SEXTA-FEIRA, 26/04/2024

L

Saúde

Aliança Nacional busca reduzir mortalidade materna e neonatal

Iniciativa é de cerca de 50 entidades e organizações de saúde

Publicado em 

Aliança Nacional busca reduzir mortalidade materna e neonatal - News Rondônia

Em defesa do atendimento adequado às gestantes e aos neonatos, que reduza a mortalidade materna no Brasil, cerca de 50 entidades e organizações de saúde criaram a Aliança Nacional para o Parto Seguro e Respeitoso. A iniciativa atende à orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que escolheu "Cuidado materno e neonatal seguro” como tema do Dia Mundial da Segurança do Paciente 2021, comemorado hoje (17). Uma carta-compromisso, a ser divulgada nos próximos dias, busca o engajamento de autoridades nessa luta.

Aliança Nacional busca reduzir mortalidade materna e neonatal - News Rondônia

Nesta sexta-feira, diversos monumentos espalhados pelo país vão ser iluminados na cor laranja para lembrar a data. Entre eles estão o Cristo Redentor, o Maracanã, os Arcos da Lapa e o Castelo Mourisco, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro; o Palácio de Karnac e o prédio do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí, em Teresina, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, o Palácio dos Leões, em São Luís, o Hospital Regional Wenceslau Lopes, em Piancó, e o Hospital Regional de Cajazeiras, ambos no sertão da Paraíba, o Hemocentro da Universidade de Campinas, em Campinas, e o Elevador Lacerda, em Salvador.

Carta-compromisso

No dia 22 deste mês, a Aliança vai lançar uma carta-compromisso com medidas de redução da mortalidade materna e neonatal. A intenção é que o documento seja assinado como um compromisso por autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, nos âmbitos nacional e estaduais, para que as medidas sejam postas em prática.

Embora a meta fixada pelo Brasil na OMS seja de 30 óbitos maternos por 100 mil nascidos vivos até 2030, o número de óbitos de mães no país, em 2018, atingiu 59,1 por 100 mil nascidos vivos.

“A mortalidade materna, em particular, é um gravíssimo problema de saúde pública”, ressaltou, em entrevista à Agência Brasil, Victor Grabois, presidente da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp), uma das entidades que coordenam a iniciativa. Para ele, esse é um problema importante no mundo, mas a maior parte dos entraves está nos chamados países em desenvolvimento e de baixa renda.

No mundo, todos os dias, 830 mulheres morrem por causas evitáveis relacionadas à gravidez e ao parto e, anualmente, 2,5 milhões de bebês morrem logo após nascer. Os dados são da OMS. Victor Grabois afirmou que boa parte dessas mortes é evitável. “Porque elas são mortes por eclâmpsia, por pressão elevada, por infecção, por hemorragia pós-parto, que são preveníveis. Toda morte materna é um evento sentinela, demanda uma investigação específica e, o que é mais grave, uma boa parte, de fato, é evitável”, afirmou. De acordo com a OMS, essas complicações respondem por mais de 70% das mortes maternas.

Covid-19

O quadro ficou mais crítico agora, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. “É esperado para 2020 e 2021 que a gente tenha uma elevação da razão de mortalidade materna (RMM). Se a gente comparar 2021 com 2020, em relação às mortes maternas por covid-19, que incluem as gestantes e as puérperas, tivemos uma elevação de quase quatro vezes o número de óbitos maternos em cada semana epidemiológica”.

Se em 2020 a média foi de dez mortes maternas por covid-19 por 100 mil nascidos vivos em cada semana epidemiológica, em 2021 o número chegou a 38 mortes maternas por semana epidemiológica. O levantamento foi feito pelo Observatório Obstétrico Brasileiro (OOB). “Quase quadruplicando esse número”, comentou Grabois. Ainda segundo o observatório, uma em cada cinco mortes maternas pela doença ocorreu fora de uma unidade de terapia intensiva.

Os especialistas asseguram que essa situação dramática pode ser evitada com atendimento adequado às gestantes e aos neonatos. A ideia é unir forças para potencializar os resultados, disse o presidente da Sobrasp. Ele lembrou que, com alguma melhoria na qualidade da atenção ao pré-natal, ao parto e ao puerpério, o Brasil conseguiu reduzir a RMM em 8,4% em um ano, de 2017 para 2018. Mas é preciso avançar mais nesse campo, recomendou.

Campanha

A campanha, difundida ao longo do mês de setembro pelas entidades que participam da Aliança Nacional para o Parto Seguro e Respeitoso, tem como tema “Aja agora para um parto seguro e respeitoso”, que é o slogan da OMS traduzido para o português. As diretrizes gerais da ação foram elaboradas por um conselho científico e reúnem informações e orientações das diferentes entidades participantes para a segurança de mulheres e bebês.

As principais diretrizes envolvem os temas da equidade, respeito, redes de atenção, parto adequado, prevenção à mortalidade materna, prevenção da prematuridade, letramento, empoderamento e engajamento e participação da família.

Segundo o Ministério da Saúde, 65% dos óbitos maternos ocorridos em 2018 foram de mulheres negras ou pardas. A campanha da Aliança envolve o enfrentamento de desigualdades e do racismo, questões que tornam a ação urgente, na opinião do presidente da Sobrasp. Grabois indicou a necessidade de enfrentar, em todos os níveis do sistema de saúde, as barreiras que limitam o acesso a serviços de qualidade, entre as quais a pobreza, a falta de informação e de acesso a serviços de saúde adequados, que impedem que as mulheres recebam cuidados devidos durante a gestação e o parto.

Problemas

O Brasil ocupa a décima posição no ranking mundial da prematuridade, com 300 mil nascimentos prematuros registrados em 2019, de acordo com informação do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, de 2020. Dados do Ministério da Saúde e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) revelam que 11,7% dos partos no Brasil ocorrem antes das 37 semanas de gestação.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ação da Prefeitura de Porto Velho leva serviços de prevenção e tratamento sobre a hipertensão

Dia Nacional de Prevenção e Combate ​à doença marca as ações do executivo municipal na promoção à saúde
L
Vacina contra a dengue será distribuída a mais 625 municípios

Vacina contra a dengue será distribuída a mais 625 municípios

Doses serão distribuídas nesta sexta-feira (26)
L
Anvisa lança painel para consulta de preços de medicamentos

Anvisa lança painel para consulta de preços de medicamentos

Farmácias e drogarias não poderão cobrar valor acima do permitido
L
Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue

Dados indicam ainda 1.792 óbitos confirmados por dengue em 2024
L
SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

Projeto de lei foi sancionado nesta quinta pelo presidente Lula
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ducati estreia versão da Multistrada V4 Rally Adventure no Brasil

Modelo será comercializado na configuração Travel & Radar com preço a partir de R$ 149.990,00
L

PodCast Entre Levels entrevista: MC Wset

O apresentador Alisson terá uma conversa empolgante com o renomado MC Wset. Juntos, eles explorarão os bastidores da música, a jornada do MC no cenário artístico e muito mais.
L

DESTAQUES DA SEMANA: Reunião do Consej em RO; intercâmbio e tablets à educação; e “Bizarrus” volta aos palcos são destaques do Governo de RO

Pela primeira vez, Rondônia realiza a Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Justiça
L
Confeitando Sonhos: A Doce Jornada de Gustavo Ferreira no Agenda News

Confeitando Sonhos: A Doce Jornada de Gustavo Ferreira no Agenda News

De bolos decorados a mentorias, descubra os segredos da Confeitaria O Doce Certo.
L

PF e PM apreendem 163kg de maconha em Rondônia

Uma pessoa foi presa em flagrante.
12
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Vagas de Emprego

Empresa Fortal abre vaga para Agente de Coleta de Lixo em Porto Velho

Essa vaga temporária representa uma chance para os interessados que desejam contribuir para a limpeza e manutenção da cidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Encarregado de Padaria em Porto Velho

A vaga, destinada para tempo integral, representa uma oportunidade única para aqueles que desejam fazer parte de uma equipe dedicada e contribuir para o sucesso da empresa.
L
Vaga de Empregos

Boa Nova Comércio de Óculos abre vagas para Vendedores Internos em Porto Velho

Com quatro vagas disponíveis, a empresa busca profissionais dedicados e comprometidos para integrar sua equipe em tempo integral.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Grupo L’Aporto abre vaga para Camareiro(a) de Hotel em Porto Velho

A vaga, disponível em tempo integral, oferece um salário mensal de R$ 1.492,23, além de uma série de benefícios para o colaborador.
L
Publicidade

POLÍTICA

Assembleia Legislativa de Rondônia homenageará Policiais Civis aposentados na segunda, 29

Assembleia Legislativa de Rondônia homenageará Policiais Civis aposentados na segunda, 29

O proponente da sessão solene é o deputado e 2º vice-presidente, deputado Ribeiro do Sinpol.
L

Deputado Alan Queiroz solicita medidas para ampliar voos em Rondônia

Parlamentar defende ampliação de voos na Amazônia e região Norte para impulsionar desenvolvimento econômico e integração regional.
L
Deputado Edevaldo Neves parabeniza Irmãos Olímpio pelo título brasileiro de Jiu-Jitsu em São Paulo

Deputado Edevaldo Neves parabeniza Irmãos Olímpio pelo título brasileiro de Jiu-Jitsu em São Paulo

Os irmãos Olímpio já haviam demonstrado sua maestria no esporte ao conquistarem o título de campeões europeus em janeiro deste ano.
L

Dra. Taíssa solicita cronograma de obras na BR-364, em Jaci-Paraná

Limitação de trafegabilidade vem causando transtornos à população.
L
Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Proposta visa garantir segurança e mobilidade, reduzindo a velocidade de veículos na estrada da Penal e beneficiar a comunidade local.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso acusado de tentar matar o próprio irmão a tiros

Homem é preso acusado de tentar matar o próprio irmão a tiros

A dupla foi encaminhada e apresentada no Departamento de Flagrantes.
12

Tia e sobrinha ficaram em estado grave em um acidente entre carro e moto na zona leste

Duas equipes do Samu atenderam as vítimas.
14

Força Tática flagra motorista com arma dentro do carro em Porto Velho

O suspeito foi encaminhado ao Departamento de Flagrantes.
10
Colisão entre três veículos deixa motociclista em estado grave na zona leste

Colisão entre três veículos deixa motociclista em estado grave na zona leste

Os carros conduzidos por mulheres seguiam um em cada via, quando houve a batida e os veículos acabaram atingindo um motociclista que aguardava o fluxo para passar no cruzamento.
16
Princípio de incêndio atinge gráfica na Abunã

Princípio de incêndio atinge gráfica na Abunã

O fogo teria dado início em uma impressora, depois se espalhado para outros aparelhos eletrônicos em uma sala segundo andar do prédio.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Promoção 3079 Destilados: Descubra quem ganhou a Cachaça Original D’Minas de Tutti Frutti

Uma festa de paladares e fragrâncias aguarda o afortunado vencedor.
L

Confira os vencedores do sorteio e como desfrutar dos filmes em exibição no principal cinema da cidade.

Nossos cumprimentos aos sortudos da campanha News Rondônia e Cine Araújo.
L
Abril Verde: TRT-14 e TST assinam Acordo de Cooperação para saúde e segurança no trabalho

Abril Verde: TRT-14 e TST assinam Acordo de Cooperação para saúde e segurança no trabalho

O Acordo visa promover ações conjuntas entre a Justiça do Trabalho e a implementação de políticas nacionais para proteger a saúde dos trabalhadores.
L

Requerimento da Licença Ambiental: AGROINDUSTRIA TRÊS CASA

Licença Ambiental Prévia, de Instalação e de Operação
L
Agenda News: Surpreenda sua Mãe com Tratamentos Estéticos Exclusivos

Agenda News: Surpreenda sua Mãe com Tratamentos Estéticos Exclusivos

De Drenagem a Botox, presenteie com cuidados que promovem beleza e bem-estar.
L
Indígenas pedem discussão presencial sobre suspensão do Marco Temporal

Indígenas pedem discussão presencial sobre suspensão do Marco Temporal

Lideranças tentam convencer os ministros do STF.
L
Senado recorrerá de decisão de Zanin contra desoneração da folha

Senado recorrerá de decisão de Zanin contra desoneração da folha

Segundo Pacheco, existem fontes de recursos para compensar medida.
L
Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Dessa forma, os consumidores não terão custo extra nas contas de luz.
L
Ministro da Justiça suspende policial que ensinou tortura em curso

Ministro da Justiça suspende policial que ensinou tortura em curso

Suspensão de agente da PRF em Santa Catarina vale por 90 dias.
L
Portaria regulamenta regras para Desenrola Pequenos Negócios

Portaria regulamenta regras para Desenrola Pequenos Negócios

Renegociação não terá limite de valor nem de tempo máximo de atraso.
L