Fortes emoções: cerimônia de reinício das atividades no Centro do Idoso comove primeira-dama e vereador

Prefeito Eduardo Japonês participou da solenidade: cursos, atendimento médico e atividades físicas, saiba como funciona o Centro
Terça-Feira, 17 de Agosto de 2021 - 08:28

O recomeço das atividades presenciais do Centro de Atendimento ao Idoso (Cati) foi emocionante. Com a presença do prefeito Eduardo Japonês, servidores e cerca de 20 idosos, a retomada simbólica arrancou lágrimas do vereador Zezinho da Diságua e da primeira-dama Marcia Tsuru. O Cati oferece ginástica, alongamento, dança aeróbica individual, atendimento médico, aulas de computação e hidroginástica, bem como lazer e confraternização. Estas e outras atividades começam a retornar nesta semana, de forma paulatina para idosos com imunização completa contra a covid-19.

"Meu pai participou muito com vocês aqui, ele sempre foi um paizão. Chegava lá em casa e falava o que acontecia aqui, aguardava com ansiedade. Ele infelizmente não está mais entre nós, assim como muitos colegas que estão com Deus agora. Me emociona muito ver isso hoje. Parabéns ao Eduardo e parabéns a vocês. Assim que retomar tudo, quero estar presente e dançar com vocês", disse o vereador Zezinho, comovido.

A primeira-dama, Marcia Tsuru, foi homenageada pela secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cleivete Lucas com certificado em reconhecimento "ao seu esforço no incentivo ao trabalho voluntário no âmbito de diversos projetos". O documento ressalta que o empenho e dedicação de Marcia "contribuíram para a construção de uma comunidade mais justa e solidária. O sucesso não teria sido atingido se não tivéssemos pessoas capazes construindo nosso projeto. Obrigado pela dedicação". O recebimento da homenagem veio com lágrimas.

O prefeito Eduardo Japonês enfatizou que o Centro do Idoso é referência nacional e que continuará recebendo investimentos. "A terceira idade são as pessoas que construíram Vilhena. Se temos uma boa cidade é porque herdamos um município erguido com muito suor. E sempre ressalto isso para dizer que eles continuarão recebendo investimentos nossos, através de muita atenção e ações importantes", afirmou.

Também presente no evento, o secretário municipal de Assistência Social, Rafael Reis, explicou os requisitos para que os idosos interessados possam participar das atividades. "Quem desejar se inscrever para participar deve apresentar CPF, RG, Cartão do NIS, cartão do SUS, foto 3x4, cartão de vacinas que comprove o recebimento das duas doses da vacina contra a covid-19 e comprovante de residência. Aguardamos todos com ansiedade e protocolos de segurança para garantir um retorno seguro!", explica Rafael.

RETORNO GRADUAL - A fim de garantir segurança sanitária e proteção aos idosos do Cati, as atividades terão inicialmente limite máximo de 20 participantes cada, retornando em etapas.

A partir de 16 de agosto, de segunda a quinta-feira, das 8h às 10h, começam novamente as atividades de ginástica, alongamento e dança aeróbica individual. Já a partir de 23 de agosto, também de segunda a quinta-feira, das 8h às 10h, com apoio de estudantes de fisioterapia da Unesc, retornam as aulas de hidroginástica. O atendimento médico com cardiologista no Cati também começa no dia 26 de agosto através de agendamento prévio. Por sua vez, 31 de agosto, com aulas às terças e quintas-feiras, das 8h às 10h, iniciam as aulas de computação.

Já nos preparativos da Semana do Idoso no fim de setembro, o Cati fará grande live com os idosos estimulando o contato entre todos através da internet devido às restrições da pandemia na organização de eventos como caminhadas,

Fonte - 010 - Assessoria

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.