INFRAESTRUTURA - DER realiza obra de drenagem na RO-135 no perímetro urbano de Novo Horizonte do Oeste

Obra de drenagem acontece na entrada da cidade de Novo Horizonte do Oeste
Quarta-Feira, 20 de Outubro de 2021 - 17:45

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), iniciou no mês de setembro as obras de duplicação da Rodovia 135 (Linha 160), no perímetro urbano do município de Novo Horizonte do Oeste.

Responsável pela execução da obra, o residente da 5ª Regional do DER, Eziquiel Cassol, explica que a equipe já executou, em parte do trecho, o serviço de terraplenagem. “A equipe já realizou a topografia, limpeza mecanizada de camada vegetal, subleito, leito e sub-base do trecho inicial. Logo serão concluídos os serviços de base para receber a capa asfáltica”, comentou.

De acordo com as engenheiras do DER, Lilian Lopes e Sergiana Nobre, um trecho de 200 metros está recebendo obras de drenagem profunda, que conta com a instalação de manilhas de concreto e execução de colchão drenante com aplicação de tubo polietileno de alta densidade (PEAD), além de assentamento de matacão D-50 (pedras para estabilizar o solo), pedras rachão, brita e manta geotêxtil.

As técnicas de obra e a escolha de material foram pensadas em uma particularidade apresentada em uma parte da via, compreendida no trecho urbano. “Nesse trecho, o asfalto está com fissuras, trincas, popularmente conhecidas como o famoso “couro de jacaré”, a direção do DER, autorizou, além do serviço de duplicação, que fosse feito esse serviço a parte, para solucionar o problema. O local estava comprometido, com materiais deteriorados por baixo”, explicaram.

São 200 metros de drenagem profunda

De acordo com o diretor-adjunto do DER, major Eder André Fernandes, os serviços nesse trecho de 200 metros, consistem na revitalização, com uma drenagem eficaz, para resolver um problema crônico de infiltração de águas pluviais. “Esse serviço que estamos realizando aqui em Novo Horizonte do Oeste, na RO-135, é um serviço que evitará prejuízos e transtornos no futuro para os moradores. O local possui diversas minas de água, além de infiltração das águas pluviais. Agora está recebendo um serviço de drenagem definitivo e uma nova capa asfáltica será feita”, disse.

GESTÃO NA ESTRADA

O diretor-geral do DER, Elias Rezende, acompanha a obra desenvolvida

Sempre atento e acompanhando de perto as obras, o diretor-geral do DER, Elias Rezende, por meio do programa Gestão na Estrada, esteve na última semana fiscalizando os trabalhos executados na região da zona da mata. Na RO-135, o titular da pasta, reforçou que o alargamento da via, no perímetro urbano de Novo Horizonte do Oeste, contará com uma ciclofaixa. “Vamos aumentar os dois lados da pista simples, além disso, a obra contará com um espaço exclusivo para os “amantes do pedal”. Tudo isso atendendo à solicitação do governador Marcos Rocha e do vice-governador José Jodan para proporcionar maior segurança aos moradores da cidade e os motoristas que utilizam a via”, enfatizou o diretor-geral do DER, Elias Rezende.

Texto: Ricardo Barros
Fotos: Gustavo Barbosa e Ricardo Barros

Fonte - secom/gov.Ro

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.