Cerimônia alusiva aos 35 anos do Detran Rondônia contará com homenagens a servidores e autoridades

O evento será transmitido pelo facebook do Governo do Estado e retransmitido pelo facebook do Detran Rondônia.
Terça-Feira, 19 de Outubro de 2021 - 15:15

O Governo de Rondônia por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) irá homenagear servidores, autoridades e pessoas da sociedade com concessão de medalhas pelos relevantes serviços prestados à segurança no trânsito. A cerimônia ocorrerá no mesmo ato de comemoração dos  35 anos de criação da autarquia. O evento será nesta quarta-feira (20) a partir das 19h, no Teatro Palácio das Artes, localizado na Avenida Presidente Dutra, n. 4183 – Olaria em Porto Velho. O evento será transmitido pelo facebook do Governo do Estado e retransmitido pelo facebook do Detran Rondônia.

O diretor geral do Detran Rondônia, Paulo Higo Ferreira de Almeida, ressalta a importância do Departamento Estadual de Trânsito no sentido de trabalhar políticas públicas voltadas às ações educativas e de fiscalização na relação entre os personagens que compõem o sistema de trânsito. O objetivo é promover um trânsito mais seguro e humanizado para todos.

O Detran Rondônia, tem como missão planejar, coordenar, fiscalizar, controlar e executar as políticas de trânsito, bem como cumprir e fazer cumprir a legislação de trânsito no âmbito do estado de Rondônia.

Paulo Higo destaca os avanços que o Detran Rondônia tem conquistado com as ações educativas e repressivas em todo o Estado. Dados da Coordenadoria de Registros de Estatística e Acidentes de Trânsito (Renaest) apontam que no ano de 2020 houve redução de 21,4% no número de sinistros de trânsito com vitimas, se comparado a 2019, caindo de 10.748 para 8.450.

O número de veículos envolvidos em sinistro de trânsito também teve redução no mesmo período. Em 2019 foram registrados 15.444 acidentes de trânsito em Rondônia, sendo que desse total, 9.848 teve o envolvimento de motocicleta o que representa 63,77% dos acidentes.

Em 2020 o número de acidentes em Rondônia caiu para 13.114 acidentes, se comparando ao ano anterior.

O Diretor-Geral do Detran, expressa a importância da educação para o trânsito na redução de acidentes, afirmando que. “Precisamos reforçar as ações educativas em todo o Estado, aliadas ao trabalho de fiscalização e com o apoio dos órgãos ligados ao trânsito e da sociedade, vamos mudar essa realidade, pois queremos um trânsito harmonioso e seguro para todos”, destacou Paulo Higo.

O Detran Rondônia está presente em 74 unidades no Estado e com o advento da pandemia da covid-19 teve que fazer novos investimentos em tecnologia para continuar atendendo o usuário com eficiência e segurança, oferecendo atendimento com prévio agendamento, para evitar aglomerações.

Com os investimentos tecnológicos, o Detran/RO, ofereceu ao usuário a possibilidade de serviços disponibilizados pela internet por meio da plataforma on-line. O usuário poderá emitir documentos sem a necessidade de ir a uma unidade do órgão, “vamos continuar nos empenhando para continuarmos oferecendo novos investimentos tecnológicos que facilitem a vida do cidadão”, afirmou Paulo Higo.

O Detran Rondônia é um órgão muito importante, pois trabalha em prol da vida e nesse contexto envolve muitos parceiros. Na comemoração dos 35 anos de criação do órgão haverá um ato de reconhecimento da instituição para as personalidades pelos relevantes serviços prestados à causa da segurança do trânsito, mobilidade humana, sustentabilidade ambiental ou na defesa da vida, nas diversas modalidades.

O evento de outorga de 85 medalhas, divididas em cinco modalidades, conforme Portaria n. 082/GAB/Detran-RO de 05 de fevereiro de 2018, publicada  no Diário Oficial do Estado em 08 de fevereiro de 2018. Sendo 16 Medalhas “Mérito de Trânsito Governador Ângelo Angelin”, a qual será conferida a personalidades, militares e civis das esferas Federal, Estadual e Municipal. A Medalha, simboliza o reconhecimento por parte do Estado aos condecorados pelos relevantes serviços prestados a segurança no trânsito.

A Medalha “Mérito do Serviço de Trânsito”, será conferida aos servidores estatutários e celetistas do Detran/RO. Esta honraria, simboliza o reconhecimento por parte do Estado aos servidores que tenham se destacado no desempenho do serviço administrativo com educação, presteza, pontualidade e responsabilidade profissional, elevando a qualidade do serviço público. E mais:

Medalha em metal dourado: aos que tenham prestado serviços a Autarquia por um período de no mínimo 20 anos.

Medalha em metal prateado: aos que tenham prestado serviços a Autarquia por um período de no mínimo 15 anos.

Medalha em metal bronzeado: aos que tenham prestado serviços a Autarquia por um período de no mínimo 10 anos.

Medalha “Mérito de Trânsito em Defesa da Vida” é destinada a condecorar exclusivamente a servidores estatutários e celetistas do Detran/RO que tenham sido indicados, devidamente através da ficha de inscrição e que tenham prestado serviços à autarquia, por um período de no mínimo 10 anos. Entre os critérios para ser agraciado com a condecoração, o servidor não pode ter registro de Processo Administrativo Disciplinar – (PAD), nos últimos 05 anos e, em caso de servidor estatutário, ter média de avaliação funcional acima de 85, nos últimos três anos entre outros critérios especificados na Portaria n. 1356 de 30 de agosto de 2021.

Confira a relação de autoridades e servidores do Detran/RO que serão agraciados:

Autoridades e servidores do Detran que serão homenageados

Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano/Ivi Fideles

Fonte - 010 - SECOM - GOV/RO

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.