SEXTA-FEIRA, 19/04/2024

Famílias que ocupam Flona de Jacundá devem sair da área até dia 16 sem uso de força policial

Porém, cabe às partes envolvidas recorrerem ao Judiciário em uma iminente contestação de foro humanitário

Publicado em 

Famílias que ocupam Flona de Jacundá devem sair da área até dia 16 sem uso de força policial - News Rondônia

Famílias que ocupam Flona de Jacundá devem sair da área até dia 16 sem uso de força policial - News Rondônia

Vila Nova Samuel, RONDÔNIA – A falta de escuta por parte da atual gestão da Coordenadoria Regional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), depois de alertada sobre ocupações de entorno de áreas de proteção só vem sendo contida após ações do Judiciário Federal nesta parte do bioma entre Porto Velho e Candeias do Jamari.

Por conta dessa situação, inúmeros ex-executores da 17ª Superintendência Regional do INCRA e do IBAMA nessa região do Vale do Jamari, em Rondônia, ‘sempre em conflito entre posseiros, esses casos só se ampliam em virtude de uma suposta prevaricação de parte de agentes públicos’, é o que afirma advogada ex-integrante do Projeto de Assentamento na Linha 50.

Famílias que ocupam Flona de Jacundá devem sair da área até dia 16 sem uso de força policial - News Rondônia

Sob anonimato, ela diz que a ‘situação da LP 50 só chegou aonde chegou face à falta de vistorias finais nos lotes entregues aos agricultores, apesar de selecionados e assentados’. Segundo disse, ‘a questão das prevaricações atribuídas entre órgãos de controle abriu caminho às ocupações irregulares’, Inclusive de áreas de proteção.

No caso específico de parte da Floresta Nacional de Jacundá, outros interlocutores que atuaram nessa região em constante conflito agrário e ambiental afirmam que, ‘os manejos industriais também em possíveis crimes ambientais não seriam apurados devidamente pelos órgãos de controle e isso abre lacunas para que serrarias terceirizadas assumam papel de prepostas na extração ilegal de madeiras, dentro e fora das áreas protegidas’.

Outro aspecto dessas supostas ilegalidades, um dos criadores do antigo Projeto de Assentamento Florestal Comunitário (PAF Jequitibá) sob a responsabilidade do INCRA rondoniense, ‘o órgão loteou a área, fincou marcos divisórios e assentou as famílias’ cujo objetivo seria a participação das famílias na extração e dessa sobrevivessem, muito antes da criação da FLONA de Jacundá, em 2004.

Com a decisão tomada pelo Juízo Federal (5ª Vara, em Porto Velho), cerca de 600 famílias, a partir do último dia 6, estão desobrigadas a permanecerem na área ocupada na divisa entre a FLONA e Linha 50, essa ainda sob a responsabilidade da 19ª Superintendência Regional do INCRA, em Rondônia.

Em contato com o Jornalismo Investigativo de o NEWSRONDÔNIA no sábado (10/09), se achando sem espaço na mídia corporativa devido a ampla divulgação da decisão do Judiciário Federal que decidiu pela desafetação das áreas ocupadas feita por emissoras de rádio e TV, famílias se disseram ‘inconformadas por não nos escutar em nenhum momento’, afirma Raimundo da Silva Marques, 73, que diz ter sido expulso de sua terra na região do Alto Rio Ji-Paraná por fazendeiros.

Na opinião das Associações de Agricultores Familiares e Extrativistas ao longo das Linhas 21, 35, 45 e 50 e do entorno da Floresta Nacional de Jacundá, as entidades afirmam que, ‘atenderemos, sim, a decisão da Justiça’. Porém, entre as várias competências deixadas de lado pelo ICMBIO, IBAMA e o INCRA, ‘está a de nós sermos ouvidos pela Defensoria Pública da União (DPU) durante o cumprimento do processo de reintegração, fazendo valer o cumprimento dos programas de reforma agrária, um padrão de normas do próprio Governo Federal’.

PEQUENO HISTÓRICO – Sem o cumprimento das linhas aditadas nos Programas Estadual e Federal de Reforma Agrária (PNRA & PERA), respectivamente, ocupações advindas dos anos 2004-21, no Vale do Jamari, mais que dobraram nesse período.

As maiores ainda ocorrem no Vale do Jamari numa eterna disputa entre posseiros da União, atesta uma das Executoras do PA do INCRA em Vila Nova Samuel – hoje, advogada especializada em Direito Agrário e Ambiental.

Diante dessa situação, sem terem para aonde ir, há informações de que 600 famílias que estariam na disputa de terras do entorno da Floresta Nacional de Jacundá – parte delas integraria o Projeto de Assentamento Florestal Comunitário (PAF Jequitibá) e o PA do INCRA, em Vila Nova Samuel – de que ocupem lotes em poder de servidores públicos nas Linhas 21,35, 45, 50 e 60 ainda em discussão no âmbito do Judiciário federal e Estadual.

Na decisão da Justiça, famílias em questão estão obrigadas a deixar a área ocupada desde o passado 6 até o próximo dia 16, ‘de forma voluntária e espontânea, foi a informação obtida pela Reportagem no âmbito da Advogacia Geral da União (AGU), Defensoria Pública da União (DPU), Procuradoria Regional da República (PRR-RO), Coordenadoria Regional do ICMBIO, Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e em Brasília junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e nas Comissões de Justiça da Câmara e Senado Federal.

No Congresso e na Ordem dos Advogados, em Brasília, a reportagem deste site de notícias consultou, ainda, na sexta-fera (10/09), membros da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos sobre a possibilidade de adiamento do pedido de reintegração da FLONA de Jacundá e seu entorno,  foram unânimes em afirmar que, ‘é possível’.

Porém, cabe às partes envolvidas recorrerem ao Judiciário em uma iminente contestação de foro humanitário, ou seja, ‘o retardo demandaria em outras decisões’.  

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo lança Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Governo lança Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Em 2022, 2,5 mil pessoas morreram em acidentes do trabalho no Brasil
L
Sistema de alerta de alagamentos e deslizamentos será lançado até maio

Sistema de alerta de alagamentos e deslizamentos será lançado até maio

Informação é do ministro da Integração, Waldez Góes
L
STF reafirma que todas as decisões da Corte são fundamentadas

STF reafirma que todas as decisões da Corte são fundamentadas

Declaração é em resposta a comitê da Câmara dos Deputados dos EUA
L

Governo de Rondônia apoia o 2º congresso estadual de Engenharia e Agronomia de Rondônia – 2º CEARO

De acordo com Luisa Cabral Santos, engenheira de pesca, proprietária da empresa Capacitar Consultoria e Soluções Ltda e secretária geral do 2º CEARO, os profissionais que estiverem devidamente inscritos no evento receberão o certificado de participação, além do conhecimento que levarão para vida profissional e pessoal.
L

Aborto oriundo de estupro: a vida começa na concepção – análise da recente resolução do Conselho Federal de Medicina

A ser válida a tese, matar um nascituro, um minuto antes de nascer não seria crime, mas 1 minuto depois de nascido seria um homicídio. Nada mais ilógico que tal interpretação.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Coluna do Simpi – Produção industrial cai 0,3% diz IBGE

Essa situação, combinada com a oscilação da taxa de câmbio, pode impactar ainda mais os preços finais dos produtos.
L

Zona de convergência provoca chuva na maior parte dos estados do norte

Sob alerta de perigo, chuvas ainda são previstas para hoje em Rondônia.
L
ELDORADO: PF realiza operação para coibir garimpo ilegal em Rondônia

ELDORADO: PF realiza operação para coibir garimpo ilegal em Rondônia

A ação que contou com a participação de 79 agentes públicos, resultou na inutilização de oito dragas usadas para extração de ouro.
10

Agenda News entrevista: Thais Cahulla e Queila Costa

Assista nesta quinta-feira, às 17h, no programa Agenda News da newstv.tv.br para uma entrevista especial com Thais Cahulla e Queila Costa, conduzida por Renata Camurça.
L

Agenda News: Descubra o poder do Fotorejuvenescimento com Luciana Belegante

Revitalize sua pele, elimine manchas e rugas com a técnica inovadora de Luz Intensa Pulsada (LIP).
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

A Empresa Minalinda está Contratando: Vaga Disponível para Auxiliar de Serviços Gerais / Produção

Estamos buscando um profissional dedicado e trabalhador para se juntar à nossa equipe.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Vagas de Emprego

Empresa abre vaga para Vendedor(a) em Porto Velho

A vaga, disponível em tempo integral, oferece um salário mensal de R$ 1.600,00, além de benefícios como Ajuda de Custo.
L
Vagas de Emprego

ULTRA POPULAR abre vaga para Auxiliar Administrativo em Porto Velho

O cargo oferece uma oportunidade em tempo integral, com um salário mensal de R$ 1.800,00.
L
Vaga de Empregos

SEGURESAT abre vaga para Auxiliar Técnico em Porto Velho

A vaga oferece uma excelente oportunidade para aqueles que desejam ingressar no campo da segurança eletrônica e desenvolver suas habilidades técnicas.
L
Publicidade

POLÍTICA

Na Comissão de Aviação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Este é mais um passo significativo na incansável batalha da deputada federal para resolver o caos dos voos na região, especialmente em Rondônia
L
Cláudia de Jesus defende contratação de professores auxiliares e cuidadores para inclusão de alunos PCDs

Cláudia de Jesus defende contratação de professores auxiliares e cuidadores para inclusão de alunos PCDs

Indicação visa melhorar o suporte em sala de aula para estudantes com deficiência.
L

Programa Comunidade News entrevista: Reginaldo Souza de Oliveira

Sintonize no programa Comunidade News nesta quinta-feira, dia 18, às 15h30, para uma entrevista com Reginaldo Souza de Oliveira
L
FOGAÇA: Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

FOGAÇA: Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Vereador destaca ação da prefeitura para minimizar alagamentos
L
Assembleia discute situação da Estação Ecológica Soldado da Borracha em audiência pública

Assembleia discute situação da Estação Ecológica Soldado da Borracha em audiência pública

Evento aconteceu em Cujubim, na última quarta-feira (17).
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Casal fica ferido em acidente entre motos na zona leste

A PM fará o registro do acidente.
12

FICCO/RO realiza prisão por tráfico de drogas na capital

O advogado detido é investigado pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico.
10

URGENTE: Dupla é presa com moto roubada após perseguição e tiroteio na zona sul

Os suspeitos foram encaminhados ao Departamento de Flagrantes.
12

PM recebe denúncia e prende apenado monitorado com tornozeleira desligada e drogas na zona leste

O suspeito era monitorado por tornozeleira eletrônica, porém o objeto estava desligado.
10

PF deflagra operação em combate a crimes contra a Previdência Social em Rondônia

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em RO e SP, com a determinação judicial de sequestro de bens que ultrapassam R$ 18 milhões.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: ELISANDRIO BERTOL

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L

Estudantes indígenas de Rondônia compartilham experiências etnoculturais na 2ª edição da Maloca

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou que, o projeto colabora no desenvolvimento humano da população do Estado.
L

Rondônia realiza primeiro transplante ósseo da região Norte

Todo o procedimento, desde a captação até a distribuição do tecido a ser transplantado, é gratuito.
L

Publicado resultado final do processo seletivo para contratação de professores Classe C, cuidador e intérprete de Libras

A Seduc informa que é importante que os candidatos estejam atentos à publicação do Edital de Convocação, nos próximos dias.
L

Investimentos de R$ 65 milhões em aeroportos somam-se às medidas para aumento de voos em municípios de Rondônia

As principais ações realizadas pelo Governo de Rondônia para melhor atender à população.
L

Potencialidades de Rondônia são apresentados em Córdoba, Argentina

A ação prevê uma série de atividades que vão desde missões comerciais até exibições, conferências, seminários e troca de informações.
L
UNIR oferece pós-graduação a professores municipais

UNIR oferece pós-graduação a professores municipais

Parceria com a Prefeitura de Porto Velho tem o objetivo de ampliar a qualidade da Educação Básica.
L
Decisão do Tribunal de Justiça impulsiona universalização do saneamento básico em Rondônia

Decisão do Tribunal de Justiça impulsiona universalização do saneamento básico em Rondônia

A revogação da liminar, proveniente da Ação Direta de Inconstitucionalidade, fortalece o projeto de universalização do saneamento do Executivo Estadual, atualmente sob responsabilidade da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd).
L
Em nova fase, projeto MP em Debate Acadêmico chegará a escolas públicas, privadas e a mais faculdades

Em nova fase, projeto MP em Debate Acadêmico chegará a escolas públicas, privadas e a mais faculdades

A ideia é também intensificar as ações nas faculdades, público original da iniciativa.
L
COB anuncia primeiros atletas do programa Vivência Olímpica

COB anuncia primeiros atletas do programa Vivência Olímpica

Taiane Justino e Ryan Kainalo acompanharão delegação em Paris
L