UNIRON apoia evento para discutir sobre igualdade racial

Evento pretende propor soluções para a temática
Quarta-Feira, 24 de Novembro de 2021 - 13:44

No próximo dia 27, acontecerá de forma presencial, no auditório da Unidade II Shopping com transmissão simultânea pelo youtube o “I Encontro Rondoniense Zumbi e Dandara dos Palmares um grito de união: Respeito, Diálogo Interinstitucional, Segurança Pública, Diversidade e Igualdade Racial”, das 9h às 12h. Para abrilhantar o evento, estarão presentes diversos palestrantes.

O encontro se destina a cidadãos comuns,profissionais de várias áreas, docentes, ativistas, acadêmicos em geral, para discutir temas importantes sobre diversidade e igualdade racial, desmistificar o “mito da democracia racial” e a inexistência de manifestações negativas como preconceito, discriminação e racismo, e estabelecer uma relação interinstitucional entre os diversos atores sociais de combate das manifestações anteriormente citadas.

Além disso, pretende promover a educação em direitos para promoção da igualdade racial, dialogar com a estrutura estatal de segurança pública acerca do papel das instituições e das corporações policiais para compreender a vulnerabilidade social dos grupos raciais, apontando os desafios e as metas para construção da sociedade rondoniense mais igualitária.

O Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, data em que Zumbi dos Palmares em 1695 foi morto, é um momento para refletir, por meio de uma comunicação positiva e propositiva, sobre o processo de formação histórica, composição da sociedade brasileira e o processo de formação do inconsciente coletivo discriminatório e de ações preconceituosas, tendo como epicentro a ideia de diversidade e de desconstrução de barreiras racistas que ainda hoje ecoam diariamente no Brasil.

“O encontro é uma  iniciativa coletiva de várias instituições, grupos de pesquisas, professores, órgãos públicos e sociedade civil. Precisamos ampliar o debate e discutir sobre direito e relações étnico-raciais. Estamos muito felizes com a unidade em torno do evento que tratará de temas importantes e relevantes para sociedade, discutindo a relação e o papel interinstitucional entre os diversos atores que atuam na promoção da igualdade racial”, afirma Antonio Neto, Presidente do Conselho Estadual de Promoção e Igualdade Racial - CEPIR.

Para Fábio Roberto, que atua como Professor na UNIRON e é responsável pelo canal no youtube “Direitos Humanos em Conexão com Você”, “o primeiro encontro rondoniense Zumbi e Dandara dos Palmares é um grito de união, que possui uma característica que é a diversidade e pluralismo de ideias, de gêneros, de todas as raças e seres humanos e de diversos credos religiosos”.

Roberto, ainda faz questão de mencionar que este evento foi idealizado e pensado pelo CEPIR, que o convidou a participar deste grande evento científico e sociológico que acontecerá em nossa capital. Conforme afirma, “tenho a grata satisfação que esse evento seja na nossa UNIRON, que abre suas portas após a pandemia para receber um evento presencial. É importante, tanto para a comunidade acadêmica, quanto para a sociedade rondoniense enfrentar as questões relacionados ao preconceito, racismo, discriminação a partir de uma comunicação positiva e não violenta”.

A organização do evento está a cargo do CEPIR, Direitos Humanos em conexão com você e conta com apoio de diversas instituições, dentre elas a UNIRON.

As inscrições são através do link, até o dia 26.11.2021. Fique atento, pois as vagas presenciais são limitadas.

Fonte - News Rondônia

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.