Acadêmicos de Psicologia da UNIRON desenvolvem trabalhos com idosos

O objetivo é propiciar aos acadêmicos o contato com a prática psicossocial junto ao desenvolvimento humano na terceira idade
Segunda-Feira, 04 de Outubro de 2021 - 13:04

A UNIRON, através do curso de Psicologia, vem atuando junto ao Serviço Social do Comércio – SESC, com o objetivo de propiciar aos acadêmicos o contato com a prática psicossocial junto ao desenvolvimento humano na terceira idade, além da observação dos marcos de desenvolvimento da velhice e as características sócio afetivas desta etapa da vida.

Os trabalhos estão sendo coordenados pelo Professor Saimon Felipe da Silva Lucas. O público beneficiado são os idosos inscritos no projeto de trabalho social com idosos do SESC.

As atividades práticas ocorrem no SESC-Esplanada das 8h às 10h da manhã de segunda-feira a quinta-feira. O início ocorreu em 23 de setembro e deverá se estender até o final do mês de novembro. Os encontros são presenciais, respeitando o distanciamento e demais protocolos sanitários.

"O Projeto de Intervenção do Curso de Psicologia da UNIRON tem contribuído de forma positiva para os idosos participantes, uma vez que em meio a pandemia da Covid-19, estes idosos que antes ocupavam seu dia com as atividades oferecidas pelo Sesc, foram obrigados a se isolar socialmente por medidas de segurança, ficando ociosos em casa", relata Edir Legal, Coordenadora de Projetos Sociais no SESC.

A acadêmica de Psicologia da UNIRON, Adriana Alves Ribeiro Batistella, que está no 4º período, ressalta, “a prática, no SESC, tem sido um divisor de águas, pois estar com cada ancião tem sido um aprendizado enriquecedor. Pude contemplar desde a idosa falante, a idosa risonha, a idosa mais tímida, a idosa quebrantada, a idosa cheia de vida e sonhos. Elas são encantadoras e quantas lições tem a nos ensinar apenas observando-as."

Já a discente do curso de Psicologia, que está no 2º ano do curso, Helen Cabreira, menciona que, “a intervenção com os idosos, no Sesc, tem sido uma experiência incrível e maravilhosa, mostra o poder do autodesenvolvimento da vida, o valor do amor ao próximo, que ainda podemos fazer o que temos vontade sem colocar limite, e também demonstra que a autoestima acompanha no seu dia a dia. Agradeço pela oportunidade que está elaborando a prática para o meu desenvolvimento profissional."

A dona Raimunda Queiroz, que é assistida pelas atividades sociais do SESC, enaltece, “estou gostando imensamente, nós podemos desabafar um pouco e dizer o que está se sentindo. Espero que este trabalho continue, pois estarei aqui”.

"Comecei a partir deste trabalho, descobrir minha liberdade, poder dizer coisas que eu tinha medo de comentar. É muito importante para mim. Estou relembrando e abrindo minha mente. Antes eu estava presa, agora eu me sinto livre assim como eu era em sala de aula como professora”, conta Elizabeth Barreto, idosa assistida pelas atividades sociais do SESC.

Saimon, que coordena este projeto, com alegria enfatiza, “é muito satisfatório proporcionar essa experiência aos acadêmicos através dessa parceria entre SESC e UNIRON. Temos recebido muitos feedbacks positivos do público. Todos estão de parabéns”.

Fonte - News Rondônia

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.