UNIR abre 2.665 vagas para cursos de graduação

Edital de seleção para cursos gratuitos da universidade foi lançado na segunda-feira
Terça-Feira, 24 de Agosto de 2021 - 11:45

A Universidade Federal de Rondônia, UNIR, publicou na segunda-feira, 23, o edital do Processo Seletivo Discente 2021, o PS UNIR 2021. São ofertadas 2.665 vagas em 64 cursos de graduação da UNIR, distribuídos em seus oito campi. Neste ano a seleção será feita por meio da nota obtida pelo candidato em uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, de 2020, 2019 ou 2018. O candidato deverá informar durante a inscrição qual das três notas irá utilizar no certame. Se as vagas disponíveis nos cursos não forem todas preenchidas através das notas do Enem, posteriormente haverá a possibilidade de ingresso via análise do histórico escolar do Ensino Médio, com a publicação de editais complementares.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas a partir do dia 30/08/2021 até 06/09/2021, exclusivamente por meio do link http://certames.unir.br/discente/. Podem se inscrever os candidatos que tiverem concluído o Ensino Médio ou que estiverem regularmente matriculados no 3º ano do Ensino Médio, com previsão de conclusão antes da data da matrícula prevista no cronograma do PS UNIR 2021.

De acordo com a reitora Marcele Pereira, a confirmação das vagas e a divulgação do edital do processo seletivo neste momento é resultado dos esforços da UNIR em manter a oferta dos cursos e ampliação de vagas mesmo no período de pandemia. “O formato da seleção foi alterado justamente para alcançar os candidatos que foram prejudicados pela pandemia. Assim, os três últimos anos do Enem serão considerados, além do histórico escolar. É uma forma de garantir retorno à sociedade trazendo mais alunos para a universidade”, explica a reitora.

Além disso, do total de 2.665 vagas ofertadas, 50% serão reservadas para alunos que concluíram integralmente o Ensino Médio na rede pública de ensino, incluindo candidatos com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa, pretos, pardos, indígenas, e pessoas com deficiência. Os outros 50% serão destinados a ampla concorrência, às quais concorrem todos os candidatos com inscrição homologada, inclusive os candidatos que optarem por concorrer às vagas reservadas.

As vagas disponíveis são para 64 cursos gratuitos de graduação (bacharelado e licenciatura) em diversas áreas do conhecimento, distribuídos nos oito campi da UNIR localizados nos municípios de Porto Velho, Guajará-Mirim, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Presidente Médici, Rolim de Moura e Vilhena. Confira as vagas ofertadas em cada campus e curso no Anexo II do edital (Quadro de cursos e vagas).

O edital, na íntegra, e seus anexos, e qualquer atualização referente ao processo, estão disponíveis nos arquivos abaixo e na página do certame: https://processoseletivo.unir.br/certame/exibir/246, onde também está disponível o edital em Libras e o Manual do Candidato.

Fonte - 010 - Assessoria

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.