Profissionais das unidades de urgência de Porto Velho recebem qualificação para atendimento em Libras

Preparação é para acolher e atender em linguagem de sinais
Sexta-Feira, 03 de Setembro de 2021 - 11:41

Um grupo de 15 servidores, que atuam na linha de frente da área da saúde, concluiu na quinta-feira (2) a primeira etapa da formação em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). A meta da Prefeitura de Porto Velho é qualificar 100% dos profissionais da linha de frente das unidades de urgência até dezembro deste ano.

A formação, que terá continuação nos próximos meses, foi ministrada pela assistente social Zeni Silva, que é pós-graduada em Libras. É uma atividade sob responsabilidade do Núcleo Gestor de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Para o prefeito Hildon Chaves, a qualificação de pessoal é importante para garantir que os cidadãos sejam bem atendidos nas unidades de urgência. “O município está atento a estas demandas. O atendimento de urgência está sendo enriquecido com este curso, que é também uma forma de promover a inclusão desta população”, afirmou.

LINGUAGEM

Neste grupo estão sendo capacitados médicos, enfermeiros, atendentes e microscopistas. Estes últimos já têm conhecimentos sobre a linguagem.

Segundo Zeni, esta etapa da formação é composta de noções básicas e privilegia o alfabeto na linguagem de sinais. Ela orientou os profissionais sobre a importância de dedicar atenção especial aos movimentos que os surdos fazem na comunicação em Libras para que os sinais não sejam confundidos.

Em outra parte do curso, explicou que a expressão facial deve combinar com a linguagem expressada com as mãos, pois em alguns casos, há sinais parecidos e o rosto contribui para dar clareza à comunicação.

“Os surdos entendem o ouvinte”, explicou Zeni. O surdo oralizado, que lê o que o ouvinte diz com os lábios, comunicam ainda com mais facilidade.

A secretária Eliana Pasini, da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), explica que o município está empenhado em conhecer as demandas dos surdos e promover um atendimento digno. “Nosso serviço de urgência está sendo preparado para atender as necessidades deste público. E a qualificação dos nossos profissionais é a melhor forma de consolidar este compromisso”, resumiu.

Fonte - 010 - SMC - Superintendência Municipal de Comunica

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.