QUINTA-FEIRA, 25/04/2024

L

Saúde

Na região da Zona da Mata, Governo de Rondônia entrega mais de 200 aparelhos de mobilidade para pessoas com deficiência

Presente no evento, o governador Marcos Rocha fez questão de frisar que a atual gestão já entregou mais de oito mil aparelhos de mobilidade para os municípios rondonienses.

Publicado em 

Na região da Zona da Mata, Governo de Rondônia entrega mais de 200 aparelhos de mobilidade para pessoas com deficiência - News Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou na tarde de quinta-feira, (14), na Escola Estadual Carlos Drumond de Andrade, em Rolim de Moura, a entrega de mais de 200 equipamentos de locomoção e cadeiras de rodas para os moradores dos municípios da Regional de Saúde da Zona da Mata do Estado.

Entre os equipamentos estão: uma almofada com célula de ar, 15 andadores sem rodas para adulto, um andador com rodas para adulto, uma bengala de quatro pontos, duas bengalas canadenses tamanho  médio, quatro bengalas canadenses tamanho grande, 68 cadeiras de banho, uma cadeira de rodas para banho com encosto reclinável, duas cadeiras de rodas para obeso, uma cadeira de rodas motorizada, duas cadeiras de rodas (especial infantil, tamanho médio), sete cadeiras de rodas (especial adulto), 87 cadeiras de rodas padrão, duas muletas axilares tamanho médio, seis muletas axilares tamanho grande.

Na região da Zona da Mata, Governo de Rondônia entrega mais de 200 aparelhos de mobilidade para pessoas com deficiência - News Rondônia

Presente no evento, o governador Marcos Rocha fez questão de frisar que a atual gestão já entregou mais de oito mil aparelhos de mobilidade para os municípios rondonienses.

“Esses mais de 200 equipamentos que estão sendo entregues hoje, são apenas um pedacinho dos milhares já entregues, e de quantos mais nós pudermos entregar para a nossa população”, comentou o chefe do Executivo Estadual.

O secretário da Saúde, Fernando Máximo, destacou que o investimento para aquisição dos mais de 200 aparelhos para pessoas com deficiência, é de R$ 89.605,50 (oitenta e nove mil, seiscentos e cinco reais e cinquenta centavos) do Fundo de Ações Estratégica e compensação da Sesau. “Quando a gente vê a entrega, a serventia, o quanto vai ajudar essas pessoas a se locomoverem e a manterem uma vida normal, não tem como não se emocionar. Só se a pessoa tiver um coração de pedra. Obrigado, governador Marcos Rocha por me deixar fazer parte disso e levar saúde nos quatro cantos do Estado de Rondônia”.

O aposentado João Elias dos Santos, comemorou ao receber uma cadeira de rodas do Governo de Rondônia e relatou que desde os cinco anos já andava de muleta, devido paralisia infantil, e após sofrer derrame e infarto, passou a usar cadeira de rodas há mais de 15 anos.

“Nunca fui contemplado com cadeira de rodas ou muletas, por nenhum órgão público. Essa cadeira que estou, foi um colega da cidade de Jaru que me doou. É muito gratificante, pois essa é primeira vez que recebo uma cadeira de rodas novinha. Estão devolvendo as minhas pernas, só fico em casa. Vou poder sair e ir sozinho na farmácia, supermercado e no hospital. Essa cadeira é um alívio para mim. Obrigado governador Marcos Rocha, que Deus te abençoe e que continue ajudando as pessoas”, ponderou Santos.

“Estou muito feliz, montei o processo e estou sendo beneficiada com uma cadeira de rodas motorizada. Muito obrigada governador Marcos Rocha, é muito importante essa ajuda. Com a cadeira de roda motorizada a gente fica mais livre para ir e vir. Recomendo para as pessoas que precisem, que busquem preencher a documentação necessária. Sou a prova real que o Governo de Rondônia, está entregando equipamentos para dar qualidade de vida a nós”, comentou a moradora, Luciene Dias.

Os municípios da região da Zona da Mata beneficiados com os equipamentos são: Alto Alegre dos Parecis, Alta Floresta d’Oeste, Castanheiras, Nova Brasilândia d’Oeste, Parecis, São Miguel do Guaporé, Seringueiras e Rolim de Moura.

Para o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE), deputado Jean Oliveira, o Executivo Estadual demonstra respeito com o recurso público. “Governador, o senhor tem demonstrado que realmente é governador do Estado de Rondônia. Tem buscado dividir o recurso do Poder Executivo, de forma que atenda a todos os municípios, com o recurso que foi economizado com cortes de contratos. Hoje, Rolim de Moura e toda a Zona da Mata estão ganhando obras de infraestrutura, mas o que estamos fazendo aqui, entregando esses equipamentos de locomoção, é justiça social às pessoas que precisam dessas cadeiras e aparelhos para ter qualidade de vida, para poder sonhar e concretizar”, ressaltou o parlamentar.

O deputado estadual Cirone Deiró, lembrou as diversas ações e mutirões realizados pelo Governo de Rondônia em várias regiões. “Nosso secretário da Saúde vem se destacando em atender as solicitações do governador Marcos Rocha, que tem atendido nossa demanda, trazendo mais saúde para a população. Conte com o apoio da Assembleia Legislativa. A palavra que posso definir nessa tarde, é gratidão. Gratidão pela entrega desses aparelhos para atender essas pessoas. Gratidão, pelo governo investir em infraestrutura e ao mesmo tempo dar condições de vocês terem uma vida digna e inclusiva na sociedade”.

“Agradeço pelo convite de estar aqui hoje presenciado essa entrega de cadeiras de rodas e demais equipamentos. A cada dia estamos vencendo os obstáculos e trabalhando em prol da população”, comentou o deputado Alan Queiroz.

A gerente Regional de Saúde, Nerdilei Aparecida Pereira, reforçou que as pessoas que necessitam de aparelhos de mobilidade, devem procurar a secretaria municipal de sua cidade para preencher a solicitação, que será encaminhada para a Regional de Saúde do Estado.

CATARATA E PTERÍGIO

Uma excelente notícia foi dada pelo governador Marcos Rocha e o secretário da Saúde, Fernando Máximo, para a população dos municípios da região da Zona da mata, a realização do  mutirão de cirurgias de catarata e pterígio.

Segundo eles, as consultas já começam no próximo mês em Rolim de Moura. “Quem conhece um amigo ou parente aqui das cidades da região que necessite da cirurgia, leve a boa notícia. Estamos atendendo uma solicitação dos nossos deputados. Quem precisa, sabe o sofrimento que é para ser operado em Porto Velho. Estamos atendendo uma solicitação do governador Marcos Rocha e vamos trazer a ação de procedimentos cirúrgicos de catarata e pterígio para mais perto das pessoas”, finalizou Máximo.

O evento contou com a presença de autoridades locais, prefeitos, vereadores das cidades da região e secretários estaduais.

Texto: Ricardo Barros

Fotos: Daiane Mendonça

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos, diz OMS

Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos, diz OMS

Estudo divulgado hoje inclui vacinação contra 14 doenças
L

Promoção do conhecimento é destacada no 1º Simpósio sobre Transtorno do Espectro Autista

Durante o evento, os participantes puderam interagir diretamente com os especialistas e fazer perguntas
L
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil

Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil

Medida entra em vigor nesta quarta-feira.
L
Cobertura vacinal contra a pólio no Brasil melhora, diz Unicef

Cobertura vacinal contra a pólio no Brasil melhora, diz Unicef

Número de crianças não vacinadas caiu no ano passado
L
Hospital Regional de Guajará-Mirim vai fortalecer atenção especial à saúde indígena

Hospital Regional de Guajará-Mirim vai fortalecer atenção especial à saúde indígena

Um espaço maior para melhor acomodação das pessoas foi previsto, considerando a prática comum entre povos indígenas em trazer mais de um acompanhante aos serviços de saúde.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governador Marcos Rocha recebe secretários de justiça e apresenta resultados em projetos de ressocialização

Governador Marcos Rocha recebe secretários de justiça e apresenta resultados em projetos de ressocialização

O grupo compõe o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e vieram a Rondônia para debater assuntos relacionados às secretarias de justiça, o direcionamento setorial, e eleger a nova diretoria.
L
Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval

Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval

Reconhecimento inclui desfiles, músicas, práticas e tradições
L

Oportunidade Única: Concurso Público em Ouro Preto do Oeste Abre 964 Vagas!

Inscreva-se até 05/06/24 para cargos de todos os níveis – Taxas a partir de R$60! Não perca essa chance de transformar sua carreira!
L

Giro News entrevista: Juraci Jorge da Silva

Neste episódio especial do “Giro News”, que vai ao ar nesta quarta-feira, dia 24, às 16h
L

In Foco Podcast entrevista: Beto Oliveira

No episódio do In Foco Podcast de quarta-feira, dia 24 às 15h, Marcelo Régis entrevista Beto Oliveira.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Oportunidade de Emprego: Agregar Gestão Estratégica de Pessoas busca Empregada Doméstica em Porto Velho

Se você é uma pessoa dedicada, organizada e proativa, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vagas de Emprego

Coisa Bonita abre vaga para Vendedor Interno em Porto Velho

Se você tem paixão por vendas e deseja fazer parte de uma equipe dinâmica, esta pode ser a chance que você esperava.
L
Vagas de Emprego

Casa das Ferramentas abre vaga para Gerente de Loja Varejista em Porto Velho

Se você possui experiência em gestão de vendas e está em busca de uma oportunidade desafiadora, essa pode ser a sua chance.
L
Vaga de Empregos

Pommer e Barbosa abre vagas para Vendedores Internos em Porto Velho

Se você tem experiência em vendas e busca uma colocação profissional, essa pode ser a sua chance.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Repositor em Porto Velho

Com dedicação ao comércio varejista, a Nova Era procura por um profissional comprometido e dinâmico para integrar sua equipe.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cacoal se prepara para o Campeonato Estadual de Motocross com apoio do deputado Cássio Gois

Cacoal se prepara para o Campeonato Estadual de Motocross com apoio do deputado Cássio Gois

Não perca essa oportunidade de vivenciar um dos maiores eventos esportivos da região.
L
Recuperação da Rodovia Mário Nonato: Deputada Lebrinha participa de reunião com IPHAN, DER e Defensoria

Recuperação da Rodovia Mário Nonato: Deputada Lebrinha participa de reunião com IPHAN, DER e Defensoria

O IPHAN fez uma apresentação a respeito dos estudos que estão sendo realizados na região, em especial a pesquisa arqueológica no interior do Forte, com o objetivo de subsidiar seu projeto de recuperação estrutural.
L
Deputado Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Deputado Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Proposta visa garantir segurança e mobilidade, reduzindo a velocidade de veículos na Estrada da Penal e beneficiando a comunidade local.
L
JAIME BAGATTOLI: Senador conquista a aprovação de projeto de lei que moderniza a indústria nacional

JAIME BAGATTOLI: Senador conquista a aprovação de projeto de lei que moderniza a indústria nacional

Proposta vai à votação no plenário da Casa
L

Cláudia de Jesus solicita detalhes sobre quadro de servidores e pagamentos da Sesau

Em requerimento, a deputada pede informações completas sobre a gestão de pessoal na Sesau.
L
Publicidade

POLÍCIA

Acidente entre moto e caminhão deixa homem em estado grave na zona leste

Acidente entre moto e caminhão deixa homem em estado grave na zona leste

De acordo com testemunhas, o motorista do caminhão estava fazendo uma manobra para entrar em uma loja, quando acabou causando a batida com o motociclista que seguia na via preferencial.
16

Polícia Militar de Rondônia utiliza instrumento há 8 anos para agilizar atendimento à população

De 1º de janeiro de 2019 a 22 de abril de 2024, um total de 27.746 registros efetuados pelo TCO
L

URGENTE: Motorista de Pajero causa grave acidente com motoboy na Guaporé

Segundo testemunhas, o motorista de um carro modelo Pajero estaria saindo de uma garagem quando não se atentou ao motoboy que seguia sentido Avenida Amazonas e causou a forte batida.
12

URGENTE: Jovem capota carro roubado durante perseguição na BR-319 em Porto Velho

Segundo a PM, o carro havia sido roubado e, durante a fuga, o veículo foi visto passando pela ponte sobre o Rio Madeira
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em agenda conjunta, Adunir, Sintunir e DCE debatem a evasão na universidade pública

Mas quais outros fatores aumentam a evasão na UNIR?
L
Anac e ministério vão investigar morte de cão em voo da Gol

Anac e ministério vão investigar morte de cão em voo da Gol

Animal deveria ter chegado em Sinop (MT), mas foi para Fortaleza
L

Canal Bora Bora Brasil é apresentado em reunião na Superintendência Estadual de Turismo

A ideia é somar forças com o poder público na valorização local, como importante ponto turístico regional.
L
Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
L
Deputado do PT completa lista tríplice para relatar cassação de Brazão

Deputado do PT completa lista tríplice para relatar cassação de Brazão

Jorge Solla (BA) substitui a deputada Rosângela Reis (PL-MG)
L
Cientistas descobrem como curar ossos quebrados mais rápido e torná-los 3x mais fortes

Cientistas descobrem como curar ossos quebrados mais rápido e torná-los 3x mais fortes

Hoje em dia, as fraturas deslocadas ou complexas são difíceis de tratar.
L
Brasil registra déficit habitacional de 6 milhões de domicílios

Brasil registra déficit habitacional de 6 milhões de domicílios

Houve aumento de cerca de 4,2% na comparação com 2019
L

Requerimento da Licença Ambiental: ALMINO BRASIL DE SOUSA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA E DE INSTALAÇÃO
L
Prefeitura de Jaru lança calendário esportivo de 2024; competições começam neste final de semana

Prefeitura de Jaru lança calendário esportivo de 2024; competições começam neste final de semana

Começa neste final de semana, as primeiras competições do calendário esportivo da prefeitura de Jaru, organizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Lazer.
L
FACER presente no Ciclo de Debates da CACB em Brasília

FACER presente no Ciclo de Debates da CACB em Brasília

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, foi um dos convidados do evento
L