‘Porto Velho tem 1200 alunos com deficiência, sendo mais de 50% alunos com autismo’, diz secretária de educação, Glaucia Negreiros

A secretária afirmou que a rede municipal de Porto Velho é uma rede com 141 escolas, 45 mil alunos.
Quarta-Feira, 18 de Agosto de 2021 - 09:40

Na noite de terça-feira (17) a secretária de educação de Porto Velho, Glaucia Negreiros, foi a entrevistada do programa Informativo News Rondônia, com as apresentações de Carlos Caldeira e Bruno Eduardo.

O programa iniciou abordando sobre o caso da criança autista que foi convidada a se retirar da sala de aula, devido, não ter um profissional responsável que pudesse acompanhar o garoto. A Mãe em seguida fez um vídeo indignada e totalmente em prantos por não ter ninguém para dar suporte ao seu filho e disse que é difícil demais essa situação.

Glaucia disse que o prefeito da capital teve uma reunião com o apresentador, Marcos Mion e com a mãe do garoto que teve que se retirar da sala de aula, na qual Hildon Chaves ofereceu uma vaga na escola Antônio Ferreira, da rede municipal de ensino em Porto Velho para a criança. Mabel, mãe do garoto aceitou a proposta do prefeito e irá realizar a matricula na manhã desta quarta-feira.

A secretária afirmou que a rede municipal de Porto Velho é uma rede com 141 escolas, 45 mil alunos, matriculados em zona urbana e zona rural, na qual 1200 são alunos com deficiência, sendo 626 alunos com espectro autista, ou seja, mais de 50% dos alunos com deficiência da rede municipal tem autismo.

Em seguida foi abordado sobre o retorno das aulas, que aconteceu na segunda-feira (16), na qual a secretária disse que o retorno das aulas presenciais foi um grande desafio, porém, a SEMED fez um planejamento enorme com disponibilização de álcool em gel, adesivos educativos e que fazem sinalizações nas escolas para os alunos. Glaucia afirmou que foi feita palestras para tratar do emocional das crianças.

Foi feito com os alunos um teste de aprendizagem com os mesmos para os profissionais da educação e professores terem uma noção do conhecimento das crianças após mais de um ano sem aulas presenciais, e tendo somente aulas remota. O retorno das aulas está sendo feito gradativamente, na qual o planejamento conta com separação de grupos de profissionais da educação e grupos de alunos de determinadas séries.

Estima-se que retornaram entre 30% a 50% das escolas, sendo quase 10 mil alunos retornando. A secretária confirmou que até 10 de setembro irá voltar 100% das escolas em Porto Velho.

Confira o programa na íntegra:

Fonte - 20 - News Rondônia

Coment�rios

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.