Rondônia, Amazonas e Amapá listam entre os estados com as maiores quedas de despesas na educação mesmo com aumento do ICMS, afirma pesquisa

As informações fazem parte do Boletim de número 35, intitulado Políticas Públicas e as Respostas da Sociedade.
Quarta-Feira, 13 de Outubro de 2021 - 08:32

O levantamento realizado pela Rede de Pesquisa Solidária com dados do (Censo Escolar) de 2020 trouxe um atlas dos piores e melhores investimentos na área da educação pelas 27 federações brasileiras.

Rondônia, Amazonas e Amapá listam como os dez estados que registraram as maiores quedas de despesas com a Educação nesse período. O período compete a administração do governo Marcos Rocha (sem partido).

Com informações do Censo Escolar do ano passado, as federações apresentam preocupantes índices de infraestrutura. Nesses locais de acordo com a pesquisa, estão o maior número de escolas estaduais sem banheiro e sem internet banda larga.

Outro problema verificado nessas instituições é a falta de esgoto. O cenário é o mesmo do Amazonas, Rondônia e Amapá. O Censo observa que mesmo com maior arrecadação de receitas e apresentando uma rede de infraestrutura escolar precária para lidar com o retorno presencial ou manutenção de modelos híbridos de ensino, denotando necessidade de expansão do gasto, isso não ocorreu, pelo que se percebe na execução do orçamento no primeiro semestre de 2021.

Em Rondônia, 8,40% das escolas estaduais não contam com banheiros, 11,85% delas não tem sistema de esgoto e 32,59% não tem se quer internet banda larga. As informações fazem parte do Boletim de número 35, intitulado Políticas Públicas e as Respostas da Sociedade. 

No caderno publicado em outubro, os pesquisadores afirmam que os estados tiveram aumento expressivo na arrecadação de ICMS no 1º Semestre de 2021, mas a ausência de coordenação nacional e de estratégia para o uso dos recursos penalizaram as politicas educacionais, além de colocar em risco todo uma geração. 

Fonte - News Rondônia

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.