Uma empresa que deseja investir em marketing precisa entender como trabalha um profissional de SEO. Isso facilita a busca e proporciona uma melhor visão sobre as estratégias que podem ser implementadas.
Em meio a tantos profissionais, pode ser difícil entender como o trabalho de marketing digital funciona. Por isso, conhecer as referências do mercado leva ao conhecimento mais preciso e, principalmente, especializado.
Confira este top com os 7 melhores profissionais do marketing para se ter como referência:
1. Philip Kotler
Quando a internet ainda era pouco explorada e não contava com tantos profissionais de marketing digital, havia uma grande referência no meio: Philip Kotler, o pai do Marketing. Mesmo com 90 anos, Kotler continua atuando como professor universitário e escrevendo livros considerados referências para quem trabalha na área. No último — Marketing 5.0: technology for humanity —, ele aborda a união entre tecnologia e fator humano para atrair e converter clientes.
Kotler foi o primeiro a abordar a necessidade dos negócios de compreender dores e necessidades dos consumidores — algo fundamental para a criação de personas e estratégias de marketing digital. Seus livros são leituras obrigatórias para profissionais de marketing do mundo inteiro.
2. Neil Patel
Uma das maiores referências no mundo do marketing digital, Neil Patel é criador de quatro famosas ferramentas (Crazy Egg, Quicksprout, KISSmetrics e Hello Bar). Já ajudou empresas multimilionárias como Amazon, Google, General Motors, NBC e Viacom a ganhar mais receita com marketing digital. Apesar de britânico com ascendência indiana, Patel tem um blog traduzido para o português com conteúdos bem extensos, explicados e de fácil aprendizagem.
3. Vitor Peçanha
Co-criador e chief content officer (CCO; diretor de conteúdo) da Rock Content, uma das maiores empresas de marketing de conteúdo da América Latina, Peçanha é uma das principais referências brasileiras em marketing. Também escreveu o livro Obrigado pelo Marketing, um ótimo guia para quem deseja aprender sobre o segmento.
A Rock Content também oferece cursos gratuitos e pagos a profissionais que desejam aprender mais sobre marketing de conteúdo, inbound marketing, branding e redes sociais.
4. Martha Gabriel
Engenheira, consultora, palestrante, professora e autora, Martha Gabriel atua nas áreas de inovação, educação e, claro, marketing digital. Um de seus livros, Marketing na Era Digital, é considerado best-seller no segmento.
Martha, no entanto, diz que o termo “marketing digital” não existe, mas que as estratégias de uso de plataformas (digitais ou tradicionais) determinam o caminho do marketing. Vale a pena acompanhar seu trabalho para entender suas propostas inovadoras na área.
5. Emília Chagas
Jornalista de formação, Emília Chagas começou a trabalhar aos 15 anos na área de relações públicas e depois migrou para conteúdo. Ganhou experiência liderando equipes em empresas de comunicação quando, em meio a um grande projeto para o Banco do Brasil, viu como seria importante cuidar da parte comunicacional de uma empresa — que, muitas vezes, é negligenciada.
Foi então que decidiu empreender. Com um grupo de sócios, abriu a Contentools, que tempos depois se tornou uma das principais empresas de marketing de conteúdo do Brasil. Atualmente, a empresa virou o braço nacional da GrowthHackers Workflow, tendo Emília como head of business strategy.
6. Ann Handley
Considerada a rainha do marketing de conteúdo, a americana Ann Handley é uma das principais referências globais no meio digital. CCO da Marketing Profs, uma das maiores comunidades de profissionais de marketing do mundo, Handley também é colunista mensal da Enterpreuner Magazine. Seu livro Everybody Writes: Your Go-to Guide to Creating Ridiculously Good Content foi listado pela Wall Street Journal como um dos livros mais vendidos na época de seu lançamento.
7. Liliane Ferrari
Pioneira no estudo acadêmico do jornalismo digital, Liliane Ferrari começou a escrever sobre as ferramentas online ainda em 2009, quando muitas delas estavam apenas começando. Por isso, sua obra se tornou referência para quem estuda para concursos e, agora, também é guia para empreendedores.
Professora, consultora, estrategista e palestrante, Liliane está há mais de 16 anos realizando consultorias estratégicas de projetos digitais com foco em mídias sociais e marketing de influência para marcas de diferentes segmentos.