Segundo dia de expectativa em Minas para o Robusta de Rondônia em concurso nacional de qualidade de café

Semana Internacional do Café acontece em Belo Horizonte, e produtores concorrem em duas categorias.
Quinta-Feira, 11 de Novembro de 2021 - 15:07

A SIC (Semana Internacional do Café) é o mais importante evento de café da América Latina, e os cafeicultores e Rondônia estão presentes durante os três dias de evento no espaço idealizado pelo Sebrae em Rondônia, no concorrido estande em que o robusta amazônico é a grande estrela. A SIC 2021 acontece de 10 a 12 de novembro, e a expectativa é o resultado do concurso Coffe of the Year, e Rondônia está muito bem cotada no certame.

A organização do evento anunciou os classificados que vão para a fase final do concurso que reúne os melhores cafés especiais que o pais produz. Em duas categorias, o resultado final será revelado no último dia de evento, nesta sexta-feira (12), provavelmente no início da noite.

Na categoria Cafés Canéforas estão classificados Deigson Bento, Dione Bento e Rozeli Joventino, e na categoria Fermentação Induzida os classificados são Alessandra Frez, Geanderson Vieira, Licleison da Silva e Poliana Perrut. Rondônia tem conseguido resultados expressivos nas últimas edições da SIC e talvez este ano esteja sendo formado um possível recorde de colocações em pódios. A expectativa é grande.

“Esse resultado evidencia a seriedade com que esses empreendedores rurais têm tratado seus negócios e, mais ainda, mostra que apoio e união de propósitos entre as entidades representativas do setor produtivo podem elevar a produção do Estado a um patamar nunca antes visto, deixando a cadeia produtiva em condições de assumir um papel de grande player neste competitivo mercado”, diz Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae em Rondônia.

Concurso Coffe of The Year

O concurso conta com duas fases. A primeira consiste em receber as amostras de produtores de todo o Brasil que são torradas e provadas por profissionais Q-Graders e R-Graders licenciados pelo CQI (Coffee Quality Institute). Na segunda fase, as melhores amostras participam da Semana Internacional do Café e são provadas por compradores. As 21 melhores amostras classificadas vão para a final do concurso (10 amostras de arábica, 5 de canéfora, 3 de fermentação induzida arábica e 3 de fermentação induzida canéfora). Todos os produtores recebem ao final do concurso um relatório com a nota do seu café com as informações sensoriais dos provadores.

A participação dos produtores rurais na Semana Internacional de Café faz parte da estratégia de mercado executada pelo projeto IG Matas de Rondônia, em que cafeicultores de 15 municípios de Rondônia são atendidos pelo projeto que pretende consolidar a marca da Indicação Geográfica, agregando valor ao produto via Denominação de Origem, entre outras metas.

O Projeto IG Matas de Rondônia tem a parceira da Caferon, ABDI, Câmara Setorial do Café, Emater, Embrapa, Idaron, Ifro, Seagri, Senar/Faperon, SFA/Mapa e Sicoob/Credip, além dos gestores municipais de 15 cidades que compõem a iniciativa. Os produtores que são atendidos pelo projeto IG Matas de Rondônia são os grandes beneficiados e os protagonistas do evento.

Fonte - Imprensa-RO

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.