Sedam discute propostas para fomentar turismo de pesca esportiva em Rondônia

O turismo de pesca é uma importante atividade econômica do Estado e com a necessidade de planejamento, a fim de garantir a qualidade do ambiente.
Sexta-Feira, 17 de Setembro de 2021 - 14:42

Em benefício do desenvolvimento pesqueiro do Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) se reuniu com uma equipe da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio) para tratar sobre a pesca esportiva e o crescimento da atividade no Estado.

Porto Velho é considerada a principal área de pesca de Rondônia e uma das mais importantes da Região Amazônica, atraindo adeptos da pesca esportiva em busca das mais de 800 espécies de peixes catalogadas no rio Madeira. O turismo de pesca é uma importante atividade econômica do Estado e com a necessidade de planejamento, a fim de garantir a qualidade do ambiente.

O diretor-geral da Fecomércio, Cláudio Norio Hikague apresentou ao secretário da Sedam, Marcílio Leite, ações para melhorar as condições para o turismo de pesca, que tem sido importante para o sistema ecológico e sócio-econômico de Rondônia, sobretudo para o setor pesqueiro.

O objetivo desta reunião foi à fomentação do turismo, com foco na pesca esportiva e a preservação natural, com a finalidade também de proteger o ecossistema ambiental. “A gente precisa defende a preservação do meio ambiente para que o turismo de pesca aconteça. Por este motivo procuramos a Sedam para que possamos desenvolver projetos voltados para ambas as partes, e principalmente pensando no desenvolvimento de Rondônia” explicou Cláudio Norio Hikague.

Uma das ações da Fecomércio é o Sport Fishing que tem como objetivo transformar Porto Velho na Capital Nacional da Pesca Esportiva.

O diretor-geral da Fecomércio parabenizou o governador Marcos Rocha e o gestor da Sedam, Marcílio Leite, pela abertura quanto as tratativas no setor pesqueiro e pelas ações positivas da Sedam que têm ocasionado melhorias para o Estado, e por acreditarem nas potencialidades turísticas de Rondônia, e que podem se desenvolver ainda mais com o apoio do Poder Executivo.

PESCA ESPORTIVA

Em Rondônia, a prática tem grande força também na regão do Vale do Guaporé, como: Porto Rolim, Costa Marques e ainda Guajará-Mirim. Estas regiões também disponibilizam pousadas com acomodações rústicas e confortáveis além de local para acampamento e restaurantes com comidas típicas, fomentando o turismo na região.

Para o secretário da Sedam, Marcílio Leite, este trabalho em equipe vai oportunizar ao Estado um olhar mais minucioso para as atividades voltadas ao setor de pesca esportiva, possibilitando desenvolver novos projetos e ações positivas para Rondônia.

Participaram da reunião, o secretário adjunto da Sedam, Demargli Farias, o coordenador de Proteção Ambiental, Marcos Trindade, a consultora da Fecomério Cileide Ribeiro, o presidente da Associação dos Condutores da Pesca Esportiva, Danilo Lopes, vice-presidente da associação, Edmar de Oliveira Assis e o secretário Paulo Robson Ribeiro.

Fonte - 010 - SECOM - GOV/RO

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.