QUINTA-FEIRA, 18/04/2024

L

Saúde

Rondônia lança campanha 'Julho Amarelo' no baixo Madeira e em comunidade de quilombola do Vale do Guaporé

A coordenadora enfatiza que a Hepatite B, não tem cura, mas tem tratamento.

Publicado em 

Rondônia lança campanha 'Julho Amarelo' no baixo Madeira e em comunidade de quilombola do Vale do Guaporé - News Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) intensificou nos meses de fevereiro e julho deste ano ações de prevenção com palestras e distribuição de preservativos masculinos e femininos, testagem rápida, vacinação e capacitação de profissionais de saúde para diagnóstico do cenário das hepatites virais, nos municípios e em áreas de difícil acesso do Estado.

Rondônia lança campanha 'Julho Amarelo' no baixo Madeira e em comunidade de quilombola do Vale do Guaporé - News Rondônia

As ações dão continuidade no próximo mês, com o lançamento oficial, no dia 7 de agosto, da campanha “Julho Amarelo” para distribuição de preservativos e vacinação realizada pela Agevisa no distrito de São Carlos, região do baixo Madeira. As atividades contam com o apoio da Associação dos Portadores de Hepatites Virais de Rondônia (Aphro), destacando a atuação em Porto Velho, e da Associação Beradeiro no entorno das microrregiões ribeirinhas.

A campanha levará também atendimento, no dia 21 de agosto, à região do Médio-Guaporé, município de São Miguel do Guaporé, às comunidades quilombolas e outros povos da floresta da macrorregião.

“JULHO AMARELO”

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), cerca de 3 milhões de brasileiros estão infestados pela hepatite “C”. Mas por não se testarem desconhecem que são portadores da doença. Estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2019 mostram que 3% da população mundial seja portadora de hepatite “C”.

Divulgar mais informações e conhecimento sobre a doença às pessoas é a principal meta da parceria do MS com os estados e municípios com o objetivo de que todo adulto, a partir de 45 anos, vá a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para fazer o teste rápido. Caso o resultado seja positivo, o tratamento disponível na rede pública de saúde, deve ser iniciado de imediato.

O mês de julho, adotado pelo Ministério da Saúde e pela Coordenação Estadual das Hepatites Virais como período de luta e prevenção contra à doença, é a época definida para maior divulgação do trabalho realizado todos os dias pelos agentes de saúde em parceria com os municípios e entidades parceiras não-governamentais com o tema “Julho Amarelo”.

Em 2019 foi realizado o I Simpósio de Hepatites Virais no Estado, com a parceria do MS, quando foi lançado em Rondônia o protocolo de eliminação da hepatite “C” no Brasil. Por meio de oficinas coordenadas pela equipe da Fiocruz 300 profissionais da área de saúde foram capacitados a fazer a leitura correta dos marcadores sorológicos para que se melhore a assistência aos portadores de hepatites virais no Estado.

Ano passado (2020) também foi realizado um simpósio on-line em parceria com a Fiocruz, com a participação de médicos da Unidade de Referência em Hepatites sob a coordenação do cientista e infectologista,  Juan Miguel Villalobos.

Este mês, todas as unidades de serviços do Serviço de Assistência Especializada (SAE), que já atendem portadores do vírus da AIDS, também acompanharão os pacientes de hepatite em Porto Velho e nos demais municípios do Estado.

Francilene Miranda destaca como fundamental a atuação do SAE, pois já vêm realizando ao longo de todo o mês de julho o trabalho de orientação, prevenção, distribuição dos preservativos e desenvolvendo ações locais de prevenção e diagnóstico.

DESCENTRALIZAÇÃO

Outro avanço no tratamento das hepatites virais é a nova modalidade de entrega de medicamentos aos portadores da doença que moram nos municípios do interior e tinham que viajar até à Capital para receber os remédios na Farmácia Central.

O projeto, para que esses pacientes possam receber os medicamentos junto ao SAE, nas cidades em que moram, foi elaborado por técnicos do Ministério da Saúde em parceria com a Organização Para a Saúde (OPAS) e uma Faculdade de Santa Catarina. Assim que foi consultado sobre o interesse no projeto, o Governo de Rondônia concordou e seguiu todas as recomendações técnicas para adequar e dar agilidade à entrega dos medicamentos a partir de 2021.

A coordenadora enfatiza que a Hepatite B, não tem cura, mas tem tratamento. E esse tratamento o Governo de Rondônia está se esforçando para deixar o mais próximo possível do paciente.

PREVENÇÃO E VIGILÂNCIA

A vacina é, sem dúvida, uma ferramenta importante que se tem para prevenção contra a hepatite. As duas cidades do Estado com maior incidência–média 1999 a 2020 – são:  Porto Velho, por causa do maior número populacional, e Ji-Paraná na região Central de Rondônia. Esse trabalho de vigilância é desenvolvido pela Agevisa para que se possa traçar as ações de prevenção e tratamento com a oferta de preservativos masculinos e femininos, testes rápidos e investimentos em capacitação dos profissionais.

DIAGNÓSTICO

A região Norte é considerada área endêmica da hepatite B. Por isso, há cerca de dois anos, Rondônia intensificou o trabalho de testes rápidos para que se possa fazer um diagnóstico completo. A coordenadora afirmou que, aonde as equipes levam o teste rápido, também se levam as vacinas contra a hepatite B. O alerta do Ministério da Saúde é para que a prevenção se torne um hábito, principalmente para evitar que a doença evolua.

DEFINIÇÕES

Hepatite viral – é uma infecção causada no fígado por vírus que têm uma preferência pelas células hepáticas. As hepatites do tipo “A” e “E” costuma-se dizer que a transmissão delas é oral e fecal. Então onde não há saneamento básico e a higiene for precária, há uma chance maior de transmissão e veiculação desse vírus.

Hepatite “B” e “C” – já são outras formas de transmissão, que seriam as formas sexual e sanguínea. Hepatite “B”- pode ser transmitida também de mãe para filho, durante a gestação se essa mulher não tiver sob acompanhamento e tratamento. No caso específico da hepatite B predomina a transmissão pela prática de sexo sem proteção. Por isso que ela entra no rol das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Já a hepatite “C”, se a pessoa é usuária de droga não deve estar compartilhando seringa, estúdio de tatuagem e manicure.

É necessário ter certeza de que os utensílios estão bem esterilizados. “Se não você corre o risco de pegar hepatite B ou hepatite C”, explica a coordenadora.

Francilene comenta ainda um fato entre casais, que por ser muito íntimo, achar que pode compartilhar a escova de dente. O portador de hepatite “B” ou “C” pode no ato da escovação ferir a gengiva e ao compartilhar a escova, após o sangramento gengival transmitir a doença. As formas de transmissão das hepatite virais são tão preocupantes quanto às do HIV.

SEM VACINA

A hepatite “C” não tem vacina, mas tem tratamento e bons avanços a partir de 2019. “Se consegue até acima de 95 % de cura. Então se a gente cuida desse paciente logo e consegue trata-lo, e o tratamento dura três ou quatro meses e o paciente chega à cura”, enfatiza, Francilene.

Há, no entanto, pessoas que circulam por aí sem nenhum sintoma. Por isso são oferecidos os testes rápidos, campanhas em cima de campanhas. Houve campanhas em fevereiro, agora em julho a campanha de hepatite “B”.

Não se oferecem apenas testes para hepatite “B”, mas também “C”, “D”, sífilis e HIV. “A gente já aproveita e oferece os quatro testes”, garante Francilene Miranda, após explicar que essa testagem é por meio de uma furadinha na ponta do dedo para coleta de uma gota de sangue. Em 10 minutos o resultado fica pronto, é preciso e não tem erro.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

PAC Saúde: estados e municípios selecionados devem formalizar proposta

PAC Saúde: estados e municípios selecionados devem formalizar proposta

Nova etapa é obrigatória
L
Quase 4 bilhões de pessoas correm risco de infecção pelo Aedes

Quase 4 bilhões de pessoas correm risco de infecção pelo Aedes

Alerta é de técnica da Organização Mundial da Saúde
L
Teste para HTLV passa a ser indicado para gestantes durante pré-natal

Teste para HTLV passa a ser indicado para gestantes durante pré-natal

Proposta é reduzir a transmissão vertical do vírus durante amamentação
L

Prevenção da doença de Chagas é evidenciada em passeio ciclístico que reuniu mais de 600 pessoas, em Porto Velho

A ação faz parte do calendário anual de eventos externos da Agevisa
L
Campanhas de conscientização e mobilizações consolidam ações para vigilância e promoção da saúde no Estado 

Campanhas de conscientização e mobilizações consolidam ações para vigilância e promoção da saúde no Estado 

As ações e serviços visam à proteção e promoção da saúde, através da prevenção e controle de riscos e agravo às doenças.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Rondônia participa do 4° Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, no Pará

O evento, de iniciativa do Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação, tem como objetivo discutir e aprimorar a comunicação pública, bem como fortalecer as instituições democráticas do país.
L

PF deflagra operação em combate a crimes contra a Previdência Social em Rondônia

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em RO e SP, com a determinação judicial de sequestro de bens que ultrapassam R$ 18 milhões.
10

Quinta de Estreias no Cine Araújo: Confira os Filmes em Cartaz que Acabaram de Chegar

Descubra os destaques cinematográficos com ingressos a partir de R$10
L

A Empresa Minalinda está Contratando: Vaga Disponível para Auxiliar de Serviços Gerais / Produção

Estamos buscando um profissional dedicado e trabalhador para se juntar à nossa equipe.
L

Agenda News: Grego Original Pub apresenta Happy Friday e Feijuka com Rock

Confira a programação para o final de semana no melhor pub de rock da cidade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Vagas de Emprego

Empresa abre vaga para Vendedor(a) em Porto Velho

A vaga, disponível em tempo integral, oferece um salário mensal de R$ 1.600,00, além de benefícios como Ajuda de Custo.
L
Vagas de Emprego

ULTRA POPULAR abre vaga para Auxiliar Administrativo em Porto Velho

O cargo oferece uma oportunidade em tempo integral, com um salário mensal de R$ 1.800,00.
L
Vaga de Empregos

SEGURESAT abre vaga para Auxiliar Técnico em Porto Velho

A vaga oferece uma excelente oportunidade para aqueles que desejam ingressar no campo da segurança eletrônica e desenvolver suas habilidades técnicas.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Prime Hambúrgueria abre vaga para Atendente de Restaurante em Porto Velho

A vaga, localizada na Rua João Goulart, número 3464, no bairro São João Bosco, em Porto Velho, está com uma vaga disponível e oferece uma excelente oportunidade para quem busca ingressar no mercado de trabalho ou deseja uma nova oportunidade na área de atendimento ao cliente.
L
Publicidade

POLÍTICA

FOGAÇA: Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

FOGAÇA: Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Vereador destaca ação da prefeitura para minimizar alagamentos
L
Assembleia discute situação da Estação Ecológica Soldado da Borracha em audiência pública

Assembleia discute situação da Estação Ecológica Soldado da Borracha em audiência pública

Evento aconteceu em Cujubim, na última quarta-feira (17).
L
Cláudia de Jesus elogia FETAGRO por gerenciar moradias populares em Rondônia

Cláudia de Jesus elogia FETAGRO por gerenciar moradias populares em Rondônia

Deputada comemorou investimentos que beneficiará agricultores com 495 habitações.
L

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

O deputado Ribeiro do Sinpol, autor do requerimento, presidirá o evento.
L

Em tempo recorde: TSE repele tentativa de cassação do governador de Rondônia

É que tanto o PL quanto o ex-candidato Daniel Pereira recorreram ao TSE visando reformar a decisão proferida pelo Tribunal Eleitoral de Rondônia que afastou a pretensão de cassação dos atuais mandatários do estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é encontrado morto em sua residência em Rolim de Moura

Homem é encontrado morto em sua residência em Rolim de Moura

Foi a ex-esposa que fez a descoberta. Ela foi visitá-lo e, ao perceber um odor forte e as portas trancadas, suspeitou que algo estava errado.
18
PM apreende embarcações, toneladas de soja furtadas e prende suspeito

PM apreende embarcações, toneladas de soja furtadas e prende suspeito

De acordo com o boletim de ocorrência, a PM recebeu denúncias que vários indivíduos estavam furtando o produto de uma balsa que estava ancorada no meio do rio e foram averiguar.
12
Foragido que estava se preparando para matar integrantes de facção rival é preso junto com fugitivo do presídio de Cerejeiras

Foragido que estava se preparando para matar integrantes de facção rival é preso junto com fugitivo do presídio de Cerejeiras

Além de drogas, armas e munições foram apreendidas durante cerco policial
14
Homem é preso suspeito de tentar matar o irmão a tiros na zona leste

Homem é preso suspeito de tentar matar o irmão a tiros na zona leste

Testemunhas contaram que o crime ocorreu porque o suspeito teria chegado atrasado para levar um sobrinho na escola, momento que deu início a discussão com o irmão.
16
Ciclista é atropelado por Strada na Rua da Beira

Ciclista é atropelado por Strada na Rua da Beira

Segundo a PM, o Fiat Strada conduzido por uma mulher seguia em direção a Avenida Rio de Janeiro, quando teria sido fechado por outro veículo.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nova tecnologia é aliada do Instituto de Criminalística de Rondônia na resolução de crimes com armas de fogo

Cada projétil contém uma característica específica, o microestrilhamento, que é como o DNA.
L

Projeto fomenta a promoção da saúde e fortalece a política de ressocialização no sistema prisional de Rondônia

Os reeducandos que vão trabalhar na lavanderia afirmaram que, o projeto é uma oportunidade para a ressocialização.
L

Rodovia-460 recebe melhorias do Governo de RO, nos 34 quilômetros entre Buritis e o distrito de Rio Pardo

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o objetivo é garantir a trafegabilidade e o escoamento da produção do agronegócio.
L

Operações de fiscalização coíbem irregularidades e buscam mais segurança no trânsito de Rondônia

Nossa intenção é criar o Departamento cada vez mais humano, educativo e não punitivo.
L

Prefeitura atua junto com a Defensoria Pública e parceiros para levar serviços ao baixo Madeira

Com a participação da SMD, são oferecidos serviços à população de São Carlos, Nazaré, Calama e Demarcação
L

Biblioteca Francisco Meirelles reúne estudantes para celebrar o Dia do Livro Infantil

Data é celebrada no dia do aniversário de nascimento de Monteiro Lobato, pai da literatura infantil brasileira
L
Crescimento da soja em Porto Velho: de 255 hectares plantados em 2005 para mais de 30 mil em 2022

Crescimento da soja em Porto Velho: de 255 hectares plantados em 2005 para mais de 30 mil em 2022

Safra recorde de 112 mil toneladas marca uma forte expansão do plantio de soja na capital.
L
Valas e canais do bairro Três Marias recebem equipes de limpeza

Valas e canais do bairro Três Marias recebem equipes de limpeza

Semob realiza serviço de construção, reparo e limpeza das diferentes formas de drenagem de águas pluviais de forma constante.
L
Projeto Sema Itinerante levará serviços essenciais para comunidades próximas à Escola Governador Paulo Nunes Leal

Projeto Sema Itinerante levará serviços essenciais para comunidades próximas à Escola Governador Paulo Nunes Leal

Equipe de saúde animal contará com o apoio do Castramóvel para atender os pets.
L
Projeto da Prefeitura de Porto Velho promove acolhimento e dignidade para mães e bebês atendidos na maternidade municipal

Projeto da Prefeitura de Porto Velho promove acolhimento e dignidade para mães e bebês atendidos na maternidade municipal

Em quase de três anos, mais de 5 mil kits com itens de enxoval e higiene pessoal foram entregues às pacientes.
L