SÁBADO, 20/04/2024

Reintegração da Flona Jacundá perde o objeto por famílias já terem deixado área ao menos 20 dias atrás

Na segunda-feira (28), apesar de tardiamente, forças de segurança cercaram área da reserva por ar e terra fortemente armados para cumprirem decisão da 5ª Vara da Justiça Federal em Rondônia.

Publicado em 

Reintegração da Flona Jacundá perde o objeto por famílias já terem deixado área ao menos 20 dias atrás - News Rondônia

Reintegração da Flona Jacundá perde o objeto por famílias já terem deixado área ao menos 20 dias atrás - News Rondônia

CANDEIAS DO JAMARI (RO) – A ocupação das aeras contíguas à Floresta Nacional de Jacundá, na mesorregião dos municípios de Porto Velho, Candeias do Jamari, Cujubim e Itapuã D’Oeste, objeto de disputa ferrenha entre a Madeira FLONA Industrial, madeireiros e agricultores com cadastro no INCRA, chegou ao fim ao menos duas semanas atrás.

Na segunda-feira (28), apesar de tardiamente, forças de segurança cercaram área da reserva por ar e terra fortemente armados para cumprirem decisão da 5ª Vara da Justiça Federal em Rondônia. Porém, já encontraram a área totalmente vazia, sem ninguém que fora denunciado pela Coordenadoria Regional do ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), em Rondônia.  

Reintegração da Flona Jacundá perde o objeto por famílias já terem deixado área ao menos 20 dias atrás - News Rondônia

Na iminência de não notificarem pretensos acusados da ocupação considerada ilegal, conforme a legislação pertinente, o Oficial de Justiça –  que não quis revelar a identidade – optou por abordar moradores da LP-50 no entrono da FLONA de Jacundá, especialmente, parte de associados da Associação de Produtores Rurais da Agricultura Familiar ‘Rio Verde’, distante da área da reserva entre 1,5 e 4,5 quilômetros.

Nas abordagens, segundo dirigentes de outras entidades de caráter rural assentados pela 17ª Superintendência Regional do INCRA – antes e durante os anos de 2000 e 2004, período de criação, instalação e funcionamento da FLONA de Jacundá e do Projeto de Assentamento Florestal Comunitário PAF Jequitibá  – também, foram feitas identificações de possíveis foragidos nas duas esferas do Judiciário (Estadual e Federal).

Segundo o advogado das famílias que já ocuparam, mansa e pacificamente, terras públicas nessa parte da região do antigo Projeto de Assentamento do INCRA, João Roberto Lemes Soares, ‘algumas pessoas que estariam no entrono da área legal reivindicada, receberam notificações e outras, se quer, poderiam ter sido importunadas por já morarem nos locais há décadas’.  

Pelo histórico da ação judicial, a determinação judicial teria que ser cumprida a partir do mês passado. Mas a medida foi declarada cumprida, em parte, na segunda-feira (28), fato que não foi esclarecido ao Núcleo de Jornalismo Investigativo deste site por parte das autoridades destacadas a região de Candeias do Jamari. 

Reintegração da Flona Jacundá perde o objeto por famílias já terem deixado área ao menos 20 dias atrás - News Rondônia 

ENTENDA O CASO – Desde que a Madeflona Industrial obteve junto ao Governo Federal a concessão de mais de 112 mil hectares para explorar por mais de quatro décadas (40 anos) na Floresta Nacional de Jacundá, ‘os conflitos apareceram em função da mesma empresa, sempre que se renovam os postos de prefeitos, governadores e parlamentares de Rondônia, ‘tentaria abiscoitar os hectares restantes da floresta de Jacundá’, denunciam antigos moradores locais.  

Desde que um núcleo do ICMBIO passou a funcionar em parte dos alojamentos cedidos à Coordenadoria Regional do órgão, a disputa ficou mais acirrada a partir das supostas derrubadas de essências de Castanheira, Cupiúba, Canela (espécies proibidas de corte e beneficiamento) em serrarias terceirizadas atribuídas ao grupo Madeflona Industrial, ‘as ocupações, legais e/ou ilegais, começaram a explodir na Vila Samuel’, anotaram moradores vinculados a Associação Rio Verde (ASPROVERDE).  

No rescaldo da operação de reintegração das áreas que integram a Floresta Nacional de Jacundá, segundo levantamento feito por este site de veiculação de notícias, ‘um pequeno grupo de pessoas foi notificado. Inclusive foram recomendados a deixar a área, juntamente, com moradores antigos da LP-50, o que na opinião advogado das famílias, ‘essas incongruências e outras decisões intempestivas serão contestadas na própria Justiça Federal, agora, em Brasília’.

Reintegração da Flona Jacundá perde o objeto por famílias já terem deixado área ao menos 20 dias atrás - News Rondônia

SOB OLHAR DO MUNDO – O suposto despejo e por perder o objeto da ação original (que não houve por ilegais não estarem mais na área da Flona de Jacundá) de cerca de 600 famílias de agricultores, remanescentes do quadro de beneficiários e não contemplados pelos planos estaduais e federais de reforma agrária, a questão, agora, ‘é, se, a mesma decisão será cumprida em desfavor das famílias fora da FLONA sendo beneficiadas pelo PAF Jequitibá, o Projeto de Assentamento Fundiário do INCRA, com remanescentes de soldados da borracha assistidos por decisão ainda, do Governo Militar no gerenciamento do ex-governador Jorge Teixeira de Oliveira’, arrematou o advogado João Roberto Lemes Soares.  

 

REFLEXÃO JÁ – Da Capital Federal (Brasília), agentes públicos consultados sobre a possível reativação do Projeto de Assentamento Florestal Comunitário ‘PAF Jequitibá’, além da manutenção do Projeto de Assentamento e Fundiário sob a responsabilidade da 17ª Superintendência Regional do INCRA, no hoje Distrito de Vila Nova Samuel, ‘isso, caberia ao próprio Governo Federal; já que o órgão em quase toda a Amazônia já virou réu por demonstrar desinteresse na suposta manutenção de terras públicas para esse fim’.  

A Reportagem entrou em contato com o órgão regional, porém, o assunto não foi comentado por ninguém devido parte da cúpula local se encontrar no interior do Estado participando de uma importante força tarefa de regularização de áreas em litígios. Principalmente, no Cone Sul de Rondônia.  

XICO NERY

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Na Amazônia, 77% do garimpo está a menos de 500 m de cursos d’água

Na Amazônia, 77% do garimpo está a menos de 500 m de cursos d’água

Levantamento é da rede colaborativa MapBiomas
L
"Cometa do Diabo" ficará visível no Brasil neste domingo; veja horário

“Cometa do Diabo” ficará visível no Brasil neste domingo; veja horário

Corpo celeste poderá ser visto com uso de binóculo e telescópio
L

DESTAQUE DA SEMANA: Primeiro transplante ósseo do Norte; Rondônia chega à Córdoba; e investimentos nos aeroportos são destaques do Governo de RO

Rondônia entra para a história com a realização do primeiro transplante ósseo da região Norte
L
Produtores compartilham experiências para reduzir impactos climáticos

Produtores compartilham experiências para reduzir impactos climáticos

Drones reduzem gasto de água e tempo de trabalho de mulheres no campo
L

Pré-Assembleia 2024 da Sicoob Credisul em Nova Mutum (MT) é marcada por crescimento da unidade e forte apoio a projetos sociais

A recepção dos associados ficou por conta da gerente da unidade, Vanessa Smirdele, e sua equipe.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Maioria da Anvisa mantém proibição de cigarros eletrônicos no país

Maioria da Anvisa mantém proibição de cigarros eletrônicos no país

Medida está em vigor desde 2009
L

Comemoração Cultural: Dia Mundial da arte e dia do desenhista marcam a semana

Em comemoração pelas datas, a coluna Arte da Prata apresenta o desenhista Devalmir Oliveira, que se destaca em entrevista com apresentações de suas habilidades.
L

News Rondônia e Cine Araújo distribuem ingressos de cinema para internautas; Confira os ganhadores!

O Cine Araújo é um cinema que oferece conforto, qualidade e diversão para todos os públicos.
L
IRON HAND: Polícia Federal de Rondônia deflagra operação de combate ao abuso sexual infantojuvenil

IRON HAND: Polícia Federal de Rondônia deflagra operação de combate ao abuso sexual infantojuvenil

Foi dado cumprimento a mandado de Busca e Apreensão em razão do crime de armazenamento de pornografia infantojuvenil, resultando na prisão em flagrante do investigado.
10

Dia dos Povos Indígenas: Uma Celebração de Respeito e Reconhecimento

Refletindo sobre a Cultura e os Direitos dos Primeiros Habitantes do Brasil
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Rondônia está em busca de Gerente Administrativo

Se você possui experiência na área administrativa e está em busca de novos desafios em uma instituição de saúde de renome, essa pode ser a sua oportunidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Auxiliar de Limpeza nos Serviços Gerais em Porto Velho

Se você é responsável, proativo e possui experiência na área de limpeza, esta pode ser a chance que você estava esperando para fazer parte de uma equipe dedicada e comprometida.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Operador(a) de Caixa em Porto Velho

Se você tem experiência ou interesse em trabalhar na área de atendimento ao cliente e possui habilidades administrativas, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vaga de Empregos

FORTAL SUPERMERCADO abre vaga para Açougueiro em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma colocação no mercado de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Modi Serviços Administrativos abre vaga para Motorista de Caminhão em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma oportunidade de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
Publicidade

POLÍTICA

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto VelhoEleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro – A Força do Campo para Porto Velho

Sua pré-candidatura está centrada no bem-estar da população de Porto Velho. Ela promete defender incansavelmente os direitos das mulheres.
L
Empresário Helton Cordeiro anuncia pré-candidatura a vereador em Porto Velho

Empresário Helton Cordeiro anuncia pré-candidatura a vereador de Porto Velho

Com uma trajetória marcada pelo trabalho árduo e empreendedorismo, Helton busca trazer uma nova perspectiva para a política local.
L
Cláudia de Jesus anuncia emenda parlamentar para o Projeto Reca

Cláudia de Jesus anuncia emenda parlamentar para o Projeto Reca

Valor de R$ 155 mil será usado para compra de grande quantidade de calcário.
L

Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Projeto foi mobilizado para interação em cinco comunidades de Nova Mamoré.
L
Publicidade

POLÍCIA

NO SANTANA: Bando é preso com drogas em boca de fumo após roubo de celular

NO SANTANA: Bando é preso com drogas em boca de fumo após roubo de celular

Todos foram encaminhados ao Departamento de Flagrantes.
10
URGENTE: Motociclista sofre fratura em acidente na zona leste

URGENTE: Motociclista sofre fratura em acidente na zona leste

A PM ficou responsável por aplicar as medidas cabíveis.
12
PM recebe denúncia e estoura boca de fumo em apartamento usado por facção no Porto Madeiro

PM recebe denúncia e estoura boca de fumo em apartamento usado por facção no Porto Madero

Os policiais avistaram vários indivíduos fugindo assim que a viatura entrava no condomínio popular.
10
Polícia Federal de Rondônia prende em flagrante homem por venda de anabolizantes

Polícia Federal de Rondônia prende em flagrante homem por venda de anabolizantes

A ação conjunta com a Coordenação de Seguranças dos Correios teve início após investigações indicarem o envio da encomenda, vinda de outro estado, com destino a Porto Velho (RO).
10

Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Parlamentar conta com o apoio de todos os parlamentares federais para a derrubada de vetos na sessão da Câmara Federal.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Boletim Logístico da Conab aponta crescimento das exportações de milho pelos portos do Arco Norte

Boletim Logístico da Conab aponta crescimento das exportações de milho pelos portos do Arco Norte

Nos dados coletados sobre preços de fretes rodoviários, o Boletim aponta que houve tendência de alta mais significativas nas rotas com origem no Distrito Federal, que registrou variações positivas em algumas praças.
L
"Há muito tempo não me sentia tão feliz", diz bicampeão Filipe Toledo

“Há muito tempo não me sentia tão feliz”, diz bicampeão Filipe Toledo

A fim de cuidar da saúde mental, surfista optou por não disputar WSL
L
Governo propõe a servidores da educação reajuste de 9% em 2025

Governo propõe a servidores da educação reajuste de 9% em 2025

Sindicato classificou proposta de “irrisória e decepcionante”
Indianos vão às urnas em eleição nacional

Indianos vão às urnas em eleição nacional

É a primeira fase da maior eleição do mundo, que vai até 1º de junho
L
Equador se prepara para votar medidas de segurança em referendo

Equador se prepara para votar medidas de segurança em referendo

Consulta será realizada no próximo domingo (21)
L
IICA quer debater criação de selo de agricultura familiar das Américas

IICA quer debater criação de selo de agricultura familiar das Américas

Proposta foi apresentada pelo diretor-geral do instituto, Manuel Otero
L
PodCast Entre Levels entrevista: Pedro Regis

PodCast Entre Levels entrevista: Pedro Regis

O carismático apresentador Alisson terá o prazer de conversar com Pedro Regis, o visionário por trás do intrigante projeto Kaminari.
L
Número de mortos nos Emirados Árabes por tempestade chega a quatro

Número de mortos nos Emirados Árabes por tempestade chega a quatro

Aeroporto de Dubai segue com problemas
L
Ataque de drone não causou vítimas em Isfahan, diz chanceler iraniano

Ataque de drone não causou vítimas em Isfahan, diz chanceler iraniano

Israel teria disparado contra cidade nesta sexta-feira
L
Paris 2024: Brasil busca vaga no revezamento misto da macha atlética

Paris 2024: Brasil busca vaga no revezamento misto da macha atlética

País compete domingo (21) no Mundial por equipes em Antalya (Turquia)
L