Dia do Ciclista: Rondônia ocupa o 2° lugar que mais aumentou acidentes envolvendo bicicletas

A Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) publicou nesta semana, um estudo importante sobre o assunto e apontou aumento considerável no número de acidentes envolvendo ciclistas em Rondônia.
Quinta-Feira, 19 de Agosto de 2021 - 21:34

Hoje (19) é comemorado no Brasil o Dia do Ciclista. Apesar de que a prática de andar de bicicleta traz uma série de benefícios, por outro lado é preciso atenção aos sinistros que podem ocorrer, inclusive com necessidade de atendimento médico. 

A Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) publicou nesta semana, um estudo importante sobre o assunto e apontou aumento considerável no número de acidentes envolvendo ciclistas em Rondônia.

A Abramet comparou notificações de casos de acidentes, sinistros com ciclistas nos primeiros cinco meses de 2021 e comparou com o mesmo período de 2020. Logo, a entidade verificou um aumento de 30% a mais em todo o país.

“Em janeiro de 2019, foram registrados 1.100 sinistros graves com ciclistas, contra 1.451 em janeiro de 2021, mês com o mais alto nível de sinistros compilados no período estudado. Os dados mostram uma oscilação suave nas ocorrências, que mantiveram média de registro de 1.185 casos mensais nos últimos dois anos. Preparado com o suporte da agência 360° CI, o estudo da Abramet apropriou dados oficiais do Datasus, do Ministério da Saúde, relativos aos sinistros de trânsito envolvendo ciclistas”, informa a publicação.

De acordo com o levantamento, o estado de Goiás lidera, em números, a lista com um aumento de 240% em relação a 2020, com 406 casos a mais. Em seguida vem Rondônia, com crescimento de 113% e Sergipe com 100%.

Para a Abramet, a falta de infraestrutura adequada nas cidades, combinada à falta de campanhas educativas e de prevenção voltadas ao ciclista são o principal motivo do crescimento dos indicadores de vítimas.

"Esses dados demonstram a importância de termos atenção e iniciativas focadas nesse público. O uso da bicicleta cresceu no Brasil e exige uma abordagem de prevenção ao sinistro", avalia Antonio Meira Júnior, presidente da Abramet.

Fonte - News Rondônia

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.