Governo investe em capacitação tecnológica para fomentar cultura do cacau em Rondônia

O objetivo do Governo do Estado é fortalecer ações voltadas para o cultivo do cacau, planta nativa da Amazônia, através da implantação de clones geneticamente mais produtivos e do manejo adequado.
Sexta-Feira, 20 de Agosto de 2021 - 16:32

Extensionistas da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) participaram, nesta semana, do primeiro curso voltado para capacitação tecnológica da cultura cacaueira. O objetivo do Governo do Estado é fortalecer ações voltadas para o cultivo do cacau, planta nativa da Amazônia, através da implantação de clones geneticamente mais produtivos e do manejo adequado.

As turmas estão recebendo orientações de técnicos da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron).

A assistência técnica voltada para o desenvolvimento da cadeia produtiva do cacau sempre esteve ligada às atividades da Ceplac que, a partir de agora, passa a se dedicar mais aos projetos de pesquisa. Com isso, a Emater, que realizava o trabalho em conjunto com a Ceplac, intensificará suas ações de assistência técnica e extensão rural (Ater) à lavoura cacaueira.

Especialista na área de ensino, pesquisa e extensão, capacitação e apoio da cadeia produtiva do cacau, a Ceplac disponibilizou todo o seu know hall para que os extensionistas pudessem aprofundar os seus conhecimentos na cultura. O curso “Tecnologia do Plantio e Manejo do Cacaueiro” foi dividido em duas turmas, contemplando as sete regiões onde estão instalados os escritórios locais da Emater.

A primeira turma reuniu cerca de 40 extensionistas da região de Porto Velho, Ariquemes, Vilhena e Ji-Paraná que, durante três dias, tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre técnicas de implantação da lavoura cacaueira, colheita, pós-colheita, manejo e controle de pragas e doenças, além de visitarem propriedades rurais que têm a cultura implantada.

A capacitação da segunda turma, que reúne 30 extensionistas da região do Vale do Guaporé, Zona da Mata e Rio Machado, já está em andamento.

Fonte - 010 - SECOM - GOV/RO

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.