SEXTA-FEIRA, 19/04/2024

Agricultores e assentados do INCRA lutam pelo direito de ir e vir na Vila Nova Samuel

A situação de impedimento, disseram na petição em favor de pedido de Habeas Corpus (HC) preventivo, ainda em apreciação.

Publicado em 

Agricultores e assentados do INCRA lutam pelo direito de ir e vir na Vila Nova Samuel - News Rondônia

Agricultores e assentados do INCRA lutam pelo direito de ir e vir na Vila Nova Samuel - News Rondônia

Vale do Jamari, RO – Localizada ao Norte do Estado, a Floresta Nacional de Jacundá, apesar de parte do seu entorno ter sido destinada ao antigo Projeto de Assentamento Florestal Comunitário Jequitibá e a maior, no geral, ainda no Governo Militar, para assentados do INCRA e soldados da borracha, ampliou seus domínios na gestão de Confúcio Moura e isso segue na atual.  

Ameaçados de perderem seus direitos, agricultores, assentados, seringueiros e remanescentes de soldados da borracha – esses beneficiários de lotes distribuídos pelo então governador Jorge Teixeira – ainda assim, agora estariam ameaçados de perder direitos já contemplados, desde à época da distribuição dos lotes.

Agricultores e assentados do INCRA lutam pelo direito de ir e vir na Vila Nova Samuel - News Rondônia

Segundo nativos ocupantes de terras da União que integram o complexo fundiário do Vale do Jamari, como do Distrito de Vila Nova Samuel nas Linhas 35, 45, da Linha de Penetração 50 (LP) e do Projeto de Assentamento Flor do Amazonas, ‘em prejuízo aos verdadeiros agricultores, a Reforma desde o governo José Sarney, Fernando Collor, Lula, Dilma, Michel Temer e Jair Bolsonaro vêm sendo descaracterizados por retomadas por quem não se enquadra no perfil do Plano Nacional de Reforma Agrária’.  

Por conta e risco de moradores ouvidos pelo Jornalismo do NEWSRONDÔNIA à porta do prédio da Justiça Federal, no início desta semana, eles exortaram o Ministério Público Federal (MPF), após vistorias técnicas do INCRA, a exigir do órgão que forneça à Procuradoria o volume original das terras destinadas ao Projeto de Assentamento Florestal Comunitário (PAF Jequitibá) e ao PA Fundiário que deu origem à Vila Nova Samuel.  

Na ocasião, eles revelaram, contudo, que, ‘viemos em busca do socorro do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-RO), através de advogado, para garantir o direito de ir e vir garantido pela Constituição Cidadã de 88, principalmente, por acesso antigo às linhas da Vila Samuel onde moramos e vivemos’. A situação de impedimento, disseram na petição em favor de pedido de Habeas Corpus (HC) preventivo, ainda em apreciação.  

PEQUENO HISTÓRICO – Assentados do INCRA nos Projetos de Assentamentos Flor do Amazonas I, II, III (o IV o órgão não se manifestou até a data atual) e levados pelo Governo Federal se fixarem nas linhas 45 e LP 50 (Linha de Penetração) pela própria Autarquia, desde que com característica de organização de entidade rural familiar, no primeiro manejo florestal comunitário do Estado (PAF Jequitibá), as famílias hoje ameaçadas de desafetação, não poupam críticas aos governos Waldir Raupp e Confúcio (MDB) por terem ampliados e/ou permitido a retomada de áreas já ocupadas.    

No documento ao TRF-1 rogam pela concessão e manutenção do Direito de Ir e Vir dentro das linhas abertas pelo INCRA que teria sido investido dinheiro público em vicinais, escolas, imóveis rurais, poços artesianos, fomento e linhas de crédito, transporte escolar, documentação pública e outros benefícios do Plano Nacional de Reforma Agrária (PNRA).  

Em passado recente, o Ministério Público Federal (MPF-RO), em igual situação se manifestou contra o desalojamento de milhares de famílias em uma ação que tramitava na Justiça cuja competência, à época, era reconhecidamente da Justiça Federal por se tratarem de terras da União de uma grande área em Candeias do Jamari – esse município vem sendo objeto de intensa grilagem por empresas, madeireiros, políticos, servidores e ex-militares.  

Esquecidas por órgãos de controle, praticamente, há décadas em termos de segurança contra ocupações irregularidades, a parte dos biomas que formam Florestas Nacionais, Áreas de Proteção Ambiental (APA) e Unidades de Conservação (UC) e/ou Parques de âmbito federal, por falta de fiscalização permanente, ao menos nos casos do Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima, Amapá e Pará, ‘esses biomas sempre atraíram a cobiça nacional e internacional’.  

Ato contínuo, a situação de repete na maioria dos biomas de proteção e fiscalização federal onde, diante da situação de investimentos nesses setores, tornou-se visível, desde o século passado, com a extinção do antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), que contou com convênios internacionais (europeus, sobretudo), Postos de Observação e Fiscalização (POCOF) ajudavam a prevenir situações como a que, hoje, afetariam a manutenção das demarcações originais de reservas, pares e também florestas estaduais.  

No caso da Floresta Nacional de Jacundá, especificamente, apesar de ocupações de suas linhas laterais e suas variáveis em lotes cortados pelo INCRA regional para implantação do PA Fundiário Vila Nova Samuel (Linha 45, LP 50 e suas variáveis) e do antigo Projeto de Assentamento Florestal Comunitário (PAF Jequitibá), ‘ausência de controle e gestão federal nesse bioma, levou à existência de vários conflitos agrários, colocando o Governo Federal na berlinda de só agir quando o problema explode’, denunciam nativos.

Historicamente, de acordo com ex-Executores do Projeto de Assentamento do INCRA na região do bioma de Vila Nova Samuel em conflito permanente ao menos duas décadas, ‘o órgão assentou as famílias, sim, e não deu continuidade aos investimentos’. E defendem que o órgão não se manifesta e/ou ignora ações em favor dos beneficiários da Reforma Estadual em luta contra grandes incorporadoras madeireiras e ocupantes com maior poder de fogo junto ao Judiciário’.  

E revela, mesmo sob anonimato das declarações; “Dentro da Flona de Jacundá, há, ao menos dezenas de marcos fundiários findados pelo INCRA que comprovariam que a reserva fora criada depois e sem considerar a reforma original que levou milhões dos cofres públicos e que precisam ter o destino investigado no atual Governo’, arremataram as fontes deste site de veiculação de noticias.   

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Dia dos Povos Indígenas é marcado pela chegada da energia elétrica em aldeia de Rondônia

Sistema de energia solar está em fase final de implantação e será entregue em maio
L

Ações governamentais contemplam famílias indígenas em Rondônia

Cestas básicas foram entregues às famílias indígenas em situação vulnerável
L

Remoção de curvas perigosas garante maior segurança na trafegabilidade na RO-135

Estradas trafegáveis são sinônimo de progresso
L

Prefeitura convida população a participar das audiências para elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA/2025)

Novas datas definidas foram nos dias 14 e 23 de maio, sempre das 19h às 20h30, no Teatro Banzeiros, com transmissão on-line
L
Mais de 55 castrações já foram realizadas em cerca de 15 dias de atendimento na Clínica Pública Veterinária

Mais de 55 castrações já foram realizadas em cerca de 15 dias de atendimento na Clínica Pública Veterinária

Os procedimentos são feitos em empresa terceirizada pela Sema.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Dia dos Povos Indígenas: Uma Celebração de Respeito e Reconhecimento

Refletindo sobre a Cultura e os Direitos dos Primeiros Habitantes do Brasil
L
Alcance a Excelência: Tour Internacional de Alta Performance com Paulo e Camila Vieira!

Alcance a Excelência: Tour Internacional de Alta Performance com Paulo e Camila Vieira!

Descubra como dobrar sua produtividade e eficiência com os especialistas em inteligência emocional.
L
EVENTOS - Vai ter sertanejo e baile funk neste final de semana no O Monarka

EVENTOS – Vai ter sertanejo e baile funk neste final de semana no O Monarka

Dois eventos, um no estilo sertanejo, que ocorrerá hoje, sexta-feira, dia 19, e outro no estilo funk, que vai acontecer neste sábado, dia 20, vão agitar o final de semana da nova casa de shows, o Monarka.
L

Júnior Lopes anseia investimentos na Cultura para fortalecer economicamente a Amazônia

Júnior Lopes, participou do evento como debatedor na Câmara Setorial de Cultura.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Rondônia está em busca de Gerente Administrativo

Se você possui experiência na área administrativa e está em busca de novos desafios em uma instituição de saúde de renome, essa pode ser a sua oportunidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Auxiliar de Limpeza nos Serviços Gerais em Porto Velho

Se você é responsável, proativo e possui experiência na área de limpeza, esta pode ser a chance que você estava esperando para fazer parte de uma equipe dedicada e comprometida.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Operador(a) de Caixa em Porto Velho

Se você tem experiência ou interesse em trabalhar na área de atendimento ao cliente e possui habilidades administrativas, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vaga de Empregos

FORTAL SUPERMERCADO abre vaga para Açougueiro em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma colocação no mercado de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Modi Serviços Administrativos abre vaga para Motorista de Caminhão em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma oportunidade de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Projeto foi mobilizado para interação em cinco comunidades de Nova Mamoré.
L
FINANCIAMENTO ESPORTIVO - Lei de vereadora Márcia Socorristas Animais garante incentivo fiscal para empresários

FINANCIAMENTO ESPORTIVO – Lei de vereadora Márcia Socorristas Animais garante incentivo fiscal para empresários

A vereadora destacou que o esporte é, sem dúvida, um fator relevante na formação do cidadão.
L
Deputado Alan Queiroz propõe melhorias em ramais para impulsionar desenvolvimento rural em Vista Alegre do Abunã

Deputado Alan Queiroz propõe melhorias em ramais para impulsionar desenvolvimento rural em Vista Alegre do Abunã

Revitalização visa garantir segurança e crescimento regional no distrito portovelhense.
L
Capacitação em primeiros socorros nas escolas é sugerida por Cláudia de Jesus

Capacitação em primeiros socorros nas escolas é sugerida por Cláudia de Jesus

Iniciativa busca implementar treinamento obrigatório para professores e funcionários.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Motorista faz conversão proibida e causa acidente com motociclista na Rio Madeira

A vítima foi amparada por populares até a chegada de uma equipe de resgate.
12
Capotamento deixa três feridos na Estrada da Penal em Porto Velho

Capotamento deixa três feridos na Estrada da Penal em Porto Velho

Devido o capotamento, as vítimas ficaram bastante feridas.
14

Alerta em Porto Velho: Onda de Roubos de Fios de Energia Elétrica Preocupa População

População sofre com o alto índice de furtos de cabos elétricos em locais públicos e privados
L
Motocicleta furtada por menor em Vale do Anari é recuperada em Jaru

Motocicleta furtada por menor em Vale do Anari é recuperada em Jaru

O menor e o veículo foram encaminhados às autoridades para os procedimentos legais, encerrando assim o caso com um desfecho positivo para a comunidade.
10
Colisão entre caminhões deixa motorista ferido na BR-364

Colisão entre caminhões deixa motorista ferido na BR-364

Os veículos sendo um caminhão caçamba e um caminhão baú, seguiam em sentidos opostos e por motivos desconhecidos vieram a colidir na cabeceira da ponte do Rio Branco.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Feira de Empreendedores ‘Sabores da Praça’ acontece nesta sexta e sábado em Porto Velho

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o objetivo é promover iniciativas que impulsionem o desenvolvimento econômico e social do Estado.
L

Escola Estadual em Tempo Integral Brasília é destaque pela história e transformações, em Rondônia

O titular da Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), David Inácio destacou a importância da regularização da área da escola, facilitando o acesso a recursos públicos para melhorias estruturais.
L

Preparativos para reabertura do Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré estão em andamento

Semdestur ficará responsável pelo museu por 90 dias, e a Amazonfort cuidará do restante do complexo
L
Apesar do período chuvoso, Prefeitura realiza manutenções da rede dentro das medidas de segurança

Apesar do período chuvoso, Prefeitura realiza manutenções da rede dentro das medidas de segurança

Mesmo com as fortes chuvas, Emdur continua atendendo às solicitações da comunidade.
L
Sancionadas leis que transformam diversos locais de Porto Velho em patrimônios históricos e culturais

Sancionadas leis que transformam diversos locais de Porto Velho em patrimônios históricos e culturais

Museu Internacional do Presépio Padre Enzo Guarino é um dos locais que recebeu o reconhecimento.
L
Prefeitura de Porto Velho investiu quase R$ 90 milhões para salvar vidas durante a maior emergência de saúde do planeta

Prefeitura de Porto Velho investiu quase R$ 90 milhões para salvar vidas durante a maior emergência de saúde do planeta

Ampliação de leitos, contratação de profissionais, testagem, vacinação foram alguns dos serviços executados.
L
Nova Brasilândia d’Oeste terá 280 pessoas capacitadas ao mercado de trabalho com o Programa Vencer

Nova Brasilândia d’Oeste terá 280 pessoas capacitadas ao mercado de trabalho com o Programa Vencer

Curso de padeiro, é uma das formações com vagas abertas para os moradores de Nova Brasilândia d’Oeste e região.
L
Polícia prende homem em Paris após incidente em consulado do Irã

Polícia prende homem em Paris após incidente em consulado do Irã

Ele ameaçou explodir bomba que dizia ter no corpo
L

SHOWS GRÁTIS – Hoje tem Especial Belo no Mercado Cultural

Nesta sexta-feira , dia 19, a partir das 20h, músico e pagodeiro Chamel Nascimento, além de mandar os clássicos do pagode, vai fazer o especial Belo no palco do Mercado Cultural de Pvh.
L
Vagas de Emprego

Nova Era anuncia vaga para Fiscal de Prevenção de Perdas em Porto Velho

Se você possui habilidades de comunicação, práticas de segurança e deseja contribuir para a redução de perdas em estabelecimentos comerciais, esta pode ser a oportunidade ideal para você.
L