Governo de Rondônia entrega mamógrafo digital para o município de Ji-Paraná

Esse ajuste reduz a necessidade da realização de novas mamografias, pois as imagens saem mais nítidas.
Segunda-Feira, 25 de Outubro de 2021 - 16:10

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realizou nesta segunda-feira (25), a entrega do mamógrafo digital, para o Centro de Saúde da Mulher Ceci Cunha, em Ji-Paraná, que visa diagnosticar alterações ou doenças no tecido mamário ainda na fase inicial, aumentando a chances de cura do paciente.

Por possuir alta tecnologia, o aparelho realiza um exame mais sensível e compressão menor para obter registros.  Como a radiação em cada exame, é ajustada automaticamente. Esse ajuste reduz a necessidade da realização de novas mamografias, pois as imagens saem mais nítidas.

Mulheres que têm histórico de câncer de mama na família e parentes de 1º grau com idade abaixo de 40 anos, podem ter predisposição genética para a doença, por isso é necessário  realizar todos os anos o exame de prevenção.

O secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, destaca  a importância do equipamento para as mulheres de Ji-Paraná. “É extremamente importante que o município tenha um equipamento completo para que as mulheres possam fazer exame com segurança e tranquilidade, pois só assim conseguiremos detectar precocemente a doença e ter sucesso no tratamento”, diz Máximo.

O mamógrafo digital é equipado com um braço giratório acoplado ao conjunto de tubo de raios-x, painel de controle e estereotaxia, um aparelho especial que permite a biópsia orientada por radiografia. Além disso, oferece total proteção radiológica para o operador

O aparelho no valor de R$ 937 mil, foi adquirido através de emenda Parlamentar do Deputado Federal Lúcio Mosquini.

Texto: Ludmary Nascimento
Fotos: Ítalo Ricardo

Fonte - 010 - SECOM - GOV/RO

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.