Na Semana da Consciência Negra, órgãos homenageiam guerreiros da consciência negra de Vilhena

Vice-prefeita Patrícia da Glória, primeira vice negra da história de Vilhena, foi homenageada
Quinta-Feira, 18 de Novembro de 2021 - 08:59

A Prefeitura de Vilhena realiza nesta semana, as atividades da Semana da Consciência Negra, trabalho conjunto com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), Câmara Municipal de Vereadores e Fundação Cultural de Vilhena (FCV). As ações começaram nesta terça-feira, 16, e vão até o próximo sábado, 20, Dia da Consciência Negra.

Na terça-feira houve o primeiro encontro no auditório da Câmara, após a 29ª sessão ordinária. Pelas mãos do presidente da Compir, Márcio Rogério Kavitski, a vice-prefeita Patrícia da Glória e o capoeirista Odair Belarmino, conhecido popularmente como "Kisuco", foram homenageados como guerreiros da consciência negra de Vilhena.

Patrícia da Glória, primeira vice-prefeita negra da história de Vilhena, lembrou de sua trajetória. "Minha vida é marcada por não desistir nunca, de superar todas as adversidades que a vida impõe a nós, negros. Acredito que a educação e o conhecimento transformam o ser humano. Sempre lutei contra os obstáculos e preconceitos. Fiz o meu melhor quando fui secretária de Assistência Social e hoje como vice-prefeita tenho muita garra para ajudar a todos. Este encontro foi fundamental para relembrarmos os direitos, os aspectos culturais relevantes e a vital necessidade de construirmos uma sociedade justa. Este é um trabalho diário que não pode ser cessado", destaca Patrícia.

O capoeirista Kisuco, difusor da cultura afro-brasileira no município, comentou sobre a homenagem. "Estou muito feliz pelo reconhecimento. Sou nascido nesta cidade e há 30 anos pratico capoeira e propago a cultura afro-brasileira. Esta é a primeira vez que recebo uma homenagem pelo trabalho desenvolvido. Meu muito obrigado ao Compir pela indicação e reconhecimento, bem como a esta Casa de Leis por esta homenagem. Estendo os agradecimentos em nome da família de todos os capoeiristas, e a todos que reconhecem o nosso esforço em prol da consciência negra e promoção da igualdade racial em nosso município", finaliza Kisuco.

Comemorado no próximo sábado, 20, o Dia da Consciência Negra acontece em homenagem ao Zumbi dos Palmares. Aproveitando a data, nesta semana a Compir realizará diversas atividades. Na próxima quinta-feira, 18, das 8h às 16h30, na empresa Cuidados da Saúde, será realizado o encontro com a temática, "Dia de Cuidados", onde serão ofertados de forma gratuita a aferição de pressão arterial e teste de glicemia. A empresa fica localizada na Rua Carlos Sthal, n° 4990, bairro Jardim Eldorado.

Ainda na quinta, às 20h, será feita uma transmissão ao vivo de uma roda de conversa online, mediada pela coordenadora do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), Eline Bispo, com o tema "As Condições Sociais da Mulher Negra em Vilhena". A transmissão acontecerá na página da Compir e pode ser acessada pelo link: www.facebook.com/Compir-Vilhena-109492098004029.

Fechando o calendário de atividades, no próximo sábado, 20, às 19h será feita a atividade cultural com capoeira e a exposição de fotografias de remanescentes quilombolas da região do Cone Sul. O evento acontece na praça do Geraldão que fica localizado na Avenida Paraná.

Fonte - 010 - Assessoria

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.