QUARTA-FEIRA, 24/04/2024

SETE CIDADES : pesquisa independente dá grande vantagem a Bolsonaro e põe três como preferidos ao governo

PERGUNTINHA: Você concorda e considera correta ou acha que é totalmente ilegal a colocação de outdoors ofensivos a ministros do STF, instalados em pontos estratégicos de Porto Velho?

Publicado em 

SETE CIDADES : pesquisa independente dá grande vantagem a Bolsonaro e põe três como preferidos ao governo - News Rondônia

SETE CIDADES : pesquisa independente dá grande vantagem a Bolsonaro e põe três como preferidos ao governo - News Rondônia

Várias pesquisas abundam no país inteiro, algumas em Rondônia. Empresários contrataram uma delas, independente, apenas para terem noção da realidade do que pensa o eleitorado de sete cidades da região central do nosso Estado. O Instituto Brasil Dados, do Paraná, ouviu moradores de Ji-Paraná, São Miguel do Guaporé, Costa Marques, São Francisco do Guaporé, Seringueiras, Presidente Médici e Alvorada do Oeste. No total, foram entrevistados 994 eleitores, proporcionalmente à população de cada localidade. Obviamente que o maior número de entrevistados (mais de 35 por cento), o foram na maior cidade da região, a segunda do Estado, a própria Ji-Paraná. Os números apontam nomes muito conhecidos da nossa política, com apoio do eleitorado, mas, ainda, caras novas, que estão surgindo agora nos meios da política. Para a Presidência da República, ao contrário de pesquisas feitas por institutos como o DataFolha, que apontam Lula à frente de Bolsonaro, coisa que pouquíssimos brasileiros acreditam, por aqui a realidade é outra. A pesquisa aponta que, nas sete cidades, Bolsonaro teria, se a eleição fosse hoje, nada menos do que 60,17 por cento dos votos. O segundo colocado, à frente de Lula, é o componente de votos nulos e brancos: 15,15 por cento. O ex-presidente petista viria em terceiro, com 12,61 por cento. Ciro Gomes (1,38); Sérgio Moro (0,95) e Luiz Henrique Mandetta (0,42) são os candidatos melhor colocados. Os demais tiveram menos de 0,35 por cento de intenções de votos.

SETE CIDADES : pesquisa independente dá grande vantagem a Bolsonaro e põe três como preferidos ao governo - News Rondônia

Na mesma pesquisa, três nomes apareceram com chances reais, na corrida pelo Governo do Estado, quando a pergunta é: você votaria em algum desses candidatos, apoiados pelo presidente Jair Bolsonaro? Dos 37,50 por cento que dizem que votariam, a maioria dos votos se concentrou em três nomes: Ivo Cassol, Marcos Rogério e Marcos Rocha. Já 32,52 por cento dizem que não votariam em qualquer candidato apoiado pelo Presidente da República e outros 24,89 ainda não sabem se votariam ou não. O nome que mais aparece na pesquisa para o Governo, ao menos neste momento, é o do ex-governador e ex-senador Ivo Cassol, que chegou aos 24,89 por cento. Marcos Rogério (17,27) e Marcos Rocha (13,26) vêm logo depois. A surpresa foi com o nome do ex-governador e ex-senador Confúcio Moura, que na região central do Estado, segundo a pesquisa, caso a eleição fosse hoje, teria apenas 3,92 por cento. Léo Moraes ficaria com 1,27, ao lado de Hildon Chaves, com o mesmo percentual. Jaime Bagattoli, Daniel Pereira e Ramon Cujuí, ficaram abaixo do 1 por cento. Bagattoli e Daniel, aliás, não devem disputar o Governo, mas sim o Senado. É sempre bom reforçar que a pesquisa é independente, retrata apenas a situação do momento e foi feita em apenas sete cidades. Dá um norte, mas está longe de definir um quadro claro para a eleição de 2022.

MAIORIA INDECISA AO SENADO, MAS EXPEDITO E JAQUELINE SAEM NA FRENTE

Nas cidades onde a pesquisa do instituto Brasil Dados foi feita, a maioria do eleitorado (36,76 por cento), não tem ideia, ainda, de quem vai escolher para o Senado. O primeiro nome, entre todos apresentados, com melhor posição, é de Expedito Júnior, que naquela área do Estado aparece com 14,30 por cento das intenções de voto. Jaqueline Cassol vem logo em seguida, com 12,08. O terceiro, ainda com grande potencial eleitoral é Valdir Raupp (6,99). Depois vem Jesualdo Pires (5,93); Amir Lando (1,59) e Fátima Cleide (1,32). O dr. Fachin aparece como surpresa, com 1,06, à frente do empresário Jaime Bagattoli, que vem certamente com grande votação do Cone Sul, mas que no centro do Estado teria, hoje, apenas 0,95 por cento. Os outros nomes têm menos de meio por cento. A grande ausência na relação dos possíveis candidatos ao Senado, é o nome do ex-governador Daniel Pereira, que já confirmou que disputará a única cadeira de Rondônia.

SURPRESA: LÍDER DO AGRONEGÓCIO DE JI-PARANÁ SURGE COMO NOVIDADE PARA A CÂMARA

Um total de 42,06 por cento do eleitorado ouvido na pesquisa, ainda não definiu seu nome para a Câmara Federal. Na relação, liderada pelos atuais deputados Silvia Cristina (12,50 por cento) e Expedito Netto (7,31), tem um nome novo, em destaque. O terceiro colocado na pesquisa é o empresário do agronegócio Bruno Scheid, com 5,08 por cento das intenções de voto. Bruno tem se destacado como liderança do setor produtivo e é um apoiador de primeira hora do governo Bolsonaro. É uma liderança emergente na região e, certamente, muito se ouvirá falar dele, ainda. Depois, na relação dos possíveis candidatos à Câmara com maior votação, vem o secretário de saúde do Estado, o médico Fernando Máximo, com 2,12 e o atual líder da bancada federal, Lúcio Mosquini, com seu maior reduto em Jaru, com 1,17 por cento. Ainda estão na relação nomes conhecidos como Mariana Carvalho (0,95 por cento); Natan Donadon (0,95); o ex-prefeito de Ariquemes, Thiago Flores e Mauro Nazif, ambos com 0,85. Vem depois o Delegado Arismar, prefeito de Pimenta Bueno e Eduardo Japonês, prefeito de Vilhena, com 0,64. Os demais nomes não atingiram nem meio por cento das intenções de voto.

NA DISPUTA PELA ALE, LEBRÃO, CRISPIM E LAERTE GOMES SÃOS OS DESTAQUES

Três dos atuais parlamentares se destacaram na escolha dos eleitores da pesquisa, ambos com principal reduto eleitoral, exatamente nas cidades que fazem parte da pesquisa. Do total de votos, os três ficaram praticamente empatados. Os dois primeiros, com praticamente o mesmo percentual, são os deputados Lebrão e Ismael Crispim, um há muitos anos na vida pública do Estado e Crispim uma importante liderança que surgiu e se consolida, no Estado. Ambos são oriundos do Vale do Guaporé. O terceiro nome não é surpresa. Sua atuação em defesa de Ji-Paraná e seus mandatos como prefeito de Alvorada do Oeste, o colocam em destaque nesta relação. Ninguém menos que o ex-presidente da Assembleia, Laerte Gomes. O quarto mais votado foi outro jovem parlamentar, o ji-paranaense Cabo Johnny Paixão. Aparecem logo depois dois nomes novos: Nim Barroso e Jair Pires. Depois, nessa ordem, Edivaldo Gomes, Mirandão e o atual deputado Jean Oliveira. Da relação, a maioria dos nomes são ainda desconhecidos em nível estadual. Estão na relação Gigi, Jaba, Fábio e vários outros. Lazinho da Fetagro também aparece na relação. Obviamente, que a grande maioria dos eleitores ainda não definiu seu voto para 22, à ALE/RO.

GOVERNADOR DÁ VERSÃO SOBRE GASTOS DE 900 MIL E ATACA OS QUE CHAMA DE "BESTAS-FERAS"!

Num longo texto, publicado nas redes sociais, como normalmente o faz, o governador Marcos Rocha explicou, contestou, lamentou e atacou adversários. O primeiro assunto foi sobre a denúncia de que ele gastaria 900 mil reais para redecorar sua residência. Informou que, tão logo soube da abertura de um processo automático para o investimento, determinou o imediato cancelamento do processo, já que, escreveu, "considero gastos assim absurdos, um desperdício, ainda mais em tempos de pandemia". E concluiu: "todos os que me conhecem sabem que, como governador, prezo pela austeridade e o exemplo, evitando qualquer luxo ou gasto desnecessário". Lembrou da economia feita de quase 800 milhões de reais em contratos, comparando-se com governos anteriores e destacou os programas que o Estado está realizando, como o Tchau Poeira e vários outros, "sem fazer empréstimos". Rocha aproveitou para atacar os que, segundo ele, são "bestas-feras", que, afirmou "fabricam falsas notícias com o intuito de desinformar". Segundo Rocha, "pegam um pedaço da verdade e a manipulam, para gerar uma mentira e enganar a população". Acrescentou: "são pessoas que gritam muito, mas pouco fazem. Esquecem-se, contudo, que mentir e manter um discurso de destruição, acaba dando errado para eles mesmos". E filosofou: "o mal, por si só, se destrói!".

ASSUME MARIA ELIZA, A SEGUNDA SENADORA DA HISTÓRIA DE RONDÔNIA

Pela segunda vez na nossa história, uma mulher vai representar Rondônia no Senado Federal. A primeira foi a professora petista Fátima Cleide, que recebeu mais de 200 mil votos, assumindo em 2003 e se mantendo no posto até 2011, quando encerrou seu único mandato. Agora, será a vez da empresária Maria Eliza Aguiar e Silva. Ela é suplente do senador Confúcio Moura, que vai se afastar quatro meses do cargo, a partir de 4 de setembro. Maria Eliza fica no posto até 4 de janeiro de 2022, se não houver prorrogação do afastamento, a pedido, do ex-governador rondoniense. O pedido de deixar temporariamente seu posto foi para tratar de assuntos pessoais, segundo alegação de Confúcio, mas, é claro, para quem conhece um pouco dos meandros da nossa política, a decisão pode ter a ver com a possível candidatura dele ao Governo, no ano que vem. Confúcio poderia aproveitar o momento para visitar todas as regiões rondonienses, como pré candidato a mais um mandato como chefe do governo. Maria Eliza estreia num cargo público e certamente sua presença no Senado atrairá muitos olhos. Bem sucedida empresária no mundo dos negócios, ela dirigiu a São Lucas desde a fundação e, recentemente, vendeu sua faculdade, num negócio milionário.

JARU SUBIU 30 POSIÇÕES NO ENSINO, DESDE QUE GONÇALVES JÚNIOR ASSUMIU A PREFEITURA

O sucesso no comando da administração municipal de Jaru, fez do jovem prefeito de Jaru, João Gonçalves Júnior, um sucesso na política estadual, antes de chegar aos 30 anos. Ainda jovem, já está consagrado, sendo considerado o melhor prefeito do Estado. Sua reeleição, com 78 por cento dos votos, sintetiza isso. Jaru melhorou em todos os setores, nesses menos de cinco anos de Gonçalves Júnior à frente de sua cidade. Um dos setores que mais merecem destaque é o da educação. Antes do prefeito Joãozinho, como é chamado em sua cidade, a educação municipal ocupava a 38ª posição, entre as 52 cidades do nosso Estado. Hoje, a qualidade do ensino jaruense saltou para a oitava colocação, ou seja, subiu 30 posições, a tal ponto de muitos pais tirarem seus filhos de escolas particulares, para enviá-las ao ensino público municipal. Jaru também se destaca na saúde, onde, por exemplo, é uma das poucas cidades que aplicou 100 por cento das vacinas recebidas, beneficiando toda a população acima dos 18 anos. Ao falar no crescimento da sua cidade, nos avanços e nos planos futuros, nesta sexta-feira, no programa Papo de Redação, da Rádio Parecis FM, Gonçalves Júnior aproveitou para agradecer ao deputado federal Lúcio Mosquini, representante da cidade na Câmara Federal e ao governador Marcos Rocha, considerando que ambos tem feito muito por Jaru.

POPULAÇÃO DE RONDÔNIA CRESCEU 16 VEZES E MEIA DESDE MEADOS DOS ANOS 70

A população de Rondônia, no início dos anos 70, era de cerca de 112 mil habitantes. Nos dias de hoje, é muito perto desse número o contingente de pessoas que a Banda do Vai Quem Quer coloca nas ruas, no seu único dia de desfile, no Carnaval de Porto Velho. Parece inacreditável que, meio século depois, Rondônia tenha atingido o número de 1 milhão 816 mil habitantes. Uma multiplicação de mais de 16 vezes e meia. O número é uma projeção do IBGE, que aponta um grande aumento de rondonienses, que nos anos 80 já eram mais de 503 mil. Porto Velho, pela mesma informação do IBGE, já passou dos 550 mil habitantes; Ji-Paraná, supera os 131 mil; Ariquemes, 111 mil; Vilhena, 104 mil e Cacoal, 86 mil moradores. São essas as cidades que têm as maiores populações. No caso de Porto Velho, por exemplo, por aqui não se acredita que a Capital tenha menos de 600 mil habitantes, mas não é esse o número oficial. Praticamente em todas as cidades, as perspectivas do IBGE são contestadas, porque apontariam uma população menor do que a realidade. Mas dai, já é outra história. O que importa é que, em 50 anos, Rondônia foi o Estado brasileiro que mais cresceu, proporcionalmente à população que tinha naqueles inesquecíveis anos 70.

PERGUNTINHA

Você concorda e considera correta ou acha que é totalmente ilegal a colocação de outdoors ofensivos a ministros do STF, instalados em pontos estratégicos de Porto Velho?

 

.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Marco Civil da Internet completa 10 anos com avanços e desafios

Marco Civil da Internet completa 10 anos com avanços e desafios

Lei define os princípios para a regulação da internet no país
L
Lula defende estratégia internacional contra extrema-direita

Lula defende estratégia internacional contra extrema-direita

Ideia é reunir democratas em evento à margem da assembleia da ONU
L

Como prevenir acidentes com gás de cozinha

O acidente ocorrido na manhã de terça-feira em Porto Velho evidencia a necessidade de medidas de segurança rigorosas para evitar tragédias semelhantes.
L
Exposição homenageia trajetória de mulheres na saúde

Exposição homenageia trajetória de mulheres na saúde

Espaço cultural ganha o nome da enfermeira e sambista Ivone Lara
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância, mostra estudo

Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância, mostra estudo

Mais da metade das crianças no Brasil estão em famílias de baixa renda
L
Concurso Unificado terá detector de metal e coleta de digitais

Concurso Unificado terá detector de metal e coleta de digitais

Candidatos não poderão sair com caderno de questões
L
Segunda parcela do Pé-de-Meia será paga a 2,5 milhões de estudantes

Segunda parcela do Pé-de-Meia será paga a 2,5 milhões de estudantes

Valores serão pagos a quem manteve frequência de 80% nas aulas
L

Fernando Máximo celebra a vitória do Homem do Campo envolvendo o marco temporal

Há três meses, a Câmara Federal aprovou o marco temporal para a demarcação de terras indígenas, que continha trechos inicialmente vetados pelo Presidente da República.
L
Massa de ar quente e seco atinge parte do Brasil até sábado

Massa de ar quente e seco atinge parte do Brasil até sábado

Inmet diz que situação ainda não caracteriza onda de calor
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vagas de Emprego

Empresa anuncia vaga para Gerente de Loja em Porto Velho

A vaga, divulgada recentemente, destina-se a indivíduos com experiência comprovada na área e habilidades excepcionais de gerenciamento.
L
Vaga de Empregos

Bahrem Burger e Grill abre vaga para Cozinheiro(a) em Porto Velho

A vaga oferece oportunidade de trabalho em tempo integral e não informa o salário, mas promete um ambiente dinâmico e desafiador.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Nova Era abre vaga para Operador de Empilhadeira em Porto Velho

A posição oferece regime de trabalho em tempo integral e apresenta benefícios como Seguro de Vida, Vale-Transporte e Vale-Compras.
L
Vagas de Emprego

APVS BRASIL REGIONAL RONDÔNIA anuncia oportunidades para Vendedores Externos em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 23 de abril de 2024 e oferece regime de trabalho em tempo integral.
L
Vagas de Emprego

MACRIS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS anuncia vagas para Vendedores Internos em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 22 de abril de 2024 e é para um trabalho em tempo integral, com horário a combinar.
L
Publicidade

POLÍTICA

Fernando Máximo comemora aprovação do projeto que reestrutura incentivo ao setor de eventos

Fernando Máximo comemora aprovação do projeto que reestrutura incentivo ao setor de eventos

A medida prevê a vigência do Programa no período entre abril de 2024 a dezembro de 2026, a proposta que deve ser encaminhada para a apreciação ao Senado, reduz de 44 para 30 os tipos de serviços beneficiados com a lei.
L
Nova Mamoré recebe mais de R$ 100 mil para compra de equipamentos agrícolas

Nova Mamoré recebe mais de R$ 100 mil para compra de equipamentos agrícolas

Recurso assegurado pela deputada estadual Cláudia de Jesus
L
Deputado Ribeiro do Sinpol destina 1,5 milhão para a saúde e segurança no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol destina 1,5 milhão para a saúde e segurança no Cone Sul

O parlamentar continua cumprindo agenda no interior do Estado onde deverá se reunir com demais classes e autoridades.
L
Dra Taíssa recomenda ampliação da cozinha e construção de refeitório na escola Capitão Silvio de Farias

Dra Taíssa recomenda ampliação da cozinha e construção de refeitório na escola Capitão Silvio de Farias

Instituição fica localizada no Setor 2 de Jaru, e funciona com aulas em tempo integral
L
Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Resposta aborda que medida indicada não é uma alternativa considerada nesse momento.
L
Publicidade

POLÍCIA

Casal em Biz fica em estado grave após ser arrastado por carro no centro

Casal em Biz fica em estado grave após ser arrastado por carro no centro

O casal que transitava em uma moto Honda Biz pela Elias Gorayeb, quando avançou a preferencial e acabou sendo atropelado e arrastado por um carro Toyota Etios.
14
ATENTADO A BALA: Apenado monitorado é atacado a tiros na zona leste

ATENTADO A BALA: Apenado monitorado é atacado a tiros na zona leste

O apenado disse não saber a motivação do crime.
10
NA FARQUAR: Casal em moto é atropelado após assaltar adolescente em parada de ônibus

NA FARQUAR: Casal em moto é atropelado após assaltar adolescente em parada de ônibus

O Samu foi acionado e socorreu o casal ferido ao Hospital João Paulo II.
14
URGENTE: Idoso morre durante surto na Estrada do Santo Antônio

URGENTE: Idoso morre durante surto na Estrada do Santo Antônio

Uma equipe do Samu foi acionada e constatou o óbito.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lula aposta que economia em 2024 crescerá mais do que o previsto

Lula aposta que economia em 2024 crescerá mais do que o previsto

Para presidente, investimentos não podem ser vistos como gasto
L
STF e TST- Pejotização veio para ficar

Coluna do Simpi: Acredita! Já está à disposição empréstimos e Desenrola para o MEI’s

Com o objetivo de estimular a geração de emprego e renda e o desenvolvimento econômico, o programa também prevê ampliação de crédito para mulheres empreendedoras e incentivos a investimentos estrangeiros em projetos sustentáveis.
L

Imprensa boliviana retrata impasse na fronteira do país como o Brasil e culpa PF e marinha

Problema estaria associado aos “peque-peques”, serviço de delivery onde se compra e vende de tudo em um comércio que envolve brasileiros.
L

De garoto vendedor de cocada a empresário de sucesso: Conheça a história

Édem Davanzzo lidera o movimento O Poder da Família, que já impactou mais de 30 milhões de vidas. Apresentador do Programa Papo em Família, na STV em Moçambique, tornou-se referência nacional quando o assunto é empreendedorismo familiar
L

PodCast Tudo PodE entrevista: João Miranda

Assista ao vivo !
L
De 71 países, apenas 2 e União Europeia não criminalizam desinformação

De 71 países, apenas 2 e União Europeia não criminalizam desinformação

Estudo foi lançado nesta terça-feira na Câmara dos Deputados
L
Dólar cai para R$ 5,13 com redução do pessimismo externo

Dólar cai para R$ 5,13 com redução do pessimismo externo

Bolsa recuou 0,34%, com perspectiva sobre juros no Brasil
L
PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

Autorização foi concedida pelo ministro do STF Alexandre de Moraes
L
SENAC-RO estima à leitura com campanha de doação de livros e palestras

SENAC-RO estima à leitura com campanha de doação de livros e palestras

Na conclusão da palestra, os alunos participaram de um ciclo de perguntas e respostas, além de serem sorteados com brindes.
L