Detran e Polícia Militar trabalham para reduzir número de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas no Estado

Todos esses fatores contribuem para que ocorram acidentes de trânsito.
Terça-Feira, 05 de Outubro de 2021 - 08:40

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizou no período de 28 de setembro a 1º de outubro, simultaneamente, nas cidades de Ouro Preto do Oeste e Vilhena, a ação “Duas Rodas, Uma Só Vida”. O trabalho é desenvolvido por agentes de trânsito estaduais e por policiais militares do Batalhão de Trânsito de Porto Velho com o objetivo orientar e conscientizar motociclistas, que são as principais vítimas de acidentes no trânsito.

O diretor técnico de fiscalização e ações de trânsito (Dtfat) e coordenador da operação Lei Seca em Rondônia, Welton Roney Nunes Ribeiro, ressalta que mais de 50% da frota de Rondônia é composta por motocicleta e que os condutores e passageiros desse tipo de veículo são as maiores vítimas no trânsito. Por isso, a ação“Duas Rodas, Uma Só Vida” é voltada para eles. “A ação consiste em fiscalizar se o condutor da motocicleta é devidamente habilitado, pois o número de pessoas inabilitadas é muito grande”, alertou o diretor.

A atuação dos agentes de trânsito também consiste em alertar para os riscos de uma pessoa inabilitada conduzir veículos, principalmente motocicletas.

Os condutores abordados foram convidados a assistirem um vídeo de três minutos com imagens impactantes de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas. A ideia é chamar a atenção que de muitos dos acidentes poderiam ser evitados, caso o condutor tivesse noções de direção defensiva e respeitasse a legislação de trânsito.

O comandante da equipe de Policiais Militares do Batalhão de Trânsito de Porto Velho (Bptran), tenente PM Antônio Garibalde, explica que enquanto os condutores assistem ao vídeo, os policiais militares e os agentes de trânsito fazem a vistoria nas motocicletas. As observações anotadas, como necessidade de fazer o conserto, trocar pneus que estejam sem condições de uso e pagamento do licenciamento do veículo, se estiver em atraso, são repassadas aos condutores.

“Todos esses fatores contribuem para que ocorram acidentes de trânsito. O veículo precisa passar por revisão periódica para oferecer segurança”, ressaltou o comandante.

Dados do Detran mostram que o total de veículos de Rondônia é de 1.081.136 veículos, sendo 550.339 mil são motocicletas e motonetas, ou seja, mais de 50% da frota do Estado. O município do Ouro Preto do Oeste, por exemplo, tem uma frota de 28.417 veículos, sendo 13.108 motocicletas, 4.400 motonetas.

Fonte - 010 - SECOM - GOV/RO

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.