Como adaptar cães e crianças?

Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar.
Quinta-Feira, 30 de Setembro de 2021 - 16:58

Diversas crianças adoram os animais, e em sua grande maioria não sabe como se portar com um cachorro à sua frente. Quando um cachorro é adotado, ele demora para se adaptar, pois tudo é novo, e dependendo do comportamento das crianças do local, poderá ser um período de adaptação bem complicado para os cães. E nesse caso paira a dúvida, “Como adestrar um cachorro?”.

Podemos definir que a presença de animais na infância vai trazer diversos benefícios para o desenvolvimento infantil. Neste artigo vamos abordar algumas dicas que vão lhe ajudar neste assunto.

Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar.

Vamos lá?

Antes da chegada

Sempre converse com a criança, mesmo que ela seja pequena. Na conversa, busque explicar como ela vai lidar com o cão. Como, por exemplo, diga que não pode puxar o rabo, ou qualquer outra parte do animal, pois os pets ficam tristes.

Explique que não é legal ela morder, puxar, arrastar ou qualquer outro movimento que possa gerar um desconforto ao animal. Isso deverá ser muito bem conversado previamente para que a criança saiba respeitá-lo.

A chegada

É fundamental que exista a presença de um adulto sempre supervisionando a criança e o pet. Pois, o adulto perceberá se o cão está incomodado com algo, pois a criança provavelmente não terá a mesma percepção da situação.

Tente ensinar a criança a chamar pelo nome do cão, faça alguns barulhos e use brinquedos para chamar a atenção dele. Com esse exemplo, a criança perceberá que ela não precisará sair correndo atrás do cachorro.

Como agir com o cão para a chegada de um bebê

Sempre quando for necessário realize um treinamento preventivo. Para isso, sempre identifique se o cão é agressivo ou inseguro. Pois, diversos cães devem passar por um processo complexo para a chegada de uma criança nova,

Uma dica fundamental é procurar por um bom Curso Online de adestramento ou um experiente adestrador, busque conversar com ele sobre a devida situação.

Acostume o cachorro com as crianças

Um dos primeiros passos que deverão ser tomados com a chegada do bebê será sempre acostumar o cão com as crianças desde cedo. O processo para a socialização canina deverá ser realizado com bastante antecedência tanto para pessoas adultas quanto para as crianças.

Como o filhote ainda não concluiu todas as vacinas, ele poderá estar mais vulnerável, portanto será necessário encontrar algumas alternativas para familiarizá-lo com os outros animais, pessoas e crianças.

Para ajudá-lo, leve-o para passear de carro ou no colo, com a finalidade que ele não caminhe no chão. Assim, você vai conseguir socializá-lo e protegê-lo ao mesmo tempo.

Prepare o seu pet para a chegada de uma criança

Outro passo que sempre deve ser dado antes da chegada de uma criança é preparar o pet para esse momento. Você poderá permitir que o cão se aproxime e cheire a barriga da pessoa que está grávida e, assim, o cachorro vai perceber que algo está mudando, tendo em vista que os cachorros conseguem ouvir diversos sons, e eles vão ouvir os sons da criança dentro da barriga da mãe.

Além disso, busque apresentar o quarto do bebê para o cão. Assim ele perceberá que existe um novo espaço dentro do lar. Sempre deixe o animal de estimação ver e cheirar todas as roupinhas e brinquedos da criança.

Presente a rotina do pet

Um passo fundamental é sempre preservar o máximo possível a rotina do seu cachorro. Portanto, mantenha sempre o mesmo horário do passeio, brincadeiras, carinho e alimentação iguais. Pois assim, ele perceberá que não está sendo deixado de lado. Inclua sempre outras pessoas da casa nessas tarefas também.

Acostume o pet com o cheiro da do bebê

Quando o bebê nascer, leve uma roupinha já usada para que o cachorro possa sentir o cheiro do bebê. De preferência para as roupinhas que foram usadas no mesmo dia.

Apresente o bebê ao pet

Quando retornar ao lar, lembre-se sempre de apresentar o bebê ao cachorro. Depois da apresentação, promova uma interação entre o cachorro e o bebê de forma que seja gradual. Com isso, nos três primeiros dias, deixe o cachorro se acostumar com os sons da criança, porém os mantenha em ambientes diferentes.

A partir de alguns dias, deixe-os os dois no mesmo espaço para que se acostumem um com a presença do outro. E por fim, após uma semana, comece a tentar realizar uma interação cada vez mais próxima entre pet e bebê, permitindo assim que o cachorro cheire e interaja com a criança.

Relacione a criança sempre à coisas que são positivas

Essa dica poderá ser facilmente conciliada com a dica anterior.

Quando perceber o bom desempenho do cão em lidar com a criança, dê sempre petiscos gostosos para ele e brinquedos novos. Assim, o animal compreenderá que está reagindo bem e será estimulado sempre a agir da melhor forma.

Mantenha a vacinação do cachorro em dia

Uma dica valiosa é sempre manter a vacinação do cachorro em dia, tendo em vista que um o bebezinho ainda apresenta um organismo muito sensível e frágil, e os animais não previamente vacinados jamais devem se aproximar da criança nessa fase.

Portanto, sempre antes da criança nascer, verifique se a vacinação do cão está em dia e, caso ele ainda não seja vacinado, procure solucionar esta situação o quanto antes. Além da vacinação, verifique sempre a vermifugação do animal para que ela esteja em dia também.

Se você deseja aprender mais sobre adestramento, indicamos que você faça um Curso Online com Certificado da área de adestração. Com o curso, você aprenderá diversas técnicas infalíveis para colocar em prática.

Depois de ler sobre como adaptar cães e crianças, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Fonte - Assessoria

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.