Professor de Engenharia da UNIRON publicou artigo sobre física moderna

Produção tratou sobre experimento de baixo custo para evidenciar o efeito fotovoltaico
Terça-Feira, 16 de Novembro de 2021 - 13:08

No mês de setembro do ano passado, o Professor Marivaldo Rodrigues Lisboa, que ministra aulas nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica publicou em conjunto com seu orientador Judes Gonçalves dos Santos o artigo “Experimentos de Baixo Custo em Física Moderna com a Utilização de Componentes Eletrônicos para Evidenciar o Efeito Fotovoltaico”, na Revista Amazônica de Ensino de Física.

O artigo foi feito baseado num produto educacional de uma dissertação de mestrado, usando como componente principal o resistor Light Dependent Resistence – LDR, para simular o efeito fotovoltaico. Foi construído para que o aluno pudesse observar a relação entre quantidade de luz e a passagem de corrente elétrica através do LDR. Para facilitar o processo, adaptou-se um relé para fazer a ação de ligar e desligar. Também foi ajustado uma caixa de som para possibilitar a audição do efeito sonoro quando da perturbação do LDR.

O produto educacional foi apresentado à turmas no ensino fundamental e médio em escolas públicas de Porto Velho e serve também para os docentes utilizarem como auxílio em suas aulas tradicionais a fim de facilitar o entendimento dos fenômenos que ocorrem neste processo.

“A construção desse produto teve como finalidade aproximar os alunos à Física, mostrando a facilidade que a ciência oferece para a sociedade, evidenciando que a mesma pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos, desmistificando dificuldades e construindo soluções simples e práticas, permitindo que os participantes possam ser agentes de modificação e intervenção no seu meio”, relata o estudioso docente Marivaldo.

A Revista Amazônica de Ensino de Física é publicada na plataforma zenodo.org e tem fluxo contínuo.

Ficou interessado no artigo? Acesse o link

Fonte - Assessoria

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.