Diego Arruda aponta quais conhecimentos são necessários para começa a empreender

O conhecimento sobre marketing digital é outro item fundamental dessa lista. Com o desenvolvimento da tecnologia e com as mudanças ocasionadas pela pandemia, os comportamentos dos consumidores mudaram.
Quinta-Feira, 02 de Setembro de 2021 - 11:55

O Brasil nunca teve tantos empreendedores. Dados do Portal do Empreendedor indicam que, de março de 2020 a dezembro do mesmo ano, o número de MEIs (Microempresas Individuais) registradas aumentou mais de 13%. 

Segundo Diego Arruda, consultor e especialista em empreendedorismo, o período de crescimento do empreendedorismo no Brasil coincide com o início da pandemia de covid-19, que tem imposto medidas restritivas a todos. "Muitas empresas passaram por uma crise devido à pandemia e, por isso, tiveram de demitir alguns funcionários. Esse cenário motivou a criação de inúmeros negócios", explica.

Como a abertura de um negócio próprio não depende de vocação, mas sim de habilidades e conhecimentos que podem ser desenvolvidos, o especialista Diego Arruda destaca alguns aspectos que não podem faltar para quem deseja começar a empreender – ou para quem já começou, mas ainda não se sente preparado.

Conhecimento sobre finanças

O resultado financeiro de uma empresa é o principal indicador do negócio. Por isso, o empreendedor precisa saber gerir suas finanças. 

"Seu negócio precisa ser lucrativo. Caso contrário, ele não está te trazendo resultados positivos. Por isso, é importante que você saiba quais são seus investimentos e quais são os retornos. A partir disso, é possível calcular a margem de lucro", aponta Arruda.

O especialista aponta que não é necessário ter graduação para ter o conhecimento necessário para gerir as finanças de uma empresa. De acordo com Arruda, o aprendizado pode ser realizado por meio de livros e cursos on-line – alguns disponíveis gratuitamente.

Conhecimento sobre marketing digital

O conhecimento sobre marketing digital é outro item fundamental dessa lista. Com o desenvolvimento da tecnologia e com as mudanças ocasionadas pela pandemia, os comportamentos dos consumidores mudaram.

Se antes os clientes iam até os estabelecimentos para comprar algo, hoje só precisam visitar uma loja virtual. Dessa forma, é essencial que você saiba como anunciar seus produtos e seus serviços na internet, especialmente nos mecanismos de busca e nas redes sociais.

"Saber divulgar o que você vende é essencial para obter bons resultados. Para isso, busque conhecimento sobre tráfego orgânico e sobre tráfego pago. Ademais, verifique qual público você deseja atingir e, com isso, verifique quais redes sociais podem ser utilizadas para a divulgação. Não se esqueça de que você tem inúmeras possibilidades, como Instagram, Google, LinkedIn e até mesmo TikTok", explica o especialista.

Conhecimento sobre processos

Por fim, é essencial que um empreendedor tenha conhecimento sobre processos. Esse item é fundamental para garantir a qualidade dos produtos ou dos serviços oferecidos pela empresa.

"Como empreendedor, você precisa saber se sua forma de gerir a empresa é satisfatória. Mais do que isso: deve entender se há outras maneiras mais benéficas para a administração. Assim, é importante se certificar se os processos não podem, de alguma forma, ser melhorados", finaliza Arruda.

Fonte - 025-Fabiano de Abreu

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.