TEMPO NEWS: Chuvas não darão trégua até o dia 22 novembro

previsão é que nível dos rios subam bastante, mas inundações até o momento são descartadas.
Quinta-Feira, 11 de Novembro de 2021 - 11:08

A elevada umidade do ar, que vem do Atlântico, vai continuar provocando chuvas diárias, pelo menos até o próximo dia 22 de novembro. Essas chuvas, como o jornalismo do News Rondônia já antecipou ocorrerão na maior parte em Rondônia, no Acre, do Amazonas, de Mato Grosso, de Goiás, do Distrito Federal, da Bolívia e do Peru.

Nessas regiões são esperadas chuvas intensas durante toda essa temporada, principalmente nesta quinta-feira (11) e também na sexta-feira (12). De acordo com o meteorologista de [O Tempo Aqui], Davi Friale, elas ocorrem devido à aproximação de uma fraca massa polar de encontro com a alta umidade que está na região.

Ainda de segundo o especialista do tempo, na próxima semana, após o feriado de 15 de novembro, uma nova onda polar fraca deixará o tempo extremamente instável, entre os dias 17 e 19, com chuvas intensas a qualquer hora em Rondônia e nas áreas vizinhas.

As chuvas serão diárias, com acumulados que poderão passar de 200mm, nos próximos doze dias, em muitos municípios rondonienses e regiões vizinhas. O ALERTA continua mantido para chuvas torrenciais na maior parte dos municípios de Rondônia.

Sem registro para inundações

Apesar das chuvas intensas nestes dias de primavera, não há indícios de que o próximo verão – dezembro, janeiro, fevereiro e março – será com inundações alarmantes no Acre.

As chuvas atuais são consequência principalmente do aquecimento de cerca de 1ºC acima da média das águas superficiais do oceano Atlântico, próximo à linha do equador terrestre, entre o Brasil e a África. A causa do aquecimento e do resfriamento dos oceanos ainda não é explicada cientificamente e, portanto, é impossível fazer previsões confiáveis para além de 60 dias.

Caso o Atlântico resfrie, teremos um verão com chuvas abaixo da média, porém, se suas águas ficarem mais quentes do que atualmente, aí, sim, poderão ocorrer inundações alarmantes no Acre e nas regiões próximas.

Com informações de [O Tempo Aqui]

Fonte - News Rondônia

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.