A estimativa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) é que o setor de turismo brasileiro tenha perdido por volta de R$ 350 bilhões de receita em 2020, sendo um dos ramos mais atingidos pela crise econômica causada pela pandemia de coronavírus.
Com a perda de receita devido às restrições, as empresas do segmento tiveram de olhar para as tendências e aproveitar as oportunidades. E com isso, dois cenários foram fortalecidos para este e os próximos anos.
O primeiro deles é a procura por viagens domésticas, devido às restrições para viagens internacionais. E o segundo deles é o transporte rodoviário por conta do encarecimento das passagens de avião.
De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as passagens aéreas subiram, em média, 28,76% em setembro. Com os preços em alta, muitos consumidores estão olhando para o turismo rodoviário como uma alternativa viável para baratear as viagens domésticas.
Planejamento no turismo rodoviário é trunfo para fortalecimento do setor
Pode até parecer que o transporte rodoviário cresceu apenas por conta das condições de viagem do momento, mas isso é algo impensável para as estratégias das principais empresas do setor.
O segmento vem se planejando para ter uma estrutura maior e acessível para os clientes. No período pré-pandemia, a CVC, principal operadora de turismo do país, em parceria com a Clickbus, começou a disponibilizar passagens rodoviárias avulsas de mais de 140 viações.
A ideia é fortalecer o setor, apresentando aos clientes mais opções para baratear sua viagem. A inclusão das passagens rodoviárias na plataforma da maior operadora turística do país é uma forma de facilitar a escolha por viagens de ônibus.
Além disso, o governo federal também lançou o Programa Investe Turismo. Esse programa será responsável por investimentos em mais de 30 rotas turísticas e 158 municípios brasileiros, em que na grande maioria o transporte rodoviário está presente.
“Estamos confiantes nesse retorno do turismo rodoviário. Nota-se que as pessoas já estão se programando para viagens e o transporte rodoviário é uma opção muito forte na retomada do turismo”, ressalta o Head de Viagens do Grupo Água Branca, Claiton Armelin
Investimento em roteiros turísticos rodoviários
O encarregado pelo Núcleo de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), Mário Augusto Ribas, acredita que com o incentivo a rotas turísticas rodoviárias, é possível movimentar a economia de municípios e gerar empregos.
Ribas cita o exemplo da Rota das Emoções, circuito rodoviário desenvolvido pela parceria entre Sebrae e Expresso Guanabara que explora cidades litorâneas do Piauí, Maranhão e Ceará.
Armelin ressalta que o turismo rodoviário não é uma “nova onda” e que o setor já foi fundamental no desenvolvimento de várias rotas turísticas do país. Como exemplo, ele ressalta as cidades de Porto Seguro (BA) e Gramado (RS), que por mais de 25 anos não tinham modais aéreos, dependendo apenas do transporte rodoviário.
Ribas acredita ser o período ideal para a associação entre empresas do ramo e municípios para que as rotas turísticas rodoviárias sejam impulsionadas no país. A expectativa é que o setor de transporte rodoviário saía fortalecido, se tornando uma opção viável para a maioria dos destinos turísticos brasileiros.