‘Previsão é vacinar toda população de Porto Velho até outubro ou novembro’, afirma secretária adjunta de saúde, Marilene Penati

Esse é o planejamento, caso, continue o andamento das vacinações.
Quinta-Feira, 12 de Agosto de 2021 - 09:31

Na noite de quarta-feira (11) a secretária de saúde, Eliana Pasini e a secretária Adjunta de saúde, Marilene Penati, foram as entrevistadas do programa Informativo News Rondônia, com as apresentações, de Carlos Caldeira e Bruno Eduardo.,

O programa iniciou abordando sobre as vacinas, vacinação e os números da pandemia, na qual a secretária de saúde afirmou que o início da pandemia foi muito difícil, pelo fato, da PNI não deixar o estado de Rondônia fazer o que deveria ter sido feito desde o início.

Marilene concluiu dizendo que o processo de vacinação está sendo célere nesse momento, em vista, dos mesmos poderem fazer o planejamento que foi organizado, e que por isso está tendo redução de casos e óbitos, porém, as secretárias afirmam que a pandemia ainda não acabou, que a população ainda deve continuar com as condições de segurança.

Questionado sobre o percentual sobre as vacinas, Eliana Pasini disse que 312.470 pessoas foram imunizadas com primeira dose. A secretária afirmou que apesar de estarmos em pandemia da covid-19, há também outras doenças, que também está tendo vacinação, como por exemplo a gripe, que está havendo vacina para essa doença por uma equipe da saúde, durante a manhã e tarde.

Perguntado sobre o barco saúde, cujo tem como objetivo atender os ribeirinhos, Eliana Pasini disse que o barco tem ido a diversos lugares, na qual vacinou milhares de pessoas, porém, ainda não foram vacinadas todas as pessoas do baixo madeira. Mas o planejamento é vacinar todos as pessoas desses locais nos próximos dias, em vista, que o rio está baixando, então ficará um difícil acesso depois de baixar o rio. Por isso que estão planejando vacinar todos de uma vez com primeira e segunda doses ou dose única, para que essas pessoas estejam vacinadas o quanto antes.

A Secretária Adjunta de saúde, Marilene Penati, afirmou que 60% da população de Porto Velho já foram vacinados e 20% com duas doses, a previsão para vacinar toda população da capital do estado é para até outubro ou novembro, se caso, continuar com esse volume de vacinação que a cidade está tendo.  

Entretanto, a secretária alertou que possivelmente deverá haver uma terceira dose quanto as vacinas contra Covid-19, em vista, que a mesma acredita que esse vírus estará trafegando pelo mundo com suas variantes, que são cada vez mais agressivas durante muito tempo, ou seja, será vacinações que possivelmente terão que ser iguais as vacinas que a população toma anualmente de outras doenças.

Confira o programa na íntegra:

Fonte - 20 - News Rondônia

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.