Sebrae realiza consultoria com produtores de cacau baseada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivo é adequar os empreendedores rurais com boas práticas
Terça-Feira, 16 de Novembro de 2021 - 08:45

O Sebrae em Rondônia vem desenvolvendo um projeto de atendimento voltado à cacauicultura na região central do Estado, cujo objetivo é qualificar os produtores atendidos preparando-os para melhorar sua produtividade e competitividade sob a ótica do desenvolvimento sustentável.

Nesta fase do projeto, foi iniciada uma consultoria específica junto ao público-alvo participante para observar a boas práticas sustentáveis, vinculadas aos objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), a Agenda 2030, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que, observando 17 eixos de atuação, pretendem reduzir as desigualdades no planeta, tanto na vertente ambiental quanto na social e na econômica.

Os consultores identificam as oportunidades de vinculação das atividades desenvolvidas na cultura do cacau com os ODS, de forma a promover a internalização dos conceitos e alinhar a atuação estratégica da agenda 2030 junto ao público-alvo do projeto, dando assim visibilidade a essa atuação e incorporando valor à atividade cacaueira e aos produtos por meio da demonstração das boas práticas sustentáveis já incorporadas e das que serão implementadas, em conformidade com a proposta da ONU.

Participam da iniciativa produtores de 13 municípios da região central do Estado que fazem parte do Projeto Cacau Sustentável de Rondônia: Presidente Médici, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Nova União, Teixeirópolis, Mirante da Serra, Vale do Paraíso, Urupá, Jaru, Governador Jorge Teixeira, Alvorada do Oeste, Theobroma e Vale do Anari.

Para Marcileide Zirondi, analista do Sebrae e gestora do projeto, esta consultoria é fundamental para os produtores. “Para tornar-se competitivo, é preciso ser sustentável não apenas nos cuidados ambientais, mas, especialmente, ser sustentável sob a ótica financeira, que, por sua vez, contempla a dimensão social. Por isso, os produtores atendidos pelo projeto já se destacam com essa chancela de qualidade”, dz.

O projeto Cacau Sustentável de Rondônia tem como parceiros entidades do quilate de Seagri, Senar, Emater, Mapa, Idaron, Câmara Setorial do Cacau, Ceplac, Sescoop, IFRO e Embrapa, todos unidos em prol da cacauicultura.

Fonte - 010 - Imprensa-RO

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.