SEXTA-FEIRA, 19/04/2024

Leo Ladeia: de vendedor de cerveja e conserva ao comunicador mais eclético da televisão rondoniense

Passou pela distribuidora Souza, Taquigawa e foi até funcionário público estadual e de repente, se viu transformado em comunicador articulista de rádio, jornal impresso e televisão do estado de Rondônia.

Publicado em 

Leo Ladeia: de vendedor de cerveja e conserva ao comunicador mais eclético da televisão rondoniense - News Rondônia

Leo Ladeia: de vendedor de cerveja e conserva ao comunicador mais eclético da televisão rondoniense - News Rondônia

Uma das pessoas mais carismáticas residentes em Porto Velho (RO). Esse é o baiano Leo Ladeia que chegou a Porto Velho como gerente do Posto da Sadia, depois de ter sido executivo da cervejaria Brahma em Cuiabá. Passou pela distribuidora Souza, Taquigawa e foi até funcionário público estadual e de repente, se viu transformado em comunicador articulista de rádio, jornal impresso e televisão do estado de Rondônia.

Leo Ladeia: de vendedor de cerveja e conserva ao comunicador mais eclético da televisão rondoniense - News Rondônia

Esse é o Leo Ladeia que enquanto gerente da Sadia ajudava as escolas de samba Caiari e Diplomatas doando ingredientes para feijoada; esse é o Leo Ladeia que chegou junto com sua esposa Tetê e amigos como João do Vale a coordenar um desfile da Banda do Vai Quem Quer. “Foi o maior prejuízo, mas, deixamos a logomarca que identifica o bloco”. É o Leo Ladeia um humorista nato e amigo de todas as horas. Esse jovem ancião, é o nosso entrevistado de hoje.

Leo Ladeia: de vendedor de cerveja e conserva ao comunicador mais eclético da televisão rondoniense - News Rondônia

Zk – Qual seu nome completo e cidade/estado onde nasceu?

Leo Ladeira – Meu nome é Leo Ladeia e antes de ser homem sou torcedor do Bahia, depois sou homem, nasci na cidade de Itororó em Salvador (BH). Na realidade, não conheço a cidade, nasci lá e logo fui pra Minas Gerais, uma cidade chamada Nanuque e fiquei por lá até meus pais voltarem pra Bahia. Nasci em 1949, no dia 28 de agosto, dia de Santo Agostinho autor de celebre frase: “Convertam-me, mas, não tão logo”.

Zk – O que sei, é que você começou como artista músico. Fala sobre essa fase?

Leo Ladeira – Quando cheguei em Salvador eu era inocente, puro e besta. Eu tinha uma bicicleta velha cujo freio era contra pedal e troquei essa bicicleta por um violão. Menino de interior gosta muito de fazer esses rolos; trocar passarinho por garrafa de cachaça, tudo isso. Bom, peguei o violão e não sabia tocar, foi então que vi um cara chamado Jorge Matos que tocava violão mal pra caramba, foi por isso que aprendi errado.

Leo Ladeia: de vendedor de cerveja e conserva ao comunicador mais eclético da televisão rondoniense - News Rondônia

Eu ficava olhando ele fazer as notas e mais, ele gostava mesmo era de fazer baixaria e eu tentei aprender a baixaria, mas, é muito difícil e desisti. Aprendi a tocar guitarra e baixo, construí um baixo porque naquela época era difícil você comprar, então vi o desenho e fiz um baixo e então montamos uma Banda Cujo nome era: “Loucos Sem Destino” – LSD.

Zk – Você participou, musicalmente falando, do início do Axé. Foi isso?

Leo Ladeira – Taí uma coisa interessante. Eu morava numa cidadezinha chamada São Sebastião do Passé e tinha um cara Chamado de Orlando e ele começou a construir uns caminhões elétricos, já tinha Dodô e Osmar e ele começou a fazer esse negócio. Ele trabalhava na Coelba, ele eletrificava o caminhão chamava os músicos e tocava lá em cima. Naquela época não tinha ninguém cantando, era frevo e chorinho, tudo num ritmo bem animado. Era bateria, violão de seis e de sete cordas e cavaquinho, eletrificados. Aquilo que o Dodô e Osmar inventaram no início da década de 1950. Nessa minha cidade, conheci pela primeira vez um Trio Elétrico e eu adorei aquilo. Sou até hoje doido pelo Trio Elétrico Instrumental. Quando ligaram microfone, foi uma outra coisa.

Zk – E o Axé? 

Leo Ladeira – Essa coisa do Axé eu vi nascer. A história é a seguinte: Os brancos da Bahia queriam seguir os negros. Na Bahia tinha e tem dois grandes blocos: Ilê Aiyê e Os Filhos de Gandhy. Então os brancos queriam fazer um igual, acontece que ali tinha a pegada do negão, tinha os batuques de afoxé.

Leo Ladeia: de vendedor de cerveja e conserva ao comunicador mais eclético da televisão rondoniense - News Rondônia

Leo Ladeia – Os brancos tinham vários blocos: Os Internacionais, Bloco da Banda Eva e foi dessa coisa que nasceu Daniela Mercury, Ivete Sangalo.

Zk – E o Luiz Caldas?

Leo Ladeia – Tem uma história do Luiz Caldas. O Axé era um estilo de letra muito malfeita, mas, deu certo. A Bahia tem uma característica, ela se abastece da própria cultura. E foram surgindo Daniela Mercury, Luiz Caldas, Ivete Sangalo e muitos outros. A história do Luiz Caldas é a seguinte: Ele estava se apresentando num show e quem estava assistindo (presente) esse show? Ivan Souza da Antártica e o Ivan pegava bitucas de cigarro e jogava no palco, só pra ver o Luiz Caldas pulando pra se livrar das bitucas, lembrando que o Luiz se apresentava descalço.

Zk – Falta identificar seus pais, digo, o nome deles?

Leo Ladeia – Meu pai já se foi, se apresentou ao Exército da Salvação. Chama-se seu Juvêncio.  Minha mãe que está com 103 anos, chama-se Laurentina – Dona Loura, ela bebe, cuida de galinha, cuida de casa, mora sozinha e você olha pra ela e não parece que tem a idade que tem.

Zk – Como foi que Rondônia surgiu na sua vida?

Leo Ladeia – Eu era pobre, pobre de ‘marré deci’, morava na Favela lá na Bahia num lugar chamado Nordeste de Amaralina, morei também no Largo dos Tanques espaços extremamente pobres. E viver numa coisa onde a predominância era de negros, me deixou com essa pegada de saber como é que eu devia me livrar. Quer dizer, o ruim aconteceu comigo, o Negão passava por mim e dizia: ‘Amarelo empapuçado não pode subir ladeira, quando sobe é devagar, quando desce é na carreira’.

Zk – E Rondônia?

Leo Ladeia – Eu entrei na Brahma quando tinha 22 anos, e a Brahma foi pra mim, uma escola de vida. Ela me deu uma formação de administração, me deu gente pra ajeitar minha cabeça que era desarrumada, me mandaram de um lado pro outro e naquela época, terminei indo para Cuiabá onde fiquei dois anos e meio. Foi quando conheci o pessoal da Sadia e eles me convidaram para trabalhar com eles. Naquela época a Brahma estava passando por um processo de transformação que ia terminar com a fusão da Antártica e eu detestava essa ideia. Foi então que aceitei o convite da Sadia.

Zk – Deixou de vender cerveja e foi vender carne?

Leo Ladeia – Fui vender o tira-gosto. A Sadia e estava querendo dominar o mercado de carne no Brasil e eles tinham aqui, um Posto de Venda e eu vim aqui levantar a venda do Posto e depois vender, acontece que eu quadrupliquei as vendas, foi um dos momentos mais fortes da Sadia em Rondônia. Tinha a Friamberia onde a gente atendia os fregueses de Porto Velho, você foi um dos nossos clientes, comprando ingredientes para a Feijoada da escola de samba Caiari e o Maracanã para a Diplomatas. Trabalhei também na Takigawa que vendia frango, quer dizer: deixei de vender cachaça e fui vender comida. Depois de algum tempo montei uma empresa que era representante da Santista Alimentos. A Santista Alimentos foi vendida para uma empresa Argentina chamada Boom de Alimentos. A Boom tirou todos os produtos bons que eu vendia e me deixou só com Farinha de Trigo resultado, tive que parar e decidi ficar um tempo quieto.

Leo Ladeia: de vendedor de cerveja e conserva ao comunicador mais eclético da televisão rondoniense - News Rondônia

Leo Ladeia – Na hora que parei esse negócio eu fiquei desempregado, não tinha pra onde ir, fiquei pensando o que eu ia fazer na vida e então me aparece duas figuras que até hoje tenho uma amizade muito forte João do Vale e Aires do Amaral. Aires do Amaral namorava a Alcina Athala que é madrinha do meu neto João Pedro e aí ele foi lá em casa no dia do aniversário do João Pedro, conversa vai, conversa vem, ele me disse: “Rapaz tem um cara que quer te contratar”. Eu estava trabalhando como frila num espaço ao lado da RedeTV onde ficava a Folha de Rondônia e a gente estava em mudança para a sede no Centro, ao lado da Escola da ALE na rua Afonso Pena. O cara era o Everton Leone. Fui lá com o Everton e esperei que ele me convidasse, eu achava que ele estava me contratando para vender comercial. Na realidade o que ele queria era que eu fosse apresentar um programa que ele já tinha desenhado na cabeça que era o “Sala Vip” e eu fui pra lá. Aí fiquei no Jornal A Folha de Rondônia e a TV Candelária. Trabalhei três dias com o Sergio Melo e quando chegou o terceiro dia ele falou: “Professor, você já pode fazer o programa sozinho”.

Zk – E o teu conhecimento com o Manelão?

Leo Ladeia – Aí foi quando fui trabalhar na Antártica. O Ivan de Souza foi um cara que conheci logo que cheguei aqui, ele a Bernadete, Zé Geraldo, Zé dos Parafusos. Eu comprava boi pra Sadia abater. O Manelão foi amor à primeira vista, quando vi aquele cara daquele tamanho com o coração maior do que ele, aí eu sabia que Deus estava me dando o irmão que eu não tinha dentro de Rondônia. Posso garanti pra você que minha relação com o Manelão e com o Anisinho Gorayeb é uma coisa de Deus não tem como explicar o amor que tinha pelos dois. E era assim, a minha mulher é apaixonada pelo Manelão o Anísio ela não teve a oportunidade de conhecer muito mais. Ela era doida pelo Manelão tanto, que no dia que ele morreu, ela mandou comprar 500 paus de fogos de artifícios e soltou lá dentro do cemitério. Basta lembrar que o enterro do Manelão foi um desfile carnavalesco e ela ajudou a realizar aquilo. O Manel ia lá pra casa e ficava conversando até de madrugada. A gente enchendo a cara de café e água. Na hora que vi a Banda do Vai Quem Quer fiquei doido, me lembrei dos blocos de sujo do Rio de Janeiro e dos blocos de sujo da Bahia, me lembra o que é o carnaval do povo.

Zk – Vocês chegaram a comandar um desfile da Banda. Digo a empresa de você?

Leo Ladeia – Deu um preju do tamanho do cacete. Investimos 20 paus e não lucramos nada. A única coisa que nos deu muita satisfação foi que deixamos uma marca. A Logo Marca que muitos pensam até hoje que fomos nós que criamos, porém, seu criador foi o Paulo que trabalhava na Oana Publicidade. O Manelão de imediato não gostou. “Não vou colocar minha cara em camiseta de carnaval”, respondi pra ele: Olha aqui seu ‘fela da puta’, estamos lhe dando uma coisa que vai ficar para o resto da vida da Banda de graça. Não vou lhe dar só isso: Vai ser isso, mais o Abadá diferenciado com chapeuzinho e short. E o Manel depois que disse que ia dar tudo aquilo e mais uma música, ele concordou.

Zk – Você hoje você é considerado um grande jornalista. Vamos concordar, você é respeitadíssimo no meio da comunicação. Quer explicar?

Leo Ladeia – Dei sorte, peguei um grande professor o Everton Leone. Foi assim: Fui trabalhar com o Everton. Trabalhei 14 anos com ele e na hora que não queria mais, eu sempre fui o cara de demitir o Patrão. Na hora que não me sentia bem no ambiente ia embora, mas, o Everton foi um cara que ensinava de uma forma diferente. Quando você errava ele não o reprovava na hora, porém, quando você fosse fazer algo novamente ele dizia: “Não repita o que você fez daquela vez”, peguei muito essa linha dele. Outra coisa, comecei tarde nessa área, com 54 anos. Já estava de cabelo branco. Essa história da credibilidade você trás da sua vida. O homem é a soma das suas experiências! Eu trouxe isso para mim. Quando você fala no rádio na televisão principalmente aqui em Rondônia que a gente não tem medição de audiência, mas, você sabe quem é que está lhe ouvindo. Eu não posso pegar aquela pessoa que me acompanha e contar uma mentira, pedir um dinheiro a alguém para falar bem dele; ou pedir dinheiro para não falar mal dele.

Zk – Nessa sua história você só não foi funcionário público?

Leo Ladeia – Fui! Quando eu saí da Taquigawa antes de trabalhar na Antártica, fiquei rodado uns seis meses e eu devia aluguel, empregada, não estava num melhor momento. Um cara chamado Oscar Andrade com quem eu tinha uma relação muito próxima, virou e disse assim: Tu tá ruim de vida né e eu respondi: To mais quebrado que arroz de terceira e ele falou: vou te arranjar um emprego. Eu pensei que eu fosse trabalhar lá nos ônibus da empresa dele, não, ele me arranjou um emprego no Porto era transporte fluvial e o chefe era o Paulinho Rodrigues com quem eu tenho um laço de amizade muito grande, fiquei lá com ele por um ano. Foi quando o governo de José de Abreu Bianco saiu e entrou o Cassol e o estilo do Cassol não me agradou. Resultado, disse pra mim mesmo: Rapaz eu não sirvo pra trabalhar em Serviço Público, todo dia você bate o   carimbo, anota a mesma coisa no mesmo pedaço de papel, não é produção, aí eu saí e fui tocar minha vida. Foi aí que entrei na Folha de Rondônia e comecei a escrever alguns artigos.

Zk – Como foi que você foi parar no Grupo SGC?

Leo Ladeia – Saí da Record depois de 14 anos. Sabe aqueles pequenos aborrecimentos, as vezes é um negócio pequeno, não vou falar o que que houve, mas, vou dizer algo que as pessoas podem entender. Eu tive um aborrecimento com uma pessoa, por causa de uma fruta que detesto, eu não como ingá, acho até uma fruta bonita, mas, não gosto. Terminei me aborrecendo, foi aí que disse: Não vou deixar passar nenhum um milímetro isso aqui, isso aqui foi o limite. Isso aconteceu numa quarta-feira e na sexta-feira pedi demissão.

Leo Ladeia: de vendedor de cerveja e conserva ao comunicador mais eclético da televisão rondoniense - News Rondônia

Leo Ladeia – Há alguns anos me encontrei com o Lubiana num evento no Hotel Slaviero durante um encontro com o pessoal da Santo Antônio Energia. Eu mal conhecia o Lubiana e ele virou pra mim e disse: Quando é que você vai trabalhar comigo? Respondi, é só você chamar. Isso durou uns dois anos. No dia que saí da Record eu não me lembrava dessa conversa com o Lubiana mas, eu queria fazer um programa de televisão no mesmo horário que fazia antes no horário da noite, que é esse que faço aqui. Vim na RedeTV com a intenção de comprar o horário e o Lubiana disse: Não vou vender o horário pra você não, porque lá na frente se você não puder me pagar eu vou botar você pra fora. Faz o seguinte, vem trabalhar comigo. Melhor do que isso não tem. Aí vim para cá e em 20 dias, o primeiro cenário ficou pronto. E o nome do programa, depois do Lubiana pesquisar, achou por bem colocar o nome de “Leo Ladeia”. 

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

DESTAQUE DA SEMANA: Primeiro transplante ósseo do Norte; Rondônia chega à Córdoba; e investimentos nos aeroportos são destaques do Governo de RO

Rondônia entra para a história com a realização do primeiro transplante ósseo da região Norte
L
Produtores compartilham experiências para reduzir impactos climáticos

Produtores compartilham experiências para reduzir impactos climáticos

Drones reduzem gasto de água e tempo de trabalho de mulheres no campo
L

Pré-Assembleia 2024 da Sicoob Credisul em Nova Mutum (MT) é marcada por crescimento da unidade e forte apoio a projetos sociais

A recepção dos associados ficou por conta da gerente da unidade, Vanessa Smirdele, e sua equipe.
L
IICA quer debater criação de selo de agricultura familiar das Américas

IICA quer debater criação de selo de agricultura familiar das Américas

Proposta foi apresentada pelo diretor-geral do instituto, Manuel Otero
L

Comemoração Cultural: Dia Mundial da arte e dia do desenhista marcam a semana

Em comemoração pelas datas, a coluna Arte da Prata apresenta o desenhista Devalmir Oliveira, que se destaca em entrevista com apresentações de suas habilidades.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

News Rondônia e Cine Araújo distribuem ingressos de cinema para internautas; Confira os ganhadores!

O Cine Araújo é um cinema que oferece conforto, qualidade e diversão para todos os públicos.
L
IRON HAND: Polícia Federal de Rondônia deflagra operação de combate ao abuso sexual infantojuvenil

IRON HAND: Polícia Federal de Rondônia deflagra operação de combate ao abuso sexual infantojuvenil

Foi dado cumprimento a mandado de Busca e Apreensão em razão do crime de armazenamento de pornografia infantojuvenil, resultando na prisão em flagrante do investigado.
10

Dia dos Povos Indígenas: Uma Celebração de Respeito e Reconhecimento

Refletindo sobre a Cultura e os Direitos dos Primeiros Habitantes do Brasil
L
Alcance a Excelência: Tour Internacional de Alta Performance com Paulo e Camila Vieira!

Alcance a Excelência: Tour Internacional de Alta Performance com Paulo e Camila Vieira!

Descubra como dobrar sua produtividade e eficiência com os especialistas em inteligência emocional.
L
EVENTOS - Vai ter sertanejo e baile funk neste final de semana no O Monarka

EVENTOS – Vai ter sertanejo e baile funk neste final de semana no O Monarka

Dois eventos, um no estilo sertanejo, que ocorrerá hoje, sexta-feira, dia 19, e outro no estilo funk, que vai acontecer neste sábado, dia 20, vão agitar o final de semana da nova casa de shows, o Monarka.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Rondônia está em busca de Gerente Administrativo

Se você possui experiência na área administrativa e está em busca de novos desafios em uma instituição de saúde de renome, essa pode ser a sua oportunidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Auxiliar de Limpeza nos Serviços Gerais em Porto Velho

Se você é responsável, proativo e possui experiência na área de limpeza, esta pode ser a chance que você estava esperando para fazer parte de uma equipe dedicada e comprometida.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Operador(a) de Caixa em Porto Velho

Se você tem experiência ou interesse em trabalhar na área de atendimento ao cliente e possui habilidades administrativas, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vaga de Empregos

FORTAL SUPERMERCADO abre vaga para Açougueiro em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma colocação no mercado de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Modi Serviços Administrativos abre vaga para Motorista de Caminhão em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma oportunidade de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
Publicidade

POLÍTICA

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto VelhoEleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro – A Força do Campo para Porto Velho

Sua pré-candidatura está centrada no bem-estar da população de Porto Velho. Ela promete defender incansavelmente os direitos das mulheres.
L
Empresário Helton Cordeiro anuncia pré-candidatura a vereador em Porto Velho

Empresário Helton Cordeiro anuncia pré-candidatura a vereador de Porto Velho

Com uma trajetória marcada pelo trabalho árduo e empreendedorismo, Helton busca trazer uma nova perspectiva para a política local.
L
Cláudia de Jesus anuncia emenda parlamentar para o Projeto Reca

Cláudia de Jesus anuncia emenda parlamentar para o Projeto Reca

Valor de R$ 155 mil será usado para compra de grande quantidade de calcário.
L

Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Projeto foi mobilizado para interação em cinco comunidades de Nova Mamoré.
L
Publicidade

POLÍCIA

NO SANTANA: Bando é preso com drogas em boca de fumo após roubo de celular

NO SANTANA: Bando é preso com drogas em boca de fumo após roubo de celular

Todos foram encaminhados ao Departamento de Flagrantes.
10
URGENTE: Motociclista sofre fratura em acidente na zona leste

URGENTE: Motociclista sofre fratura em acidente na zona leste

A PM ficou responsável por aplicar as medidas cabíveis.
12
PM recebe denúncia e estoura boca de fumo em apartamento usado por facção no Porto Madeiro

PM recebe denúncia e estoura boca de fumo em apartamento usado por facção no Porto Madero

Os policiais avistaram vários indivíduos fugindo assim que a viatura entrava no condomínio popular.
10
Polícia Federal de Rondônia prende em flagrante homem por venda de anabolizantes

Polícia Federal de Rondônia prende em flagrante homem por venda de anabolizantes

A ação conjunta com a Coordenação de Seguranças dos Correios teve início após investigações indicarem o envio da encomenda, vinda de outro estado, com destino a Porto Velho (RO).
10

Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Parlamentar conta com o apoio de todos os parlamentares federais para a derrubada de vetos na sessão da Câmara Federal.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Boletim Logístico da Conab aponta crescimento das exportações de milho pelos portos do Arco Norte

Boletim Logístico da Conab aponta crescimento das exportações de milho pelos portos do Arco Norte

Nos dados coletados sobre preços de fretes rodoviários, o Boletim aponta que houve tendência de alta mais significativas nas rotas com origem no Distrito Federal, que registrou variações positivas em algumas praças.
L
"Há muito tempo não me sentia tão feliz", diz bicampeão Filipe Toledo

“Há muito tempo não me sentia tão feliz”, diz bicampeão Filipe Toledo

A fim de cuidar da saúde mental, surfista optou por não disputar WSL
L
Governo propõe a servidores da educação reajuste de 9% em 2025

Governo propõe a servidores da educação reajuste de 9% em 2025

Sindicato classificou proposta de “irrisória e decepcionante”
Indianos vão às urnas em eleição nacional

Indianos vão às urnas em eleição nacional

É a primeira fase da maior eleição do mundo, que vai até 1º de junho
L
Equador se prepara para votar medidas de segurança em referendo

Equador se prepara para votar medidas de segurança em referendo

Consulta será realizada no próximo domingo (21)
L
PodCast Entre Levels entrevista: Pedro Regis

PodCast Entre Levels entrevista: Pedro Regis

O carismático apresentador Alisson terá o prazer de conversar com Pedro Regis, o visionário por trás do intrigante projeto Kaminari.
L
Número de mortos nos Emirados Árabes por tempestade chega a quatro

Número de mortos nos Emirados Árabes por tempestade chega a quatro

Aeroporto de Dubai segue com problemas
L
Ataque de drone não causou vítimas em Isfahan, diz chanceler iraniano

Ataque de drone não causou vítimas em Isfahan, diz chanceler iraniano

Israel teria disparado contra cidade nesta sexta-feira
L
Paris 2024: Brasil busca vaga no revezamento misto da macha atlética

Paris 2024: Brasil busca vaga no revezamento misto da macha atlética

País compete domingo (21) no Mundial por equipes em Antalya (Turquia)
L
Segredos e Confrontos No Rancho Fundo

Segredos e Emoções No Rancho Fundo

Emoções à Flor da Pele em NO RANCHO FUNDO
L