Sebrae e parceiros lançam Programa Inova Agro

Iniciativa em conjunto alinhará ações das entidades que trabalham pelo fortalecimento do Agronegócio em Rondônia
Sexta-Feira, 23 de Julho de 2021 - 08:19

Na manhã desta quinta–feira (22) foi lançado no auditório da Faculdade Sapiens em Porto Velho, o Programa Inova Agro que traz ações voltadas à melhoria da produtividade do Agronegócio no Estado de Rondônia. O Programa é uma iniciativa idealizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae) e Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária(Embrapa), Empresa Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater), a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e as entidades de fomento Banco do Povo (Acrecid e Faepar), Banco do Brasil, Caixa e Banco da Amazônia, além do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da entidade que reúne as cooperativas em Rondônia (OCB/Sescoop).

O Inova Agro tem a proposta de interação direta junto ao empreendedor rural em áreas como gestão da propriedade rural, inovação e tecnologia inteligência de mercado, assistência técnica junto ao produtor, potencialização do ambiente de negócios com acesso a mercados com foco em investimento e custeio. Além disso, as ações realizados pelas entidades parcerias deverão ter maior visibilidade, com a possibilidade atuações para otimizar recursos e obter melhores resultados.

Segundo o superintendente do Sebrae, Daniel Pereira, além das execuções diretas que a instituição  faz através dos técnicos e consultores, o Sebrae também é um articulador e tem feitos articulações de forma de muito eficiente e o Programa Inova Agro é fruto de uma articulação que está permitindo juntar todos os segmentos produtivos do setor público e da iniciativa privada, com o objetivo estratégico de levar as melhores ações para os produtores de Rondônia.

O diretor técnico do Sebrae Samuel Almeida,  destaca que o Inova Agro vai impulsionar o agronegócio, promover o desenvolvimento, crescimento sustentável, competitividade, fortalecer as cadeias produtivas e geração de trabalho e renda. “O Programa vem para impulsionar o desenvolvimento do agronegócio em Rondônia de uma forma orgânica, biológica, integrada e sistêmica em que a otimização dos recursos e competências irão favorecer o desenvolvimento sócio econômico do setor e com isso gerar a expansão de mercado”, enfatiza Samuel.

O vice-presidente da Emater- RO, José de Arimatéia, ressalta que a parceria com o Sebrae fortalece as ações da Emater juntos aos agricultores familiar, onde o Sebrae atua nas capacitações de produtores rurais e técnicos da Emater, que atua em quase cinqüenta mil propriedades rurais no estado de Rondônia.

O programa irá atuar em diversas culturas como peixe, café, leite, cacau, floresta plantada, extrativismo (castanha), horticultura, avicultura e suinocultura, onde milhares de produtores poderão ser contemplados.

Fonte - 010 - Imprensa-RO

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.