Rondônia participa de encontro para debater estratégias de segurança na fronteira

Eduardo Del Castillo Del Carpio, ministro de Governo da Bolívia, revelou que o evento é de suma importância para a integração de ambos os países.
Sábado, 23 de Outubro de 2021 - 09:16

O Governo do Estado de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, Sesdec, participou nos dias 20 e 21 de outubro do I Encontro Transfonteiriço Brasil/Bolívia. O objetivo das discussões foi à efetivação de um canal de comunicação para o combate aos crimes nas fronteiras, unindo as duas nações e os estados diretamente afetados entre o Brasil e a Bolívia.

Além disso, os debates também tiveram como tema avançar nas tratativas de acordo de cooperação entre as partes, buscando a implementação de ações coordenadas das forças policiais que atuam na área de fronteira entre os estados e a Bolívia, no sentido de dar efetividade às ações de combate aos crimes transfronteiriços e o estreitamento das relações institucionais.

Durante o encontro, houve ainda a assinatura de uma carta de intenções, que pontuou uma série de itens referentes à adoção de estratégias no enfrentamento aos crimes transfronteiriços. Entre os pontos pactuados, destaque para o intercâmbio entre as polícias bolivianas e brasileiras; criação de enlaces, por meio de grupos em redes sociais, para discussão de interesses no nível estratégico; patrulhamento policial em ações conjuntas na região de fronteira; promoção de atividades de capacitação integrada permanentes destinadas ao combate dos crimes transfronteiriços; implementação de tecnologia integrada para consulta de veículos; e implementação de tecnologias de busca de pessoas, em especial de indivíduos com mandados de prisão.

O secretário da Sesdec, José Hélio Cysneiros Pachá, comentou que agora com a carta de intenções assinada, vai facilitar o relacionamento e que barreiras serão quebradas. “A carta de intenções foi assinada para fortalecer enfrentamento aos delitos transnacionais, então juntos poderemos combater com mais eficácia os crimes transfronteiriços que assolam a faixa de fronteira do nosso país”.

Estiveram presentes à solenidade, Gladson de Lima Cameli, governador do Estado do Acre; Alfredo de Souza Lima Coelho Carrijo, secretário de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública; Antonio Aginaldo de Oliveira, diretor da Força Nacional de Segurança Pública; Paulo Cézar Rocha dos Santos, secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Estado do Acre; Alexandre Bustamante Dos Santos, secretário de Estado de Segurança Pública do Estado do Mato Grosso; Antônio Carlos Videira, secretário de Estado de Segurança Pública do Estado do Mato Grosso do Sul; e José Hélio Cysneiros Pachá, secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia.

Já a comitiva boliviana contou com a presença de Eduardo Del Castillo Del Carpio, ministro de Governo da Bolívia; Roberto Ríos Sanjinés, vice ministro de Segurança Cidadã do Estado Plurinacional da Bolívia; e Eva Humerez, senadora Nacional do país vizinho.

Eduardo Del Castillo Del Carpio, ministro de Governo da Bolívia, revelou que o evento é de suma importância para a integração de ambos os países. “Vamos discutir ações a serem realizadas entre ambos os países que visam combater os delitos nas áreas de fronteira”, comentou.

Texto: Isabela Pereira
Fotos: Isabela Pereira e Marcos Vicentti

Fonte - 010 - SECOM - GOV/RO

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.