Vinte municípios do Acre assinam protocolo de intenção para aderir ao Sistema Nacional da Igualdade Racial

Secretário Paulo Roberto apresentou a ferramenta e ainda fez a entrega de um veículo e computadores para equipagem do conselho de promoção da igualdade racial da capital Rio Branco
Quinta-Feira, 19 de Agosto de 2021 - 16:00

Entre os dias 10 e 12 de agosto, o Acre (AC), foi palco de mais uma ação que engloba a Campanha Nacional de Adesão e Fortalecimento do Sistema Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Por meio de uma articulação promovida por representantes do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), 20 municípios do estado assinaram protocolo de intenção para aderir à política pública.

O titular da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), do MMFDH, Paulo Roberto, se reuniu com os prefeitos acreanos para apresentar a ferramenta e estimular a adesão dos municípios. “Viemos falar de igualdade horizontal. A Constituição Federal nos assegura esse direito e atuamos para que isso seja garantido. O Sinapir certamente vai fazer com que os municípios desenvolvam ainda mais suas políticas de igualdade racial”, explicou o secretário.

Todos os 22 prefeitos do Acre participaram da reunião, que teve ainda a presença do governador do estado, Gladson Cameli. “Saibam que, no Acre, e em toda a Amazônia, também somos negros, indígenas, brancos, homens, mulheres, mas, acima de tudo, somos iguais por nossos sonhos de igualdade, liberdade e fraternidade”, disse o governador.

Os gestores ouviram do coordenador-geral de gestão do Sinapir, Helbert Pitorra, explicações sobre os benefícios garantidos com a integração ao Sistema. “Os municípios que estão no Sinapir têm prioridade no acesso às iniciativas do Governo Federal, como a capacitação de gestores públicos em políticas de promoção da igualdade racial, oferecida em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento”, lembrou o coordenador.

Agenda em Rio Branco

Reunido com a vice-prefeita de Rio Branco (AC), Marfisa Galvão, que também é secretária municipal de assistência social e direitos humanos, o secretário Paulo Roberto entregou um Jeep Renegade e computadores para a equipagem do conselho de promoção da igualdade racial da cidade.

“Esse carro vai nos ajudar bastante no apoio às comunidades tradicionais para chegarmos nessas pessoas que moram em locais mais afastados. Muitas vezes precisamos alcançar locais de difícil acesso. A entrega destes equipamentos representa a realização do compromisso assumido pela gestão com a promoção da igualdade racial”, disse a vice-prefeita.

Sobre o Sinapir

O Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma forma de organização e de articulação voltado à implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas existentes no país.

Atualmente o Sinapir conta com 22 estados, o Distrito Federal e 100 municípios. Os estados e municípios aderentes podem ter ainda os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs), ligados às suas universidades estaduais ou federais, apresentando projetos para receberem recursos financeiros.

Fonte - 010 - Assessoria de Comunicação - ASCOM/MMFDH

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.