Município apresenta alternativas às queimadas na agricultura

Informações foram levadas aos agricultores da Ponta do Abunã, durante o movimento Acampamento Verde
Segunda-Feira, 02 de Agosto de 2021 - 11:48

A participação da Prefeitura de Porto Velho no movimento “Acampamento Verde”, na região da Ponta do Abunã, resultou em ações que favorecem as políticas públicas de desenvolvimento socioambiental. Entre os dias 24 a 31 de julho, foi feita a busca ativa de agricultores para informar sobre os impactos negativos causados pelas queimadas no solo.

Esta parte do trabalho foi realizada por funcionários da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric). Foram apresentadas alternativas, como uso de equipamentos e manejo de pastagens que substituem com vantagens a prática danosa ao ambiente.

Simultaneamente, houve a exposição sobre os males que as queimadas geram nas abelhas e, consequentemente, na produção de alimento, principalmente pelo fato de que esse inseto é responsável por mais de 75% da polinização de cultivares.

De acordo com o secretário da Semagric, Luiz Cláudio, a busca ativa foi realizada em Extrema, Nova Califórnia e Vista Alegre, com aproximadamente 30 agricultores. “Fizemos uma integração social, apresentamos informações importantes que devem ser levadas em conta no que se refere à agricultura e os malefícios que surgem com as queimadas neste período do ano”, disse.

As orientações durante o Acampamento Verde foram coordenadas pela agrônoma Lais Mary e pelo servidor da Semagric, Roseval Guzo.

MEL

Durante o Acampamento Verde, foi realizada uma reunião em Nova Califórnia com os cooperados do Projeto Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado (Reca), em que diversos temas sobre o projeto foram abordados, com destaque para Casa do Mel e a certificação deste produto. O gerente do Banco da Amazônia (Basa), Manoel Messias, também contribuiu prestando esclarecimentos.

Fonte - 025-Prefeitura de porto velho

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.