Servidores da Sedam participam de curso de capacitação sobre turismo indígena, em Cacoal

Com foco nos atrativos culturais, geração de renda sustentabilidade dos destinos turísticos, a ideia é aprimorar competências destes possíveis profissionais indígenas para o desenvolvimento do turismo em suas regiões.
Quarta-Feira, 29 de Setembro de 2021 - 11:10

Em proposta ao desenvolvimento do ecoturismo na região, a comunidade indígena Paiter Suruí recebeu treinamento de técnicas voltados para a defesa e preservação dos territórios indígenas, em Cacoal. O curso, promovido pela Associação de Defesa Etnoambiental (Kanindé), encerrou esta semana e contou com  a participação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

Com foco nos atrativos culturais, geração de renda sustentabilidade dos destinos turísticos, a ideia é aprimorar competências destes possíveis profissionais indígenas para o desenvolvimento do turismo em suas regiões. A capacitação ocorre em mobilidade em quatro áreas de referência e é realizada pela Associação Cultural de Realizadores Indígenas (Ascuri) e parceiros em módulos estruturados.

Esta capacitação faz parte do projeto Conectando Terras Indígenas, voltado para a qualidade no atendimento turístico, especificamente a recepção. Durante a capacitação, os estudantes receberam um treinamento básico para a criação de projetos em turismo de base comunitário, o ecoturismo em terras indignes, principais desafios e potencialidades. E também os critérios de qualidade no atendimento ao cliente, como protocolo de atendimento e biossegurança durante este período de pandemia da covid-19.

O secretário-adjunto da Sedam, Demargli Farias, esteve presente no último dia do curso e parabenizou os jovens pela determinação e presença nas atividades desenvolvidas “Fico muito contente em saber que jovens da comunidade indígena estão participando destes projetos de desenvolvimento da cultura e do meio ambiente. Este é apenas o começo de muitos outras ações que vão beneficiar estas pessoas. A secretária ambiental do Governo de Rondônia tem este propósito de integrar e desenvolver projetos para os povos indígenas”, acrescentou o secretário.

TREINAMENTO

Os indígenas recebem treinamento de capacitação durante os cinco dias sobre atendimento e qualidade ao serviço de turismo, com o principal objetivo de proporcionar aos participantes noções básicas e orientações sobre o turismo de base comunitária, etnoturismo e o ecoturismo em terra indígenas. O curso faz parte do calendário de ações da associação. O próximo curso agora deve ocorrer em novembro e beneficiará outras aldeias indígenas de Cacoal.

A atividade foi composta por ações práticas e teóricas, através de desenvolvimento de produtos. Segundo a coordenadora do programa de Formação da Kanidé, Tamires Mesquita, esta formação turística vai ampliar ainda mais o desenvolvimento da cultura indígena. “Estes jovens capacitados estão desenvolvendo, dentro do curso, oportunidades de criarem ações para seus povos, e mostrar o que a cultura indígena tem de melhor”, afirmou a coordenadora.

Estiveram presentes no encerramento do curso, o gerente de desenvolvimento ambiental indígena da Coordenadoria de Povos indígenas (Copin), Rubens Naraikoe Surui; a gerente do Erga/Sedam de Cacoal, Thalitta Cota, e servidores da Sedam.

Fonte - 010 - SECOM - GOV/RO

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.