Moradora da Resex Rio Cautário em Rondônia participa de capacitação do Ministério do Meio Ambiente, em Brasília

A capacitação faz parte do projeto do Ministério do Meio Ambiente e contou com jovens mulheres de Rondônia, Acre, São Paulo e do Distrito Federal em uma semana de imersão em pautas relacionadas ao meio ambiente.
Terça-Feira, 05 de Outubro de 2021 - 14:50

Como proposta de fomentar a educação e formação ambiental, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), participou do projeto “Missão de Jovens para a Formação e Engajamento de Redes”, em Brasília (DF). A capacitação faz parte do projeto do Ministério do Meio Ambiente e contou com jovens mulheres de Rondônia, Acre, São Paulo e do Distrito Federal em uma semana de imersão em pautas relacionadas ao meio ambiente.

Uma das escolhidas para participar deste encontro foi a estudante de biologia e extrativista, Francilene Costa, que mora na Resex Rio Cautário, localizada entre os municípios de Guajará-Mirim e Costa Marques, em Rondônia. 

O evento foi promovido pela Secretaria da Amazônia e Serviços Ambientais, do Governo Federal, e teve como objetivo discutir temas relacionados à sustentabilidade e mudanças climáticas, além de proporcionar que os participantes levem a experiência de volta para as comunidades onde vivem. No encontro, realizado na última segunda-feira (27), o grupo foi recebido pelo Ministro do Meio ambiente, Joaquim Leite.

Além do conhecimento compartilhado, a iniciativa visa impulsionar a criação de uma equipe de jovens que vão trabalhar o engajamento na temática de políticas e ações sobre os impactos climáticos, com o objetivo de ampliar a capacidade de inserção em espaços de tomada de decisões pensando no meio ambiente. Com esta capacitação, as mulheres terão o apoio e orientação necessária para desenvolver ações ambientais e fazerem parte dos espaços de discussão sobre temáticas relevantes para as problemáticas do país.

“Pretende-se instrumentalizar os jovens com informações e apoio necessário para que desenvolvam ações ambientais em diferentes contextos e para que entendam e participem ativamente dos processos que envolvam formação, informação e difusão de conhecimentos sobre o clima e seus impactos”, apontou o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, em comunicado oficial.

Texto: Jaqueline Damaceno
Fotos: Arquivo Ministério do Meio Ambiente (MMA)

Fonte - 010 - SECOM - GOV/RO

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.